/

Estreia de Mourinho na Champions teve reviravolta épica. E até o apanha-bolas ajudou

1

Neil Hall / EPA

José Mourinho cumprimenta Dele Alli, na vitória do Tottenham contra o Olympiacos na Liga dos Campeões

O Tottenham garantiu, esta terça-feira, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ao vencer por 4-2 o Olympiacos, de Pedro Martins, que esteve a vencer por 2-0.

O resultado não expressa as dificuldades que o Olympiacos, que iniciou o jogo com os internacionais portugueses José Sá, Rúben Semedo e Podence, colocou aos ‘spurs’, principalmente na primeira parte, em que foi claramente superior e marcou dois golos (El Arabi e Rúben Semedo) contra apenas um dos ingleses (Harry Kane), que reduziram quase em cima do intervalo, após uma falha do central tunisino Yassine Meriah.

Na segunda parte, o Tottenham conseguiu dar a volta ao resultado, mas em grande parte pela superior qualidade individual dos seus jogadores, sobretudo ao nível da finalização, perante um Olympiacos que surpreendeu pela positiva e que, depois do 2-2, foi à procura do terceiro e chegou a assustar.

A equipa de Mourinho também conseguiu chegar ao 2-2 graças à perspicácia de um apanha-bolas que, ao mesmo tempo que os jogadores de Pedro Martins pediam uma falta não assinalada, entregou rapidamente a bola ao Tottenham, que fez o lançamento lateral de imediato e permitiu a Kane fazer o golo do empate.

O treinador português não escondeu a satisfação com a atitude do jovem, indo ao seu encontro nos festejos do golo para lhe agradecer e lhe dar um sentido abraço. Na conferência de imprensa depois do jogo, Mourinho revelou que até o quis convidar para celebrar com a equipa no balneário, mas sem sucesso.

“Para colocar a bola em campo de forma tão rápida tens de ser um apanha-bolas muito bom. Tive essa missão entre os meus 10 e 14 anos, fui um apanha-bolas muito bom e ele também o é. Entendeu o jogo, sabe lê-lo, não está apenas a olhar para as bancadas. Está a viver o jogo e a jogá-lo muito bem. Quis convidá-lo para celebrar connosco no balneário connosco, mas desapareceu!”, disse, citado pelo Record.

O avançado inglês acabaria por marcar o seu terceiro golo aos 77 minutos, quatro minutos depois do tento de Aurier, que permitiu aos ‘spurs’ dar a volta ao resultado.

De destacar a boa exibição dos jogadores portugueses, com José Sá seguro entre os postes, Rúben Semedo a fazer uma primeira parte impecável e a marcar o segundo golo da sua equipa e Podence a ser uma dor de cabeça para a defensiva dos ingleses.

Com este resultado, o Tottenham assegurou a passagem aos oitavos-de-final da competição juntamente com o Bayern. Na última jornada, Olympiacos e Estrela Vermelha vão lutar pelo terceiro lugar que dá acesso à Liga Europa.

Destaque também para a estreia de Mourinho na Champions pelo terceiro clube inglês. É o primeiro treinador a disputar a prova com três emblemas ingleses diferentes: Chelsea, Manchester United e agora Tottenham.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.