Inofensivas ou verdadeiras predadoras? Estrelas do mar comem os irmãos para sobreviver

Parecem inocentes e adoráveis, mas as estrelas do mar são pequenos canibais que comem os seus próprios irmãos para conseguirem sobreviver, revela um novo estudo.

De acordo com o estudo, dois investigadores descobriram acidentalmente este comportamento entre estrelas do mar bebés – Asterias forbesi.

Inicialmente, a equipa estava a tentar entender de que forma as estrelas do mar bebés reagiam quando se deparavam com ferozes caranguejos no laboratório.



“Contudo, estas começaram a comer-se umas às outras antes mesmo de lhes mostramos os caranguejos”, revelou Jon Allen, professor do Departamento de Biologia da William & Mary, em comunicado.

Perante a descoberta, Allen e sua equipa mudaram o sentido da pesquisa com o objetivo de observar esse fenómeno até então desconhecido entre as estrelas do mar bebés.

Estas estrelas do mar são geralmente encontradas na costa leste dos EUA e podem atingir entre 1,9 e 24 centímetros de comprimento quando estão na fase adulta, escreve o National Geographic.

Passam por um processo chamado metamorfose, no qual se transformam de uma forma imatura para uma forma adulta muito rapidamente, da mesma forma que as lagartas se transformam em borboletas.

Na sua forma larval imatura, as estrelas do mar parecem “pequenas naves espaciais esquisitas” que voam pela água, explicou Karina Brocco French, da Universidade da Califórnia, em Irvine.

A espécie permanece neste estágio de “nave espacial” durante cerca de um mês antes de se metamorfosear em estrela do mar jovem e se estabelecer no fundo do mar, refere o comunicado.

Os cientistas já sabiam que as estrelas jovens comeriam as formas larvais menores, mas não sabiam que se comiam umas às outras.

Ainda assim, embora as estrelas jovens tenham aproximadamente o mesmo tamanho umas das outras, as que são um pouco maiores acabam por comer as menores.

Allen e French descobriram que as estrelas do mar bebés têm este comportamento canibal quatro dias após a metamorfose.

O canibalismo entre irmãos pode dar às estrelas individuais uma vantagem adaptativa, especialmente porque as estrelas do mar fêmeas adultas produzem entre 5 e 10 milhões de ovos por ano, frisa Allen.

Como escreve o Live Science, embora o comportamento fosse desconhecido nesta espécie, o canibalismo não é incomum no reino animal, pois existem mais de 1.300 espécies que o praticam.

As descobertas foram publicadas a 26 de março na revista Ecology.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aos editores deste site: já não bastam os vossos vídeos não terem endereço URL que funcione, como agora as imagens, como a deste artigo serem em ficheiro WEBP?

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo. A configuração do site para mostrar imagens WebP foi revertida.
      Pode indicar-nos um vídeo com o problema que refere?

RESPONDER

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …