Estudante cria luva para controlar tremores em doentes com Parkinson

Gyrogear

Faii Ong, criador da luva que controla os tremores em doentes de Parkinson

Esta nova invenção quer ajudar as pessoas que tenham a doença de Parkinson a controlar melhor os tremores provocados pela doença.

Foi durante a sua formação em medicina que Faii Ong, estudante na Imperial College London, teve a ideia de criar esta luva para ajudar doentes com Parkinson.

O aluno testemunhou o caso de uma paciente que estava coberta de sopa, devido aos tremores característicos da doença, e, a partir daí, decidiu pôr mãos à obra para arranjar uma solução útil que ajudasse estas pessoas no dia-a-dia.

Passados dois anos de trabalho e com a ajuda de uma equipa de engenheiros, designers e médicos, Ong conseguiu um investimento de 10 mil libras para produzir a GyroGlove.

A luva, com um design funcional e muito leve, tem como objetivo estabilizar os movimentos da mão. Para isso, funciona com uma bateria e através de giroscópios que conseguem controlar os tremores.

Os giroscópios são pequenos discos de metal inseridos em rotação para manter a posição através do princípio físico de conservação do momento angular.

“Os giroscópios mecânicos funcionam como se fossem piões: estão sempre a tentar ficar de pé através do momento angular”, explica Ong.

“A minha ideia foi usar giroscópios para instantaneamente e proporcionalmente resistir ao movimento da mão de uma pessoa, atenuando assim qualquer tremor na mão do utilizador”, acrescenta.

Os testes realizados a esta luva mostram que o movimento da mão de quem a utiliza acaba por tornar-se mais livre e mais lento. Segundo as estatísticas, a GyroGlove consegue reduzir em 90% os tremores.

Desta forma, as pessoas com Parkinson poderão voltar a escrever, usar talheres para comer de forma independente, entre muitas outras atividades do quotidiano.

Ong já venceu três concursos com esta sua invenção e, neste momento, está a retocar alguns detalhes que ainda precisam de ser melhorados e à procura de financiamento.

Ainda não há uma data oficial para a luva ser lançada no mercado mas prevê-se que vá custar entre 550 e 850 dólares, cerca de 500 a 800 euros.

ZAP / Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.