Estudo confirma: o que comemos afeta o nosso humor

Tendemos, muitas vezes, a relacionar a comida com os nossos sentimentos. Mas a relação entre os sentimentos e a alimentação é mais complexa do que imaginávamos.

Um estudo, liderado pela professora Lina Begdache, em Binghamton, nos Estados Unidos mostra que os jovens adultos, menores de 30 anos, que comiam fast food mais de três vezes por semana, obtiveram maiores níveis de problemas mentais.

O fast food, rico em ácidos gordos saturados, gorduras trans e ómega-6, podem provocar uma resposta inflamatória de baixo grau. Este tipo de resposta está associada à ansiedade e à depressão.

De acordo com o estudo, publicado na Nutritional Neuroscience este mês, os indivíduos que comem carne três vezes por semana, ou menos, apresentaram-se também mais propensos a problemas de saúde mental. “Ficamos surpreendidos com este resultado”, afirma Begdache ao The Guardian.

A carne e o humor estão associados a nível celular, ou seja, estes resultados são consequência de um composto da carne, o triptofano, que é precursor de serotonina e, por isso, causa a sensação de bem-estar no cérebro.

No que diz respeito aos adultos com mais de 30 anos, o estudo revela que comer menos hidratos de carbono e mais fruta reduz a ansiedade e a depressão. A fruta é rica em antioxidantes que protegem o cérebro, mas o baixo efeito dos hidratos de carbono continua a ser um mistério para os investigadores, uma vez que os hidratos de carbono promovem a serotonina.

O estudo aponta a dieta mediterrânea como a melhor aposta. “Tem todos os componentes que são importantes para a estrutura saudável do nosso cérebro”, explica Begdacha.

Além disso, o estudo concentrou-se também no efeito de suplementos o resultado surpreendeu os investigadores: no humor, não produziram qualquer efeito benéfico.

A relação entre a dieta e o humor varia de pessoa para pessoa. No entanto, a líder do estudo admite que algumas experiências mostram uma melhoria no humor ao fim de duas semanas.

Avatar ZAP // Move

PARTILHAR

RESPONDER

Sob o mote da "prudência", especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …

EDP abdicou de decisão do Fisco antes de vender barragens

A EDP abdicou de uma prerrogativa prevista na lei que permitia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrir um procedimento de inspeção prévio antes de concluir a venda das seis barragens ao consórcio francês da …

O chapim-real tem uma cultura (e os "imigrantes" mudam-na para melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz e do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriu que os chapins-reais são capazes de mudar a sua cultura para se tornarem mais eficientes. Nos animais, "cultura" é qualquer comportamento …