Estudo confirma: o que comemos afeta o nosso humor

Tendemos, muitas vezes, a relacionar a comida com os nossos sentimentos. Mas a relação entre os sentimentos e a alimentação é mais complexa do que imaginávamos.

Um estudo, liderado pela professora Lina Begdache, em Binghamton, nos Estados Unidos mostra que os jovens adultos, menores de 30 anos, que comiam fast food mais de três vezes por semana, obtiveram maiores níveis de problemas mentais.

O fast food, rico em ácidos gordos saturados, gorduras trans e ómega-6, podem provocar uma resposta inflamatória de baixo grau. Este tipo de resposta está associada à ansiedade e à depressão.

De acordo com o estudo, publicado na Nutritional Neuroscience este mês, os indivíduos que comem carne três vezes por semana, ou menos, apresentaram-se também mais propensos a problemas de saúde mental. “Ficamos surpreendidos com este resultado”, afirma Begdache ao The Guardian.

A carne e o humor estão associados a nível celular, ou seja, estes resultados são consequência de um composto da carne, o triptofano, que é precursor de serotonina e, por isso, causa a sensação de bem-estar no cérebro.

No que diz respeito aos adultos com mais de 30 anos, o estudo revela que comer menos hidratos de carbono e mais fruta reduz a ansiedade e a depressão. A fruta é rica em antioxidantes que protegem o cérebro, mas o baixo efeito dos hidratos de carbono continua a ser um mistério para os investigadores, uma vez que os hidratos de carbono promovem a serotonina.

O estudo aponta a dieta mediterrânea como a melhor aposta. “Tem todos os componentes que são importantes para a estrutura saudável do nosso cérebro”, explica Begdacha.

Além disso, o estudo concentrou-se também no efeito de suplementos o resultado surpreendeu os investigadores: no humor, não produziram qualquer efeito benéfico.

A relação entre a dieta e o humor varia de pessoa para pessoa. No entanto, a líder do estudo admite que algumas experiências mostram uma melhoria no humor ao fim de duas semanas.

ZAP // Move

PARTILHAR

RESPONDER

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …

Detido hacker que pirateou emails do Benfica

Rui Pinto, o 'hacker' português que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, foi detido na Hungria, disse hoje à agência Lusa fonte policial. O alegado pirata informático que terá roubado e divulgado correspondência electrónica do …

Governo May sobrevive. Moção de censura trabalhista rejeitada

O Parlamento britânico rejeitou hoje uma moção de censura ao Governo conservador da primeira-ministra Theresa May, com 325 votos contra e 306 a favor. A moção foi apresentada na terça-feira à noite pelo Partido Trabalhista, depois …