Neurorradiologista português pretende aprofundar a compreensão das alterações cognitivas associadas ao envelhecimento.
“Memória social e respetivo substrato neural no envelhecimento” é um projeto que se apresenta como inovador e pioneiro, no campo da memória social em idosos.
O estudo é de um português: Torcato Meira, médico neurorradiologista da ULS Braga, que quer aprofundar a compreensão das alterações cognitivas associadas ao envelhecimento – com especial enfoque na memória social dos idosos.
É pioneiro porque, para analisar a memória social em idosos, utiliza uma “tarefa revolucionária” que simula interações sociais num ambiente virtual, lê-se em comunicado enviado ao ZAP.
Este estudo possibilita uma análise dinâmica e aprofundada de como os indivíduos processam e retêm informações sociais.
Destaca-se porque utiliza uma tarefa única, adaptada à população portuguesa.
Nesta análise são utilizadas imagens de ressonância magnética, que permitem monitorizar a atividade do hipocampo durante a interação dos participantes com personagens virtuais, medindo ainda o volume do hipocampo e a carga de lesões na substância branca do cérebro.
A hipótese central é a de que a memória social se deteriora com o avanço da idade, estando possivelmente associado à atrofia e disfunção do hipocampo, bem como a alterações na substância branca.
Esta investigação também quer avaliar se o uso de antidepressivos – especificamente os inibidores seletivos da recaptação da serotonina – pode atenuar a perda da função de memória social.
“O nosso estudo visa preencher uma lacuna crítica no conhecimento científico acerca da memória social em idosos, recorrendo a uma abordagem inovadora baseada numa tarefa em formato de jogo. Esperamos que os resultados possam contribuir para a identificação precoce de alterações cognitivas sociais e fundamentem novas estratégias de rastreio e prevenção de uma eventual disfunção, melhorando assim a qualidade de vida dos idosos”, descreve o responsável Torcato Meira.
O estudo recebeu o Prémio MSD de Investigação em Saúde.