/

Estrela presumida jovem é, afinal, idoso galáctico

Era considerada uma adolescente entre as estrelas. Mas agora uma coisa ficou clara: a 49 Lib, uma estrela 22elativamente brilhante no céu do hemisfério sul, tem doze mil milhões de anos e não apenas 2,3 mil milhões

Durante muitas décadas, os cientistas ficaram intrigados com os dados contraditórios que recebiam deste corpo celeste porque tinham estimado uma idade muito mais jovem do que realmente é.

A nova determinação da sua idade, por astrónomos da RUB (Ruhr-Universität Bochum), resolveu agora com sucesso todas as inconsistências. Os cientistas Klaus Fuhrmann e o Rolf Chini publicaram os resultados da investigação na revista The Astrophysical Journal.

“Antes, presumimos que a estrela tinha apenas metade da idade do nosso Sol. No entanto, os nossos dados revelam que se formou durante o nascimento da Via Láctea”, afirmou Chini.

Companheira estelar invisível

A razão para o erro: o objeto celeste é um sistema binário, como foi provado por outro grupo de cientistas em 2016. E a equipa de Chini já descobriu qual o mecanismo usado pela vizinha estelar da 49 Lib para fingir a sua idade.

A estrela companheira da 49 Lib é uma estrela quase extinta praticamente invisível. No final da sua vida, transferiu parte da sua matéria para a 49 Lib – e foi isto que levou a uma estimativa tão confusa da sua idade.

Os cientistas determinam a idade das estrelas com base na sua composição química. As estrelas velhas, formadas durante uma fase inicial do Universo, não contêm elementos pesados porque esses elementos foram produzidos mais tarde, após a fusão nuclear de muitas gerações de estrelas.

As estrelas novas, como o nosso Sol, possuem elementos pesados porque emergiram dos restos das gerações passadas das estrelas.

Gigante no final da sua vida

Visto que a misteriosa estrela 49 Lib contém elementos pesados, os cientistas pensaram, durante muitas décadas, que seria um corpo celeste relativamente jovem. No entanto, a equipa de Bochum descobriu que os elementos pesados não são originários da 49 Lib, mas que tinham sido transferidos a partir da sua companheira invisível.

No final da vida, as estrelas tão grandes que a sua própria gravidade já não é suficiente para manter a matéria junta. Essa matéria escapa como gás para o espaço e, caso haja outra estrela na vizinhança, a sua gravidade poderia atrair e absorver a matéria expelida. E foi assim que a 49 Lib ganhou os seus elementos pesados.

ZAP // CCVAlg

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.