Estudantes dos politécnicos querem reabertura em regime misto

Os representantes das associações de estudantes dos politécnicos querem que a retoma das atividades presenciais seja apenas parcial, mantendo o regime de ensino misto que estava em vigor antes de as instituições encerrarem devido à pandemia da covid-19.

Num documento enviado na quinta-feira à tutela, a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP) recomenda que a atividade teórica continue a ser lecionada online, retomando apenas as atividades que, pela sua natureza, só podem ser conduzidas presencialmente.

Para a retoma dessas, os representantes dos estudantes pedem que as instituições assegurem as condições necessárias, com regras específicas de segurança sanitária também para os estágios curriculares, que devem ser adaptados ao atual contexto, e não cancelados.

“Conforme previsto no confinamento anterior, é importante incentivar a testagem entre a comunidade académica por forma de controlar possíveis surtos existentes”, escreve ainda a FNAEESP.

Por outro lado, a federação recomenda que no regresso ao presencial sejam privilegiados os estudantes com dificuldades económicas e sem recursos tecnológicos, assim como estudantes com necessidades educativas especiais.

Relativamente às aulas que se mantiverem à distância, os estudantes querem que também a componente avaliativa seja no mesmo registo online, propondo, nesse âmbito, que a regulamentação dos processos em casos de suspeita de fraude académica seja harmonizada a nível nacional, assegurando a possibilidade de defesa ao estudante.

Sugerem ainda um acordo entre o Governo e as operadoras de Internet, para que não sejam cobrados dados móveis pela utilização de ferramentas essenciais ao ensino à distância, como plataformas de videoconferência, e o desbloqueio do acesso a ferramentas de pesquisa académica.

No documento dirigido ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e ao Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a FNAEESP manifesta também preocupação com a situação socioeconómica dos estudantes, no atual contexto pandémico.

Além do reforço dos mecanismos de ação social, a federação recomenda a criação de uma linha de financiamento, sem custos, a que os alunos possam recorrer para comprar material indispensável ao funcionamento, e a criação de uma estratégia nacional de combate ao abandono e insucesso escolar.

Sobre esses problemas em concreto, os estudantes defendem a obrigação da publicação, por parte das instituições de ensino superior, dos números relativos ao abandono e insucesso escolar.

À semelhança do pré-escolar, básico e secundário, as atividades letivas também decorrem à distância no ensino superior, por decisão das próprias universidades e politécnicos em resposta ao agravamento da pandemia da covid-19 no início do ano.

A pandemia de covid-19 provocou 16.458 mortos em Portugal, resultantes de 807.456 de casos de infeção, segundo o balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …