Estreia hoje primeiro documentário sobre Kurt Cobain autorizado pela família

O documentário “Cobain: Montage of Heck”, de Brett Morgen, sobre o músico norte-americano Kurt Cobain, dos Nirvana, que morreu em 1994, estreia-se esta quinta-feira nos cinemas portugueses.

Com produção executiva de Frances Bean Cobain, filha do cantor, este é o primeiro documentário sobre Kurt Cobain autorizado pela família, e conta a vida do músico com recurso a depoimentos das pessoas mais próximas e ao arquivo pessoal, nomeadamente diários, pinturas, desenhos e gravações áudio.

Montage of Heck” é o nome de uma cassete que Kurt Cobain gravou em 1988 com uma colagem de músicas e filmes. Essa gravação faz parte do espólio – com bastante material inédito – que estava à guarda da família de Cobain e que foi disponibilizado ao realizador Brett Morgen para o filme.

Para Brett Morgen, essa cassete foi uma espécie de mapa que ajudou a estruturar o filme e a entrar no mundo angustiado e tortuoso de Kurt Cobain, num trabalho de pesquisa que começou a ser feito em 2007.

Estreado no início deste ano no Festival Sundance, nos Estados Unidos, o filme não pretende mitificar a figura de Kurt Cobain na história da cultura popular norte-americana, nem tão pouco contar a história dos Nirvana. “O objetivo era fazer um filme sincero” sobre a vida do músico, afirmou o realizador este mês, em entrevista à revista Esquire.

@alka_seltzer666 / Twitter

Frances Bean Cobain, filha de Kurt Cobain e Courtney Cox, produziu o documentário

Frances Bean Cobain, filha de Kurt Cobain e Courtney Cox, produziu o documentário

“Todos os dias tentava afastar-me do mito e aproximar-me do homem. E, quanto mais me aproximava, mais eu gostava dele. Senti uma tremenda afinidade com Kurt e espero que isso tenha passado para o público”, disse.

“Montage of Heck” é uma “viagem emocional” pela vida de Kurt Cobain, nascido em Aberdeen, até aos dias em que se viu consumido pelas drogas e pelos pensamentos depreciativos e suicidas.

O filme inclui depoimentos dos pais, da irmã, da ex-namorada, da mulher e do baixista Kris Novoselic, dos Nirvana, e assenta sobretudo em vídeos amadores que registam os primeiros anos de vida, os primeiros ensaios, a vida com Courtney Love e a filha. Há ainda imagens de arquivos de concertos e entrevistas.

O realizador incluiu também gravações áudio, com relatos pessoais e intimistas de Kurt Cobain, com ensaios e rascunhos de músicas, até aqui nunca revelados publicamente, e dezenas de desenhos, excertos de diários e cadernos de apontamentos, poemas e letras de canções.

É nestas gravações pessoais que se sabe das primeiras tentativas de suicídio de Kurt Cobain, como se sentia socialmente inadaptado e afetado pela separação dos pais. É também nesses registos que se ouve uma versão acústica – inédita – de um tema dos Beatles.

No filme, o autor de “Smells like teen spirit” deixa claro que nunca quis ser uma estrela do rock nem porta-voz de uma geração de jovens angustiados, deprimidos ou zangados com o mundo. Hiperativo e atormentado, Kurt Cobain dizia que nunca tinha procurado a fama, queria apenas fazer música e tinha medo de deixar de ser criativo.

Contado de forma cronológica, “Montage of heck” termina com Kurt Cobain a cantar, com os Nirvana, num concerto acústico gravado no final de 1993 em Nova Iorque para a MTV.

A gravação acabaria por sair em álbum em novembro de 1994, meses depois da morte de Kurt Cobain.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …