Civic / Divulgação

Estrada romana terá sido construída há 2 mil anos. É uma descoberta “absolutamente surpreendente”.
Manchester estava a esconder uma estrada construída há cerca de 2 mil anos, dos tempos da expansão do Império Romano. Foi descoberta.
Durante escavações numa rua no bairro de Castlefield, uma equipa de arqueólogos descobriu uma estrada romada bem preservada – que estava apenas a poucos centímetros da superfície no centro da cidade inglesa.
O arqueólogo Graham Mottershead, que estava a liderar a escavação, fala à BBC sobre uma descoberta “absolutamente surpreendente”.
“É certamente a melhor arqueologia romana que vi no centro da cidade nos últimos 20 anos ou mais”, acrescenta Ian Miller, do Serviço Consultivo Arqueológico da Grande Manchester.
O facto de a estrada estar bem preservada é considerado algo notável – já que a estrutura de cascalho compactado estava tão próxima da superfície.
Os investigadores encontraram ainda artefatos daquela época, como fornos industriais e objetos domésticos.
Cerâmicas e vidrarias, dos três primeiros séculos d.C, foram essenciais para dar uma estimativa do período de uso da estrada por populações romanas em Manchester.
Os arqueólogos estimam que esta estrada tenha sido a principal rota de saída para o norte da região; ficava próxima do forte romano Mamucium.