Não faltam teorias sobre estranha criatura que “parece um lobo”, mas não é

Montana Fish / Wildlife and Parks

Segundo os especialistas, o corpo do animal apresenta características diferentes das de um lobo

Especialistas em vida selvagem nos Estados Unidos estão intrigados com um animal “parecido com um lobo”, morto por um fazendeiro no estado de Montana.

O fazendeiro disparou sobre a criatura a semana passada, quando percebeu que se estava a aproximar do seu rebanho. “Não fazemos ideia do que seja”, diz Bruce Auchly, porta-voz da FWP, a Agência de Pesca, Vida Selvagem e Parques do Montana, a um jornal local.

O organismo regulador aguarda pelo resultado de um teste de DNA para desvendar o mistério. Em comunicado à imprensa, a estranha criatura é descrita como uma “fêmea, jovem, não lactante e membro da família dos canídeos, que inclui cachorros, raposas, coiotes e lobos”.

Depois de inspeccionar a criatura, os especialistas adiantaram duvidar que se trate de um lobo, uma vez que os seus dentes são demasiado curtos, as patas dianteiras anormalmente pequenas e as garras muito grandes.

“Várias coisas me chamaram a atenção quando vi as fotos”, explica Ty Smucker, especialista em gestão de lobos da FWP. “As orelhas são muito grandes. As pernas parecem um pouco curtas. As patas parecem um pouco pequenas, e a pelagem parece estranha. Há realmente algo de bizarro no animal”.

Montana Fish / Wildlife and Parks

As patas do animal estão entre as partes que chamaram a atenção e que intrigam os especialistas

O resultado do teste de DNA para identificar de que espécie se trata afinal deverá demorar até uma semana. Mas entretanto, algumas teorias bizarras já circulam na internet, sugerindo que se poderia tratar, por exemplo, de um lobisomem, um jovem urso pardo ou de um parente do famoso Bigfoot.

A FWP registou as teorias “míticas” que estão a circular online, incluindo a de que o animal poderia ser um lobo gigante. “Em primeiro lugar, lobo gigante era uma música de 1971 dos Grateful Dead”, ironiza Auchly. “Conheço-a bem, já a ouvi muitas vezes”.

“Mas além disso, o lobo gigante é um animal pré-histórico, como os mastodontes e os tigres dentes de sabre. Por isso, não existe.”

Entre as teorias que circulam na internet, parece ter perdido força de que se possa tratar do lendário Chupa-cabra porque, dizem alguns, a região está demasiado a norte para que o possa ser. Outros questionam se não se tratará de um Dogman, figura folclórica do estado do Michigan, e há quem ache que pode ser um coilobo, mistura de lobo e coiote, ou um cão-lobo criado em cativeiro e depois libertado na natureza.

A caça ao lobo é permitida no estado de Montana e os habitantes do Montana têm licença para os matar se ameaçarem as suas propriedades, explica o FWP na nota de imprensa. A semana passada, especialistas estimaram a existência de aproximadamente 900 lobos em todo o estado.

// BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …