Estranhas explosões eletromagnéticas antecedem os terramotos

Estas estranhas explosões eletromagnéticas que antecedem os terramotos poderiam ser usadas para prever o evento geológico.

Uma nova investigação sugere que a chave destas explosões eletromagnéticas está nos gases que ficam presos naquilo que é conhecido como “válvula de falha”. Estas camadas impermeáveis ​​de rocha podem deslizar por uma falha, criando um portão que bloqueia o fluxo de água subterrânea.

Quando a válvula parte e a pressão diminui, o dióxido de carbono ou metano dissolvido na água aprisionada é libertado, expandindo em volume e empurrando as fendas na falha.

À medida que o gás emerge, é também eletrificado, com os eletrões libertados das superfícies rachadas a ligarem-se às moléculas do gás e produzindo uma corrente à medida que se movem para cima.

Segundo o Science Alert, os cientistas testaram esta teoria em laboratório, nomeadamente com reações de diorito de quartzo, gabro, basalto e granito de grão fino em simulações semelhantes a terramotos em escala reduzida.

A equipa mostrou que as correntes de gás eletrificadas podem, de facto, estar relacionadas com a fratura da rocha. Além disso, segundo o artigo científico publicado recentemente na Earth, Planets and Space, também o tipo de rocha e o tipo de falha influenciam o comportamento.

Há, porém, outras hipóteses para explicar as explosões eletromagnéticas, como a teoria de que as próprias rochas se podem tornar semicondutores sob tensão e calor suficientes. Existem ainda especialistas que não consideram que estas explosões sejam indicadores de que um terramoto irá ocorrer.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …