/

Estudo revela “alto nível de assédio sexual” na música clássica

2

Um estudo divulgado este sábado no Reino Unido revela que há um “alto nível” de assédio sexual no sector da música clássica, especialmente entre os profissionais liberais.

O inquérito, realizada pela Incorporated Society of Musicians e difundido no canal de música clássica Rádio 3 da BBC, obteve 250 respostas, entre as quais 60% denunciaram discriminação de algum tipo, sendo a principal o assédio sexual.

Em declarações ao “Music Matters”, a directora da ISM, Deborah Annetts, revela que, segundo os dados obtidos, “a maioria dos casos acontece em orquestras e conjuntos musicais, mas também há um alto nível de ocorrências em escolas e conservatórios”.

Annetts apontou ser “muito preocupante haver um nível tão alto de assédio sexual dentro da comunidade musical”. A maioria dos casos de assédio sexual detectado neste estudo, na ordem dos 70%, afectava músicos em regime liberal, frente aos 30% que ocorrem entre os músicos com contrato fixo.

A directora da organização britânica de profissionais da música sublinha que em muitos casos de tipos de assédio sexual percebidos como de menor gravidade, como exibicionismo, não são sequer objecto de queixa, normalmente “por receio a perder o trabalho”.

Um outro estudo, divulgado este sábado pela “Arts Professional”, revista britânica dirigida a profissionais da arte, revela que, de 800 profissionais do sector inquiridos sobre o tema, 500 dizem ter sido vítimas de assédio sexual.

Este domingo, por exemplo, o maestro da Ópera Metropolitana de Nova Iorque foi suspenso devido a denúncias de três homens que o acusam de agressões sexuais durante a sua adolescência.

Em comunicado, o diretor-geral da ‘Met’ anunciou que James Levine, 74 anos, vai sair do cartaz desta época e que um antigo procurador foi chamado para analisar as denúncias.

ZAP // Lusa / EFE

2 Comments

  1. Realmente é este o nosso mundo, e assistimos a tudo isto com um ar de imensa graça, mas o que vai lá dentro de cada um, não é musica clássica, é a dor de quem quer vingar na vida à custa da podridão daqueles que ocupam cargos e infelizmente jogam com tudo isso. Profundamente dolorosa e só avalia quem passa por situações dessas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.