Estudantes recriam medicamento e humilham o empresário mais odiado do mundo

No ano passado, o empresário do ramo farmacêutico Martin Shkreli tornou-se um dos homens mais odiados do mundo e, ainda que não seja muito nobre admitir tal sentimento, neste caso é difícil negar a razão de tanto desamor.

O Dono da Turing Farmaceutics, Martin Shkreli comprou, por 55 milhões de dólares, os direitos de exploração do Daraprim, um medicamento utilizado no tratamento contra a SIDA.

Depois, o empresário aumentou o preço do medicamento em mais de 5.000% – de 13 para 750 dólares (670 euros) por comprimido.

Mas parece que quem ri por último, ri melhor. Segundo o Sydney Morning Herald, um grupo de alunos de uma escola em Sidney, na Austrália, conseguiu desenvolver o princípio ativo do Daraprim a um custo de apenas 20 dólares.

E o motivo que levou os jovens estudantes, com idades entre os 16 e 17 anos, a dedicar um ano das suas vidas ao projeto foi precisamente o de desfazer o que dizem ter sido uma monstruosa injustiça por parte de Martin Shkreli.

“Aumentar o preço do Daraprim foi totalmente injustificável e errado eticamente. É um medicamento capaz de salvar vidas e muita gente nem pode adquiri-lo”, disse um dos alunos.

Martin Shkreli / Twitter

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homem Mais Odiado do Mundo

“Os alunos transformaram materiais baratos em algo realmente valioso”, disse Alice Williamson, professora na Universidade de Sidney.

“Se é possível criar o medicamento de forma tão barata numa escola, então não há desculpas para cobrar tanto, especialmente a quem realmente precisa e não podem pagar”, afirmou.

Já Martin Shkreli tratou com indiferença a proeza dos estudantes, lembrando que o preço do Daraprim inclui custos de trabalho e fabrico, mas sem justificar o aumento do preço.

https://twitter.com/MartinShkreli/status/804113723854090240

Em 2015, Shkreli quis aumentar novamente o preço de um medicamento – usado no tratamento a doença de Chagas, um vírus que pode provocar problemas cardíacos significativos.

Num outro caso, Shkreli lançou a revolta entre os fãs dos Wu-Tang Clan, por ter gasto milhões de euros a comprar a única cópia de um álbum da banda de hip-hop americana, anunciando publicamente que nem sequer pretendia ouvi-lo.

O empresário terá ainda tentado comprar um álbum de Kanye West por dez milhões de dólares, com o intuito de impedir que este fosse lançado ao público, mas acabou por ser alvo de uma fraude e perder 15 milhões de dólares.

Talvez por tudo isto, os utilizadores das redes sociais parecem estar a adorar ver “o maior idiota do mundo” ser superado por um grupo de estudantes motivados apenas pela própria inteligência e por boas intenções.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quem foi o “jornalista” que investigou?
    Era exatamente isto que o Martin queria ao comprar a droga. Ele queria que se desenvolvessem novas alternativas para esta droga ultrapassada. Desta maneira ou de outra.
    Não percebo este ódio ao gajo. Só carneiros que têm de odiar alguém para esquecer o ódio que têm por si mesmo.

  2. A notícia não está de acordo com o vídeo: A droga Daraprim não se destina a tratar a SIDA, mas sim a malária e outras infecções parasitárias, que se poderão revelar fatais para imunodeprimidos. Também o preço está incorrecto: os estudantes terão produzido uma droga equivalente com o custo de $2 e não de $20.

    A ganância desse e de outros administradores de grupos farmacêuticos, que aumentam injustificada e exponencialmente o preço de medicamentos, é um verdadeiro crime contra a humanidade.

  3. E o que faz o resto das Nações? como os governantes depois da politica pode acontecer de lhes sair um cargo não sei onde e apoiam estes disparates pois dizem que é o mercado a trabalhar.
    Cambada de INOCENTES, LARÀPIOS.

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …