/

Estudantes encontraram dente humano com mais de 550 mil anos

1

Denis Dainat, EPCC-CERP Tautavel

Estudantes descobriram dente humano com 550 mil anos em Tautavel, França

Dois estudantes de arqueologia fizeram “uma grande descoberta” nos Pirinéus franceses que pode ajudar a desvendar como eram os primeiros humanos europeus. Estes jovens voluntários encontraram um dente humano com mais de 550 mil anos.

A descoberta foi feita no passado dia 23 de Julho em Tautavel, na zona dos Pirinéus, em França, durante escavações na Gruta de Arago. Foi também aqui que foram encontrados vestígios do chamado Homem de Tautavel, com 450 mil anos, que se acreditava, até agora, ser o mais antigo antepassado humano a viver em França.

Este achado está a ser avaliado pelos investigadores envolvidos como “uma grande descoberta”, dado que pode contribuir decisivamente para o estudo da morfologia dos primeiros homens europeus.

Este dente “é uma peça do puzzle que nos faltava para contribuir para responder à pergunta crucial: será que o Homem de Neandertal, há 120 mil anos, provinha de uma linha única?”, explica Amélie Viallet, membro do Centro Europeu de Pesquisas Pré-históricas de Tautavel, em declarações ao jornal francês Le Monde.

Denis Dainat, EPCC-CERP Tautavel

Não se sabe se o dente pertenceria a uma mulher ou a um homem, mas já se concluiu que é um incisivo e está bastante desgastado, sendo muito grande, relativamente aos actuais dentes humanos.

Aquilo que também empolga os arqueólogos que trabalham na Gruta de Arago, onde funciona o Centro Europeu de Pesquisas Pré-Históricas de Tautavel, é que a descoberta do dente indicia que mais achados datados de há 550 mil anos poderão ser encontrados no mesmo local.

Nesta Gruta já foram encontrados mais de 140 vestígios do esqueleto do Homem de Tautavel que viveu há 450 mil anos. Dele se dizia que era “o mais velho francês”, mas já deixou de o ser, depois desta descoberta.

SV, ZAP

1 Comment

  1. Pois é…há ainda quem sustente a tese de que o homem descende do macaco…
    É só consultar um matemático e talvez se chegue a uma conclusão diferente e real..
    Parabéns!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.