Estudantes recriam medicamento e humilham o empresário mais odiado do mundo

No ano passado, o empresário do ramo farmacêutico Martin Shkreli tornou-se um dos homens mais odiados do mundo e, ainda que não seja muito nobre admitir tal sentimento, neste caso é difícil negar a razão de tanto desamor.

O Dono da Turing Farmaceutics, Martin Shkreli comprou, por 55 milhões de dólares, os direitos de exploração do Daraprim, um medicamento utilizado no tratamento contra a SIDA.

Depois, o empresário aumentou o preço do medicamento em mais de 5.000% – de 13 para 750 dólares (670 euros) por comprimido.

Mas parece que quem ri por último, ri melhor. Segundo o Sydney Morning Herald, um grupo de alunos de uma escola em Sidney, na Austrália, conseguiu desenvolver o princípio ativo do Daraprim a um custo de apenas 20 dólares.

E o motivo que levou os jovens estudantes, com idades entre os 16 e 17 anos, a dedicar um ano das suas vidas ao projeto foi precisamente o de desfazer o que dizem ter sido uma monstruosa injustiça por parte de Martin Shkreli.

“Aumentar o preço do Daraprim foi totalmente injustificável e errado eticamente. É um medicamento capaz de salvar vidas e muita gente nem pode adquiri-lo”, disse um dos alunos.

Martin Shkreli / Twitter

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homam Mais Odiado do Mundo

“Os alunos transformaram materiais baratos em algo realmente valioso”, disse Alice Williamson, professora na Universidade de Sidney.

“Se é possível criar o medicamento de forma tão barata numa escola, então não há desculpas para cobrar tanto, especialmente a quem realmente precisa e não podem pagar”, afirmou.

Já Martin Shkreli tratou com indiferença a proeza dos estudantes, lembrando que o preço do Daraprim inclui custos de trabalho e fabrico, mas sem justificar o aumento do preço.

https://twitter.com/MartinShkreli/status/804113723854090240

Em 2015, Shkreli quis aumentar novamente o preço de um medicamento – usado no tratamento a doença de Chagas, um vírus que pode provocar problemas cardíacos significativos.

Num outro caso, Shkreli lançou a revolta entre os fãs dos Wu-Tang Clan, por ter gasto milhões de euros a comprar a única cópia de um álbum da banda de hip-hop americana, anunciando publicamente que nem sequer pretendia ouvi-lo.

O empresário terá ainda tentado comprar um álbum de Kanye West por dez milhões de dólares, com o intuito de impedir que este fosse lançado ao público, mas acabou por ser alvo de uma fraude e perder 15 milhões de dólares.

Talvez por tudo isto, os utilizadores das redes sociais parecem estar a adorar ver “o maior idiota do mundo” ser superado por um grupo de estudantes motivados apenas pela própria inteligência e por boas intenções.

ZAP / Hypeness

3 COMENTÁRIOS

  1. Quem foi o “jornalista” que investigou?
    Era exatamente isto que o Martin queria ao comprar a droga. Ele queria que se desenvolvessem novas alternativas para esta droga ultrapassada. Desta maneira ou de outra.
    Não percebo este ódio ao gajo. Só carneiros que têm de odiar alguém para esquecer o ódio que têm por si mesmo.

  2. A notícia não está de acordo com o vídeo: A droga Daraprim não se destina a tratar a SIDA, mas sim a malária e outras infecções parasitárias, que se poderão revelar fatais para imunodeprimidos. Também o preço está incorrecto: os estudantes terão produzido uma droga equivalente com o custo de $2 e não de $20.

    A ganância desse e de outros administradores de grupos farmacêuticos, que aumentam injustificada e exponencialmente o preço de medicamentos, é um verdadeiro crime contra a humanidade.

  3. E o que faz o resto das Nações? como os governantes depois da politica pode acontecer de lhes sair um cargo não sei onde e apoiam estes disparates pois dizem que é o mercado a trabalhar.
    Cambada de INOCENTES, LARÀPIOS.

RESPONDER

Emmanuel Macron

Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta das presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais …

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Luís Montenegro não quer primárias no PSD e reafirma apoio a Passos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje, em Leiria, ser contra a realização de eleições primárias no seu partido e reafirmou o seu apoio ao atual líder do PSD, Pedro Passos Coelho. À margem …

-

UKIP quer proibir uso da burka em público

O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), anti-imigração, vai incluir no seu programa para as eleições britânicas de 8 de junho próximo a proibição do uso da burka em público. O líder do UKIP, Paul …

-

Venezuelanos fizeram "marcha do silêncio" para homenagear vítimas dos protestos

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática disse este sábado que, apesar de ter podido marchar de forma pacífica até à sede do Episcopado de Caracas, os protestos vão continuar até ser revertido o "golpe" do …

-

PJ confirma que atropelamento mortal no estádio da Luz não foi acidental

Fonte policial revelou que o atropelamento mortal do adepto italiano, que estava na capital para assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica, não foi acidental e que as autoridades já sabem quem foi o autor …

-

Jéssica Augusto vence maratona de Hamburgo

A portuguesa venceu, este domingo, a maratona de Hamburgo, na Alemanha, garantindo mínimos para os Mundiais de 2017, que se vão disputar em Londres. Jéssica Augusto correu a distância em 2:25.30 horas, a mais de um minuto …

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Estranho mamífero consegue sobreviver 18 minutos sem oxigénio

O rato-toupeira-nu, batizado com o nome científico Heterocephalus glaber, é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas é também por isso que tem tantas características raras. Este roedor de sangue frio, oriundo do leste de África, …

Maddie McCann

Dez anos depois, PJ diz que caso Maddie "continua aberto"

A Polícia Judiciária continua a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 no Algarve, admitindo que se trata de "um caso único na história da PJ e do país". "O caso continua aberto" e …

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Mais de 45 milhões de franceses escolhem hoje quem passa à segunda volta

Mais de 45 milhões de eleitores escolhem, este domingo, os dois candidatos que passam à segunda volta das eleições presidenciais, com as sondagens a indicarem que o confronto decisivo vai opor Emmanuel Macron a Marine …

-

Consumo diário de bebidas light aumenta risco de derrame e demência

Bebidas adoçadas artificialmente, como as bebidas light, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com este estudo, …