/

Estrada que carrega carros elétricos já está em funcionamento

Primeira via com carregamento de carros elétricos por indução nos EUA funciona de forma semelhante ao que acontece com os telemóveis e é 100% segura. Uma Ford e-Transit teve o privilégio de ser a primeira a experimentar.

A cidade de Detroit, no Michigan, entrou para a história com a primeira via aberta com carregamento de carros elétricos por indução nos EUA. O projeto, feito em parceria com a startup israelita Electreon, está em fase de testes e deve ser expandido em breve.

O percurso de apenas 402 metros situa-se na Rua 14, no bairro de Corktown, entre as ruas Marantette e Dalzelle.

Para a experiência inicial, utilizou-se a carrinha elétrica Ford e-Transit. De acordo com a empresa, o teste foi realizado com sucesso e, em breve, outros veículos poderão ser carregados com o novo recurso.

Como funciona?

A tecnologia funciona de forma semelhante ao que acontece com os telemóveis.

O veículo passa por cima da via equipada com recetores e bobinas de cobre, que permitem o carregamento dos automóveis através de um campo magnético induzido, como o nome indica. Por outras palavras, a tecnologia é 100% segura contra choques e eventuais incidentes.

Segundo a Electreon, quando um carro elétrico não está a passar pela faixa eletrificada, todo o sistema permanece inativo automaticamente, de modo a evitar qualquer tipo de interferência em carros a combustão e para ajudar na poupança de energia.

A câmara municipal de Michigan, juntamente com o Departamento de Transportes (MDOT) e o Departamento de Desenvolvimento Económico e Corporativo, deve continuar com as experiências de modo a levar esta tecnologia para “o mundo real” em breve.

Na mesma cidade, existe um circuito fechado dentro da Estação Central de Michigan com a mesma tecnologia (em formato estático), onde continuam a ser realizados vários testes.

A mesma empresa já levou o projeto para a Alemanha, em 2022.

“A nossa tecnologia abastece as células de energia dos carros eletrificados de forma dinâmica ou enquanto eles estão parados. Com isso, eliminamos problemas como a autonomia e o tempo de recarga das baterias”, explicou o CEO da Electreon, Andreas Wendt.

Outras duas estações de carregamento estáticas foram instaladas em paragens de autocarro convencionais, locais estrategicamente escolhidos para que esses veículos de grande porte possam carregar as suas baterias durante o período em que estão parados.

ZAP // CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.