“Estou sim? É uma fraude”

Há duas semanas que os clientes das operadoras nacionais estão a receber chamadas internacionais de números desconhecidos nos seus telemóveis. Deco e PJ admitem que se pode tratar de mais um caso de burla dos consumidores.

Se recebeu uma chamada internacional de um número que não conhece, não devolva o telefonema: pode ser uma burla. O esquema é simples. O número dá dois toques à espera que ligue de volta e, se o fizer, ser-lhe-á cobrado o valor de uma chamada internacional que, dependendo do destino, poderá oscilar entre 5 a 6 cêntimos por minuto.

Polónia (+48), Tunísia (+216) e Mónaco (+377) são alguns dos países de origem deste esquema que tem afetado dezenas ou centenas de clientes de todas as operadoras em Portugal.

Nas últimas duas semanas, os alertas dos clientes têm chegado aos centros de apoio da Meo, da NOS e da Vodafone. As operadoras estão a recomendar a não devolução das chamadas. “Temos recebido contactos de clientes a relatarem esta situação. O que temos feito é alertar os clientes para o risco de devolverem chamadas internacionais para números que desconhecem”, explica fonte oficial da Vodafone citada pelo Diário de Notícias.

À Deco ainda não chegaram queixas dos consumidores, mas Ingride Pereira admite que se possa tratar de mais um caso de burla.

“Pode constituir uma situação de burla em que a pessoa fica lesada no valor das chamadas”, diz a jurista do gabinete de apoio do consumidor da Deco. Embora ainda não seja claro qual o ganho associado a este contacto. “É uma chamada de um número internacional normal, à partida não haverá um ganho associado.”

Os números de contacto são sempre diferentes, por isso bloqueá-los não resolve o problema, nem o operador pode impedir a totalidade de chamadas internacionais, afinal não é possível distinguir uma chamada legítima de uma fraudulenta.

Ao devolver a chamada, o cliente português está a gerar tráfego para esse destino, uma situação que poderá configurar o que os especialistas designam de wangiri, termo japonês que significa one ring and cut. Ou seja, entidades fraudulentas detentores de números internacionais incentivam a geração de tráfego através de chamadas fantasmas massivas e aleatórias, recebendo parte da receita do tráfego terminado nesses destinos.

Os casos ainda não chegaram à Polícia Judiciária, que “não tem conhecimento” de nenhum fenómeno recente ligado a este tipo de situações com chamadas internacionais.

“Na maioria dos casos com chamadas internacionais, as burlas estão relacionadas com serviços de valor acrescentado. Mas podem existir situações em que há um serviço suportado na base, em que o objetivo é incrementar qualquer coisa, por exemplo o tráfego que pode interessar a quem promove essas chamadas”, diz Carlos Cabreiro, coordenador da UNC3T, a unidade da PJ que combate o crime informático.

A hipótese de a fraude ser uma uma possível tentativa de roubo de dados não está também posta de parte: “Era preciso saber o que está em causa, haver queixas“.

“Para saber se há burla, ou algum crime, temos de ter queixas para analisar”, adianta Carlos Cabreiro, que tem desenvolvido muito trabalho na área das telecomunicações, ligados a diversos tipo de crimes, como burla, extorsão e roubo de dados.

O único conselho a dar aos consumidores é ter cuidado com as chamadas efetuadas, sobretudo quando estão envolvidos indicativos internacionais.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já recebi nos últimos 3 dias 14 chamadas destas com os códigos:
    0044( 6*);
    0049( 4*);
    0040( 3*);
    00353( 1*).
    estão teimosos…

    • As pessoas que atendem, não conhecendo o número de lado nenhum, ligam nas esperança que alguém lhes diga que ganhou algo. Devem ser como os outros que recebem emails de entidades/pessoas que não conhecem e clicam nos links que lá vêm.
      Se não conhece, não seja curioso. A curiosidade matou o gato.

  2. O pior é quando vem uma chamada estranha, atendemos, e logo a seguir é encaminhado automaticamente para uma chamada internacional, ou de custo acrescentado, ficamos como seja nós a fazer a chamada. tenho um colega que aconteceu isso na minha presença, a mim também já me aconteceu, mas o meu telemóvel bloqueou a chamada automaticamente, e logo a seguir deu me a informação que era uma chamada automática e de custo acrescido, perguntava se mesmo assim queria ligar? confirmei que não, penso que não fui burlado devido ao bom anti-vírus que tenho no telemóvel, o telemóvel é dos bons com um bom sistema, mas não sou muito entendido de informática

RESPONDER

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …