/

Não faltam teorias sobre estranha criatura que “parece um lobo”, mas não é

1

Montana Fish / Wildlife and Parks

Segundo os especialistas, o corpo do animal apresenta características diferentes das de um lobo

Especialistas em vida selvagem nos Estados Unidos estão intrigados com um animal “parecido com um lobo”, morto por um fazendeiro no estado de Montana.

O fazendeiro disparou sobre a criatura a semana passada, quando percebeu que se estava a aproximar do seu rebanho. “Não fazemos ideia do que seja”, diz Bruce Auchly, porta-voz da FWP, a Agência de Pesca, Vida Selvagem e Parques do Montana, a um jornal local.

O organismo regulador aguarda pelo resultado de um teste de DNA para desvendar o mistério. Em comunicado à imprensa, a estranha criatura é descrita como uma “fêmea, jovem, não lactante e membro da família dos canídeos, que inclui cachorros, raposas, coiotes e lobos”.

Depois de inspeccionar a criatura, os especialistas adiantaram duvidar que se trate de um lobo, uma vez que os seus dentes são demasiado curtos, as patas dianteiras anormalmente pequenas e as garras muito grandes.

“Várias coisas me chamaram a atenção quando vi as fotos”, explica Ty Smucker, especialista em gestão de lobos da FWP. “As orelhas são muito grandes. As pernas parecem um pouco curtas. As patas parecem um pouco pequenas, e a pelagem parece estranha. Há realmente algo de bizarro no animal”.

Montana Fish / Wildlife and Parks

As patas do animal estão entre as partes que chamaram a atenção e que intrigam os especialistas

O resultado do teste de DNA para identificar de que espécie se trata afinal deverá demorar até uma semana. Mas entretanto, algumas teorias bizarras já circulam na internet, sugerindo que se poderia tratar, por exemplo, de um lobisomem, um jovem urso pardo ou de um parente do famoso Bigfoot.

A FWP registou as teorias “míticas” que estão a circular online, incluindo a de que o animal poderia ser um lobo gigante. “Em primeiro lugar, lobo gigante era uma música de 1971 dos Grateful Dead”, ironiza Auchly. “Conheço-a bem, já a ouvi muitas vezes”.

“Mas além disso, o lobo gigante é um animal pré-histórico, como os mastodontes e os tigres dentes de sabre. Por isso, não existe.”

Entre as teorias que circulam na internet, parece ter perdido força de que se possa tratar do lendário Chupa-cabra porque, dizem alguns, a região está demasiado a norte para que o possa ser. Outros questionam se não se tratará de um Dogman, figura folclórica do estado do Michigan, e há quem ache que pode ser um coilobo, mistura de lobo e coiote, ou um cão-lobo criado em cativeiro e depois libertado na natureza.

A caça ao lobo é permitida no estado de Montana e os habitantes do Montana têm licença para os matar se ameaçarem as suas propriedades, explica o FWP na nota de imprensa. A semana passada, especialistas estimaram a existência de aproximadamente 900 lobos em todo o estado.

// BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.