Estreia de Mourinho na Champions teve reviravolta épica. E até o apanha-bolas ajudou

Neil Hall / EPA

José Mourinho cumprimenta Dele Alli, na vitória do Tottenham contra o Olympiacos na Liga dos Campeões

O Tottenham garantiu, esta terça-feira, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ao vencer por 4-2 o Olympiacos, de Pedro Martins, que esteve a vencer por 2-0.

O resultado não expressa as dificuldades que o Olympiacos, que iniciou o jogo com os internacionais portugueses José Sá, Rúben Semedo e Podence, colocou aos ‘spurs’, principalmente na primeira parte, em que foi claramente superior e marcou dois golos (El Arabi e Rúben Semedo) contra apenas um dos ingleses (Harry Kane), que reduziram quase em cima do intervalo, após uma falha do central tunisino Yassine Meriah.

Na segunda parte, o Tottenham conseguiu dar a volta ao resultado, mas em grande parte pela superior qualidade individual dos seus jogadores, sobretudo ao nível da finalização, perante um Olympiacos que surpreendeu pela positiva e que, depois do 2-2, foi à procura do terceiro e chegou a assustar.

A equipa de Mourinho também conseguiu chegar ao 2-2 graças à perspicácia de um apanha-bolas que, ao mesmo tempo que os jogadores de Pedro Martins pediam uma falta não assinalada, entregou rapidamente a bola ao Tottenham, que fez o lançamento lateral de imediato e permitiu a Kane fazer o golo do empate.

O treinador português não escondeu a satisfação com a atitude do jovem, indo ao seu encontro nos festejos do golo para lhe agradecer e lhe dar um sentido abraço. Na conferência de imprensa depois do jogo, Mourinho revelou que até o quis convidar para celebrar com a equipa no balneário, mas sem sucesso.

“Para colocar a bola em campo de forma tão rápida tens de ser um apanha-bolas muito bom. Tive essa missão entre os meus 10 e 14 anos, fui um apanha-bolas muito bom e ele também o é. Entendeu o jogo, sabe lê-lo, não está apenas a olhar para as bancadas. Está a viver o jogo e a jogá-lo muito bem. Quis convidá-lo para celebrar connosco no balneário connosco, mas desapareceu!”, disse, citado pelo Record.

O avançado inglês acabaria por marcar o seu terceiro golo aos 77 minutos, quatro minutos depois do tento de Aurier, que permitiu aos ‘spurs’ dar a volta ao resultado.

De destacar a boa exibição dos jogadores portugueses, com José Sá seguro entre os postes, Rúben Semedo a fazer uma primeira parte impecável e a marcar o segundo golo da sua equipa e Podence a ser uma dor de cabeça para a defensiva dos ingleses.

Com este resultado, o Tottenham assegurou a passagem aos oitavos-de-final da competição juntamente com o Bayern. Na última jornada, Olympiacos e Estrela Vermelha vão lutar pelo terceiro lugar que dá acesso à Liga Europa.

Destaque também para a estreia de Mourinho na Champions pelo terceiro clube inglês. É o primeiro treinador a disputar a prova com três emblemas ingleses diferentes: Chelsea, Manchester United e agora Tottenham.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …