/

Estranha cápsula de sono japonesa deixa os trabalhadores dormir uma sesta em pé

Giraffenap

A câmara assemelha-se a uma cabine telefónica e o seu conforto pode ser ajustado.

O Japão sempre foi uma nação de inovação, particularmente quando se trata do ambiente de trabalho. Os hotéis em cápsula já são conhecidos e há agora uma nova invenção chamada Giraffenap que está a expandir os limites do que significa fazer uma sesta rápida no trabalho.

Disponível em dois modelos, Spacia e Forest, esta estrutura semelhante a uma cápsula oferece aos funcionários exaustos a oportunidade de dormir enquanto estão em pé, tudo dentro de um espaço pouco maior do que uma cabine telefónica pública.

Os modelos Giraffenap, presumivelmente nomeados após a habilidade da girafa de dormir de pé, oferecem uma abordagem única para a sesta no escritório. Com dimensões semelhantes a uma cabine telefónica tradicional, o modelo Spacia tem uma altura de 2,57 metros, enquanto o modelo Forest é ligeiramente mais baixo, com 2,53 metros.

Ambos os modelos têm uma largura e profundidade de 1,2 metros. Embora possa parecer desconfortável, a empresa garante que o design, que oferece apoio à cabeça, às nádegas, às canelas e aos pés, facilitará uma agradável sesta curta. Um blogger local até atestou o seu conforto após experimentar um modelo inicial numa cafetaria.

Em parceria com a Universidade de Hokkaido e a Universidade Nacional Cheng Kung de Taiwan, a Giraffenap revelou que as cápsulas são projetadas para permitir que os indivíduos alcancem a fase 2 do sono, um estado de sono leve, e permaneçam nele por mais de 30 minutos. Isso garante que os utilizadores possam voltar ao trabalho sentindo-se revigorados e sem qualquer desorientação, refere o New Atlas.

A estrutura também está repleta de tecnologias modernas. Os utilizadores podem ajustar as almofadas e a altura do assento para acomodar diferentes tipos de corpo através de um painel de controlo.

A cápsula está equipada com opções de iluminação e portas USB para carregar dispositivos portáteis. Além disso, inclui ventoinhas de ventilação e purificadores de ar, garantindo um ambiente confortável. As funcionalidades de segurança também não foram negligenciadas; as cápsulas são resistentes a sismos e equipadas com o seu próprio sistema de extinção de incêndios.

No entanto, a introdução de tal invenção também levanta questões sobre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Embora dormir em público seja mais socialmente aceitável no Japão, a ideia de tais cápsulas poderia potencialmente normalizar horas prolongadas no local de trabalho, levando a um futuro distópico onde os trabalhadores nunca saiem do escritório.

Espera-se que os modelos Spacia e Forest cheguem ao mercado japonês entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Quanto à disponibilidade internacional, a empresa ainda não fez um anúncio.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.