Estudo revela “alto nível de assédio sexual” na música clássica

Um estudo divulgado este sábado no Reino Unido revela que há um “alto nível” de assédio sexual no sector da música clássica, especialmente entre os profissionais liberais.

O inquérito, realizada pela Incorporated Society of Musicians e difundido no canal de música clássica Rádio 3 da BBC, obteve 250 respostas, entre as quais 60% denunciaram discriminação de algum tipo, sendo a principal o assédio sexual.

Em declarações ao “Music Matters”, a directora da ISM, Deborah Annetts, revela que, segundo os dados obtidos, “a maioria dos casos acontece em orquestras e conjuntos musicais, mas também há um alto nível de ocorrências em escolas e conservatórios”.

Annetts apontou ser “muito preocupante haver um nível tão alto de assédio sexual dentro da comunidade musical”. A maioria dos casos de assédio sexual detectado neste estudo, na ordem dos 70%, afectava músicos em regime liberal, frente aos 30% que ocorrem entre os músicos com contrato fixo.

A directora da organização britânica de profissionais da música sublinha que em muitos casos de tipos de assédio sexual percebidos como de menor gravidade, como exibicionismo, não são sequer objecto de queixa, normalmente “por receio a perder o trabalho”.

Um outro estudo, divulgado este sábado pela “Arts Professional”, revista britânica dirigida a profissionais da arte, revela que, de 800 profissionais do sector inquiridos sobre o tema, 500 dizem ter sido vítimas de assédio sexual.

Este domingo, por exemplo, o maestro da Ópera Metropolitana de Nova Iorque foi suspenso devido a denúncias de três homens que o acusam de agressões sexuais durante a sua adolescência.

Em comunicado, o diretor-geral da ‘Met’ anunciou que James Levine, 74 anos, vai sair do cartaz desta época e que um antigo procurador foi chamado para analisar as denúncias.

ZAP // Lusa / EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente é este o nosso mundo, e assistimos a tudo isto com um ar de imensa graça, mas o que vai lá dentro de cada um, não é musica clássica, é a dor de quem quer vingar na vida à custa da podridão daqueles que ocupam cargos e infelizmente jogam com tudo isso. Profundamente dolorosa e só avalia quem passa por situações dessas…

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …