/

Estudante português vítima de ataque racista na Polónia

11

Kinski85 / Wikimedia

Rzeszów, Polónia

Rzeszów, Polónia

Um dos 15 estudantes portugueses que se encontram na cidade polaca de Rzeszow a participar no programa Erasmus+ terá sido alvo de um ataque racista.

O caso foi noticiado pelo Público, que cita o portal de notícias Rzeszów News. O grupo de alunos chegou à Polónia no início de abril e logo no primeiro sábado que passaram em Rzeszow, a 9 de abril, decidiram sair à noite.

Foi nessa noite que um dos jovens, de 18 anos, foi hostilizado por um homem que lhe chamou “lixo” e puxou pela roupa e pelo cabelo.

O caso foi denunciado às autoridades pelo professor responsável pelos alunos, Stanislaw Augustine, e o suspeito da agressão já foi identificado: um militar de 38 anos com 11 anos de experiência nas forças armadas, que já cumpriu uma missão no Afeganistão.

O jovem agredido faz parte de um grupo de 15 estudantes portugueses que se encontram na cidade desde 3 de abril ao abrigo do Erasmus+, um programa da União Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto.

Os portugueses estão a frequentar uma escola de eletrotecnia e nas primeiras semanas ficaram hospedados num hostel do centro da cidade. Entretanto, já foram transferidos para uma casa nos arredores da cidade e contratada uma equipa de segurança para os proteger.

Segundo as autoridades, os portugueses estão a ser confundidos com migrantes muçulmanos.

O professor responsável pelos alunos confessou que, “como polaco, tenho vergonha que cidadãos de outros países sejam alvo direto de comentários racistas”.

“Os estudantes polacos estiveram em Portugal e foram recebidos de forma calorosa, pensada, gentil, para não dizer amigável. Os estudantes portugueses vêm cá e acontecem estas coisas”, lamenta Stanislaw Augustine.

Segundo o professor responsável, o episódio da agressão foi o mais grave, mas não terá sido o único incidente.

Enquanto caminham pela cidade, outros estudantes portugueses do mesmo grupo já sentiram a hostilidade de parte da população em transportes públicos, lojas ou em plena rua, sob a forma de insultos e gestos obscenos.

De acordo com o jornal, o caso foi reportado ao consulado de Portugal na Polónia e à empresa que organizou a viagem.

O Público relata que várias organizações internacionais têm alertado para o aumento do racismo e da xenofobia na Polónia.

O líder do partido no governo, Jaroslaw Kaczynski, já disse publicamente que os muçulmanos são uma ameaça ao estilo de vida católico no país, e o seu partido, Lei e Justiça, opõe-se à entrada de migrantes oriundos do Médio Oriente e do norte da África.

Bom Dia

11 Comments

  1. “Born and raised in Portugal an EU country since 1986” isso tingido a letras grandes numa t-shirt resolve logo a situação, mas para precaver em relação aos ignorantes que nem uma palavras em ingles sabem dizer, tingir tb a bandeira de Portugal. Esse povo já levou tantas vezes no focinho e mesmo assim não aprendem.

    • mas por alma de quem um português tem de usar uma tshirt (identificativa) para não ser agredido na rua??? o seu comentário é um verdadeiro insulto à dignidade humana!!! … anda tudo doido!!!

  2. Marco Encarnação, e o que faz pensar que gente ignorante que não distingue feições muçulmanas de europeias, saberia identificar o país pela estampa da bandeira?
    Ignorância ao extremo e ponto…

    • o que são “feições muçulmanas” e o que são “feições europeias”? eu já vi inúmeras vezes turcos/argelinos/sírios/libaneses louros de olhos azuis e europeus (de gema) de tez bastante morena e feições mediterrânicas. religião e nacionalidade não têm características distintivas físicas. não se hostiliza nem se brutaliza só porque alguém é diferente, ponto!!!

    • esse comentário é para rir! quer dizer, o polaco viu um indivíduo que lhe pareceu ser português e como consta que há portugueses no estado islâmico ele agride o jovem… brilhante! tudo vale menos pensar que o polaco é hostil a indivíduos mediterrânicos/europa do sul!

  3. Parece que muito boa gente não entende que o racismo e a xenofobia é uma “doença” que afeta a todos e que não percebem que o “outro” somos nós também, é apenas uma questão de posicionamento, e não se resolve com ditos ou bandeiras numa camisola.

  4. Coitados dos frustrados polacos… infelizmente parace que não aprenderam nada ao serem espezinhados pelos nazis, etc…
    Já ouvi falar de vários casos semelhantes, com polacos (até fora da Polónia) o que mostra que essa gente devia melhor a sua educação e cultura, mas o seu governo também não ajuda nada e continua com politicas anti-europeias!…

  5. não há confusão nenhuma com “muçulmanos”. é a figura do português que é atacada enquanto latino, mediterrânico e europeu do sul (há outros exemplos). enfim, é a europa de costas voltadas para si e para o mundo fruto da ignorância e do ódio. contudo, (re)conhecer o “outro” em nós é uma lição para a vida!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.