Estreia de Mourinho na Champions teve reviravolta épica. E até o apanha-bolas ajudou

Neil Hall / EPA

José Mourinho cumprimenta Dele Alli, na vitória do Tottenham contra o Olympiacos na Liga dos Campeões

O Tottenham garantiu, esta terça-feira, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ao vencer por 4-2 o Olympiacos, de Pedro Martins, que esteve a vencer por 2-0.

O resultado não expressa as dificuldades que o Olympiacos, que iniciou o jogo com os internacionais portugueses José Sá, Rúben Semedo e Podence, colocou aos ‘spurs’, principalmente na primeira parte, em que foi claramente superior e marcou dois golos (El Arabi e Rúben Semedo) contra apenas um dos ingleses (Harry Kane), que reduziram quase em cima do intervalo, após uma falha do central tunisino Yassine Meriah.

Na segunda parte, o Tottenham conseguiu dar a volta ao resultado, mas em grande parte pela superior qualidade individual dos seus jogadores, sobretudo ao nível da finalização, perante um Olympiacos que surpreendeu pela positiva e que, depois do 2-2, foi à procura do terceiro e chegou a assustar.

A equipa de Mourinho também conseguiu chegar ao 2-2 graças à perspicácia de um apanha-bolas que, ao mesmo tempo que os jogadores de Pedro Martins pediam uma falta não assinalada, entregou rapidamente a bola ao Tottenham, que fez o lançamento lateral de imediato e permitiu a Kane fazer o golo do empate.

O treinador português não escondeu a satisfação com a atitude do jovem, indo ao seu encontro nos festejos do golo para lhe agradecer e lhe dar um sentido abraço. Na conferência de imprensa depois do jogo, Mourinho revelou que até o quis convidar para celebrar com a equipa no balneário, mas sem sucesso.

“Para colocar a bola em campo de forma tão rápida tens de ser um apanha-bolas muito bom. Tive essa missão entre os meus 10 e 14 anos, fui um apanha-bolas muito bom e ele também o é. Entendeu o jogo, sabe lê-lo, não está apenas a olhar para as bancadas. Está a viver o jogo e a jogá-lo muito bem. Quis convidá-lo para celebrar connosco no balneário connosco, mas desapareceu!”, disse, citado pelo Record.

O avançado inglês acabaria por marcar o seu terceiro golo aos 77 minutos, quatro minutos depois do tento de Aurier, que permitiu aos ‘spurs’ dar a volta ao resultado.

De destacar a boa exibição dos jogadores portugueses, com José Sá seguro entre os postes, Rúben Semedo a fazer uma primeira parte impecável e a marcar o segundo golo da sua equipa e Podence a ser uma dor de cabeça para a defensiva dos ingleses.

Com este resultado, o Tottenham assegurou a passagem aos oitavos-de-final da competição juntamente com o Bayern. Na última jornada, Olympiacos e Estrela Vermelha vão lutar pelo terceiro lugar que dá acesso à Liga Europa.

Destaque também para a estreia de Mourinho na Champions pelo terceiro clube inglês. É o primeiro treinador a disputar a prova com três emblemas ingleses diferentes: Chelsea, Manchester United e agora Tottenham.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …