Este par de Levis do século XIX foi leiloado por 75 mil dólares – mas esconde uma página obscura da marca

1

Blake Burkhart / Flickr

Calças de ganga da Levi’s

Artigo contém uma ressalva de que este foi feito exclusivamente por trabalhadores brancos, numa altura em que nos Estados Unidos reinava uma política anti-China.

Um par de calças Levi’s foi vendido por mais de 75 mil dólares, mas, ao contrário de todos os restantes bens de consumo que têm aumentado drasticamente de preço, a culpa não é da inflação. Na realidade, o que distingue o par de calças é o facto de estas serem originárias do século XIX, daí terem sido leiloadas no Novo México.

Neste âmbito, dois colecionadores de roupa vintage juntaram-se para tentar a sua sorte, de forma a fazer o artigo regressar à Califórnia. As calças foram encontradas há anos pelo historiador de ganga Michael Harris num poço de mina abandonado, de acordo com o The Wall Street Journal. Para além do desgaste das calças e daquilo que os compradores e Harris acreditam ser cera de vela do antigo utilizador (um mineiro, eles parecem acreditar), as calças de ganga têm outro pedaço de história – um pedaço que Levi’s provavelmente quer esquecer.

Um dos bolsos desbotados das calças traz a frase “O único tipo feito por mão-de-obra branca“. Sobre este ponto, a empresa esclareceu, em declarações à NPR, que “a Levi Strauss & Co. é uma empresa com uma longa e maioritariamente orgulhosa herança. Ao longo da nossa história, esforçamo-nos por fazer o bem dentro e fora dos nossos negócios e por ser uma força positiva para a igualdade e justiça racial“, disse um porta-voz da Levi Strauss & Co. “Mas houve alturas em que ficámos aquém das nossas expectativas“.

“Uma crise económica nos Estados Unidos na [década] de 1870 levou a um elevado desemprego e alimentou sentimentos anti-chineses e uma discriminação desenfreada. Em 1882, quando o Congresso aprovou a Lei de Exclusão da China, houve uma pressão social significativa para não contratar trabalhadores chineses e a LS&Co. adoptou uma política laboral anti-chinesa“, disse o porta-voz.

A Lei de Exclusão Chinesa foi a primeira instância na história dos EUA em que os imigrantes foram impedidos de entrar nos Estados Unidos com base apenas na raça e classe. A lei estabeleceu uma proibição de 10 anos aos trabalhadores chineses que imigrassem para os Estados Unidos. Outras restrições à imigração de trabalhadores chineses continuaram bem no século XX, de acordo com os Arquivos Nacionais.

Durante esta época no século XIX, a Levi’s declarou em anúncios e nos seus produtos que os produtos eram “feitos por mão-de-obra branca”. A ideia era que este esclarecimento fosse melhorar as vendas e alinhar-se com os pontos de vista dos consumidores da época. Mais tarde, a empresa inverteu as suas políticas na década de 1890, disse o porta-voz. “Estamos totalmente empenhados em utilizar a nossa plataforma e a nossa voz para defender a igualdade real e lutar contra o racismo em todas as suas formas, tal como ele persiste hoje”, disse a empresa.

Após arrebatar o artigo, um dos vencedores planeia expô-lo na showroom incorporado na loja de roupa que detém na Califórnia, a Denim Doctors. Ainda assim, as visitas têm que ser agendadas, já que as calças exclusivas ficarão guardadas num cofre de banco.

ZAP //

1 Comment

  1. “A ideia era que este esclarecimento fosse melhorar as vendas e alinhar-se com os pontos de vista dos consumidores da época.”

    Agora a tendência é a publicidade “woke”. Também essa irá acabar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.