Estivadores de Setúbal atrasaram a economia portuguesa

André Areias / Lusa

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), as “ações sindicais no porto de Setúbal, em novembro e dezembro, restringiram as exportações de automóveis”.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) culpa os estivadores de Setúbal de atrasarem a economia portuguesa. Os protestos dos trabalhadores precários, em novembro e dezembro do ano passado, prejudicaram significativamente a exportação de automóveis. Essa diminuição de exportações traduziu-se num impacto negativo no crescimento do país.

No estudo sobre Portugal incluído no novo panorama sobre as economias desenvolvidas, divulgado esta terça-feira, a OCDE destaca que existem outros problemas no setor portuário que podem condicionar a atividade das empresas portuguesas e limitar o crescimento económico do país como um todo. Neste âmbito, sublinha os contratos de concessão demasiado longos a operadores privados.

Segundo a organização, a expansão das exportações portuguesas, o motor do crescimento nos últimos anos, deverá registar o pior momento da última década (desde 2009, quando cederam 10%), avançando uns meros 2,4% neste ano (há seis meses, a OCDE previa uma expansão de 4,3% nas vendas nacionais ao exterior).

Com o andamento das exportações a cair, adianta o Diário de Notícias, o crescimento da economia teve de ser revisto em baixa, de 2,1% para 1,8%. Em todo o caso, está em linha com a nova previsão do governo no Programa de Estabilidade (1,9%).

Apesar de afirmar que o crescimento das exportações deverá desacelerar devido ao abrandamento da atividade económica dos principais parceiros comerciais (Espanha e Alemanha), a OCDE identifica também problemas internos que atrapalham o comércio externo português.

“O crescimento das exportações abrandou no final de 2018, e tal foi, em parte, reflexo das ações sindicais levadas a cabo no porto de Setúbal, em novembro e dezembro, que restringiram temporariamente as exportações de automóveis”, realça.

As observações deste organismo surgem na véspera de mais uma reunião entre o Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) e os operadores portuários de Setúbal, para chegar a um acordo de contrato coletivo de trabalho que aumente os salários e garanta a integração efetiva dos precários que ainda subsistem.

As partes reúnem-se esta quarta-feira no escritório de advogados Macedo Vitorino & Associados, em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esses malandros!…
    Berardos, BPN, BES, PPP,s, privatizações manhosas, etc, etc – nada disso atrasou a economia portuguesa; os malandros dos estivadores é que estragaram tudo!…

RESPONDER

Cães estão a ser vacinados contra o cancro. Se funcionar, seres humanos podem ser os próximos

https://vimeo.com/344427652 Uma pesquisa revolucionária vai testar uma vacina contra o cancro em centenas de cães nos Estados Unidos. Se o ensaio clínico for bem sucedido, o estudo pode abrir portas para o desenvolvimento de uma vacina …

Fernando Pimenta conquista medalha de prata em K1 1000

O canoísta português conquistou, esta quarta-feira, a medalha de prata na prova de K1 1000 dos II Jogos Europeus, elevando para 10 o número de pódios de Portugal em Minsk, igualando Baku 2015. Na central pista …

Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …