Um estudante de doutoramento descobriu uma nova espécie de aranha, que possui presas vermelhas que fazem lembrar um Drácula. A descoberta aconteceu por acaso, no Parque Nacional Tallaganda, em Nova Gales do Sul, Austrália.
O ecologista Mark Wong estava a fazer trabalho de campo, no âmbito do seu doutoramento na Australian National University, quando uma aranha lhe apareceu no meio do caminho.
A aranha saiu de uma toca, que Wong identificou como sendo de uma Aranha-teia-de-funil (Atrax sutherlandi). Mas a aranha que Wong observou, com presas avermelhadas no topo da cabeça, era bem diferente da Aranha-teia-de-funil, que é toda preta.
“Quase instantaneamente, a aranha tinha corrido para fora da sua toca de seda, com as pernas levantadas e as presas a cumprimentarem-me com um veneno cintilante. Estupefacto com as suas cores, soube logo que isto era algo especial”, conta Mark Wong, numa nota enviada ao Live Science.
A descoberta não permite que os cientistas retirem conclusões finais, pelo menos para já, por ter sido detectada apenas uma aranha com estas características únicas.
Mas os especialistas acreditam que estamos perante uma nova espécie, criada por mutação genética, até porque, em vários anos de pesquisas, nem Mark Wong, nem outros estudiosos de aracnídeos, encontraram aranhas vermelhas.
As características desta “Aranha Drácula” ficaram registadas em vídeo, captado por Mark Wong. Espreite-a abaixo.