A estrela mais próxima do Sistema Solar não está sozinha. Há um planeta a orbitá-la

Gabriel Pérez Díaz, SMM / IAC

Representação artística da ExoTerra Proxima b.

Uma equipa internacional, composta por vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) conseguiu, através do espetrógrafo ESPRESSO, confirmar a existência do planeta que orbita a estrela mais próxima do Sistema Solar, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o IA avança que o estudo, aceite para publicação na revista científica Astronomy & Astrophysics, confirmou a “existência do exoplaneta ‘Proxima b’”, considerado pelos investigadores a “ExoTerra mais próxima do nosso Sistema Solar”.

Este exoplaneta, que “parecia ter massa semelhante à da Terra” e estaria dentro da “chamada zona de habitabilidade da sua estrela-mãe”, foi detetado pelo espetrógrafo HARPS há cerca de quatro anos.

De acordo com o IA, a confirmação deste exoplaneta só foi possível agora graças ao “poder coletor” do Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, em combinação com a resolução e precisão do ESPRESSO.

“Os dados obtidos têm uma precisão de cerca de 30 centímetros por segundo e demonstram que o ESPRESSO tem capacidade para detetar planetas com a massa da Terra e até inferior”, salienta o instituto português.

Citado no comunicado, João Faria, um dos investigadores do IA responsáveis pela análise dos dados recolhidos, refere que o espetrógrafo ESPRESSO permitiu “de forma independente” confirmar “a presença do planeta a orbitar a Proxima Centauri, a estrela mais próxima de nós”.

“A análise dos dados ajudou-nos a desenvolver novas técnicas para detetar planetas de pequena massa. Estas técnicas estão agora a ser aplicadas a outras estrelas, mais parecidas com o Sol, à procura de planetas como a Terra”, avança o investigador.

Também Nuno Cardoso Santos, investigador do IA e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), salienta que os resultados demonstram “o potencial do ESPRESSO para detetar outras Terras no Universo”.

“Nos próximos meses vamos certamente ver mais resultados extraordinários”, garante.

Para Pedro Figueira, investigador do IA, este é o “primeiro resultado científico que faz uso da precisão em velocidades radiais do espetrógrafo ESPRESSO”, adiantando que os dados obtidos mostram “o futuro brilhante” do instrumento.

Além do exoplaneta ‘Proxima b’, a equipa de investigadores encontrou também indícios de um “segundo sinal nos dados”, no entanto, a origem ainda não foi identificada.

O ESPRESSO, instrumento de alta resolução instalado no observatório VLT, foi concebido para procurar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …

Efacec. Estado não vai assumir a dívida de Isabel dos Santos aos bancos

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana Isabel dos Santos. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, defendeu esta terça-feira que o Estado …

China confirma caso de peste negra e anuncia mais um suspeito. É uma jovem de 15 anos

O caso suspeito de peste bubónica na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, avança esta terça-feira a emissora britânica BBC, que dá ainda conta de um novo caso em análise. O …

Portugal regista mais nove mortes e 287 novos casos

Portugal regista, esta terça-feira, mais nove mortos de 287 novos casos de infeção por covid-19. Dos 287 novos casos, 207 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico …

Portugal vai apoiar Nadia Calviño para substituir Centeno no Eurogrupo

O primeiro-ministro, António Costa, revelou esta segunda-feira que Portugal vai apoiar a candidatura da ministra espanhola Nadia Calviño à presidência do Eurogrupo, cargo atualmente ocupado por Mário Centeno em fim de mandato. Tal como escreve o …

Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

O Cabido de Cardeais, o grupo que gere as ações da praxe na Universidade do Minho (UM), anunciou esta segunda-feira que as praxes presenciais voltam ao estabelecimento de ensino durante "todo o mês de julho".  Em …

Afinal, Medina não quer acabar com a "galinha dos ovos de ouro" de Lisboa

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, não pretende, afinal, acabar com o AirBnB na capital. A ideia surgiu no título de um artigo do jornal inglês The Independent, mas está errada. A correcção …

Governo vai lançar nova linha de crédito de mil milhões de euros para micro e pequenas empresas

O ministro da Economia anunciou esta terça-feira a abertura, “na semana de dia 20”, de uma nova linha de crédito de mil milhões de euros dirigida a micro e pequenas empresas. “Já na semana de dia …

Jovem encontrado morto num poço em Mirandela. Mãe é suspeita do homicídio

Um jovem de 17 anos foi encontrado esta terça-feira morto num poço, na zona de Cabanelas, em Mirandela, no distrito de Bragança, recaindo sobre a mãe a suspeita do homicídio, indicaram à agência Lusa as …