/

Duas estudantes foram detidas a fazer exames nacionais no lugar de outras

USP Imagens

Duas alunas de 18 anos foram detidas numa Escola Secundária em Lisboa quando faziam o exame nacional de Geografia A, do 11º ano. Estavam a passar-se por outras duas estudantes com documentos forjados.

O caso é reportado pelo Correio da Manhã (CM) que salienta que tudo aconteceu numa Escola Secundária no Calvário, em Lisboa, nesta segunda-feira, quando “os professores vigilantes repararam no excesso de nervosismo” que as duas alunas apresentavam.

Só depois de a PSP ter sido chamada ao local é que foi possível confirmar as suspeitas. As duas jovens “falsificaram os documentos de identidade e faziam o exame no lugar de duas outras alunas”, aponta ainda o jornal.

As estudantes foram levadas à esquadra e detidas.

O CM revela ainda que o Ministério Público (MP) estava, na segunda-feira à tarde, “a avaliar se as conduzia a juiz de instrução criminal ou se as libertava com notificação para se apresentarem mais tarde”. Nesta altura, não se sabe ainda o que aconteceu.

Estão, agora, a ser investigadas as circunstâncias do caso. Para já, acredita-se que “terá sido uma situação isolada”, “mas ainda não está descartada a hipótese de se tratar de um esquema montado para a realização de exames a troco de um pagamento”, aponta o CM.

As duas alunas incorrem num crime de falsificação ou de contrafação de documento para o qual se prevê uma pena prisão até 3 anos ou multa.

Os exames nacionais do Ensino Secundário começaram na passada sexta-feira, 17 de Junho.

Pelo terceiro ano consecutivo, devido à pandemia de covid-19, os alunos do Secundário só vão precisar de realizar provas para acesso ao Ensino Superior, estando suspensa a regra que exigia a realização de provas para a conclusão do Secundário.

As provas com mais alunos inscritos são Biologia e Geologia (cerca de 45 mil inscritos), Português, (43 mil), Física e Química (42 mil) e Matemática A (cerca de 40 mil).

A primeira fase dos exames termina a 6 de Julho.

As pautas com as notas dos alunos do Ensino Básico serão afixadas a 11 de Julho, enquanto as notas dos alunos do Secundário só serão conhecidas a 19 desse mesmo mês.

A 1ª fase das candidaturas ao concurso nacional de acesso ao Ensino Superior decorre entre os dias 25 de Julho e 8 de Agosto.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.