A estrela mais próxima do Sistema Solar não está sozinha. Há um planeta a orbitá-la

Gabriel Pérez Díaz, SMM / IAC

Representação artística da ExoTerra Proxima b.

Uma equipa internacional, composta por vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) conseguiu, através do espetrógrafo ESPRESSO, confirmar a existência do planeta que orbita a estrela mais próxima do Sistema Solar, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o IA avança que o estudo, aceite para publicação na revista científica Astronomy & Astrophysics, confirmou a “existência do exoplaneta ‘Proxima b’”, considerado pelos investigadores a “ExoTerra mais próxima do nosso Sistema Solar”.

Este exoplaneta, que “parecia ter massa semelhante à da Terra” e estaria dentro da “chamada zona de habitabilidade da sua estrela-mãe”, foi detetado pelo espetrógrafo HARPS há cerca de quatro anos.



De acordo com o IA, a confirmação deste exoplaneta só foi possível agora graças ao “poder coletor” do Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, em combinação com a resolução e precisão do ESPRESSO.

“Os dados obtidos têm uma precisão de cerca de 30 centímetros por segundo e demonstram que o ESPRESSO tem capacidade para detetar planetas com a massa da Terra e até inferior”, salienta o instituto português.

Citado no comunicado, João Faria, um dos investigadores do IA responsáveis pela análise dos dados recolhidos, refere que o espetrógrafo ESPRESSO permitiu “de forma independente” confirmar “a presença do planeta a orbitar a Proxima Centauri, a estrela mais próxima de nós”.

“A análise dos dados ajudou-nos a desenvolver novas técnicas para detetar planetas de pequena massa. Estas técnicas estão agora a ser aplicadas a outras estrelas, mais parecidas com o Sol, à procura de planetas como a Terra”, avança o investigador.

Também Nuno Cardoso Santos, investigador do IA e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), salienta que os resultados demonstram “o potencial do ESPRESSO para detetar outras Terras no Universo”.

“Nos próximos meses vamos certamente ver mais resultados extraordinários”, garante.

Para Pedro Figueira, investigador do IA, este é o “primeiro resultado científico que faz uso da precisão em velocidades radiais do espetrógrafo ESPRESSO”, adiantando que os dados obtidos mostram “o futuro brilhante” do instrumento.

Além do exoplaneta ‘Proxima b’, a equipa de investigadores encontrou também indícios de um “segundo sinal nos dados”, no entanto, a origem ainda não foi identificada.

O ESPRESSO, instrumento de alta resolução instalado no observatório VLT, foi concebido para procurar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …