Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

António Oliveira Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o projecto não avançou, são uma “batata quente” para a qual o município de onde era natural o ditador não tem solução.

Estão em causa um busto de 500 quilos e uma estátua decapitada de 2,30 metros em bronze, ambas feitas pelo escultor Francisco Franco nos anos de 1930, como reporta o Público. A estátua decapitada é o que resta da que foi inaugurada em 1965 numa praça – em 1975 foi decapitada e em 1978, sofreu um atentado à bomba.

As duas obras foram cedidas pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) à Câmara Municipal de Santa Comba Dão, no âmbito de um protocolo que não referia o destino que teriam, mas que reportava para a “Rota de Figuras do Estado Novo“, um projecto que incluía a intenção da autarquia de transformar a “Escola-cantina Salazar” num Museu. Só que a contestação ao que foi interpretado como uma homenagem a Salazar levou à transformação do projecto na “Rede de Centros de Interpretação de História e Memória Política da Primeira República e do Estado” que pretende também abordar outras figuras, como Aristides de Sousa Mendes.

Certo é que dois anos depois da cedência das estátuas que aconteceu em Setembro de 2017, a autarquia ainda não decidiu o que fazer com elas.

Numa reunião autárquica realizada a 12 de Novembro passado, o presidente da Câmara, Leonel Gouveia, referiu aos deputados municipais que as estátuas estão “em instalações municipais, devidamente acomodadas” e que, “a seu tempo” se verá “qual será a melhor utilização a ser dada”, como cita o Público.

O protocolo de cedência assinado entre a DGPC e a autarquia previa “a criação de condições adequadas à sua conservação e exposição nas instalações da Câmara”, mas tal nunca veio a acontecer.

O historiador João Paulo Avelãs Nunes, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra que está envolvido no projecto da “Rede de Centros de Interpretação de História e Memória Política da Primeira República e do Estado”, refere ao Público que a exibição das estátuas não será opção porque seria “uma assunção do elogio e não há nenhuma hipótese de isso acontecer”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Muito simples para aquela que é feita em bronze: é derretê-la e utilizar o valor apurado com a venda desse metal para financiar alguma entidade – ou várias – cuja actividade está ligada a apoiar os portugueses mais desfavorecidos.
    Será sempre mais útil do que sendo utilizada para enaltecer esta malvada figura salazarenta e de má memória…!

  2. Por acaso não haverá por aí em praça pública alguma estátua ou busto dedicada a algum estadista ditador estrangeiro? Ou mesmo até a algum político nacional defensor dalguma ditadura? Duvido! No meu entender a CM de Santa Comba Dão deveria ter avançado com o projecto do museu onde cada qual lhe daria a interpretação que entendesse mas que não escondesse a realidade desse tempo, parece que alguém está amedrontado!

  3. … não sou nem nunca fui salazarista mas o medo que esta gente mostra do morto e enterrado que nem se importam de esconder a historia do país mostra bem com quem estamos a lidar… rsss

  4. As estátuas deveriam estar em lugar visivél como outros estão fazem parte da História de um homem governou Portugal pobre á nascença e pobre quando morreu a governar mais de 80 milhões de habitantes sem haver corrupção e um homem que governou 50 anos.
    Governou Portugal Continental, Ilhas, Arquipélagos, Colónias, Macau, Timor, India Goa Damão e Dio.
    Hoje entra-se pobre na politica e ao fim de de uns aninhos saem ricos…
    Salazar evitou que Portugal entra-se para a 2.ª Guerra Mundial, hoje se estivesse entrado teriamos milhões de mortos e hoje muitos por aqui comentam não eram nascidos sequer porque os familiares tinham morrido na 2.ª Guerra Mundial é a verdade…
    Portugal é o país que antes do 25 de Abril de 1974 estava a crescer 12% e hoje Portugal já não é Portugal porque está em divida com a UE, depois de muitos corruptos roubarem o povo.
    Portugal se não fosse o 25 de Abril hoje seria um País rico e estava a sem ser governado pela União Europeia, hoje estamos em divida 600% nunca a pagaremos e nunca nos governamos sozinhos,. Perdemos tudo desde as pescas, agricultura as minas, grandes empresas etc… etc…
    Não havia desemprego, não havia falta de respeito, não havia drogas etc… viviamos felizes, tinhamos segurança, havia saúde, comiamos peixe em águas limpidas, Bebiamos água limpida sem comprar garrafas de água, comiamos tudo biológico, não havia garrafas em plásticos ou sacos de plásticos etc… até os nossos brinquedos eram de madeira. ETC:: ETC.. ETC…
    Éramos donos de Portugal e hoje?????????????

    • Apoio este amigo de Portugal. Com algumas não concordei, mas agora muito menos…. ainda vão pôr uma estátua a Sócrates e mais uns quantos que por aí andam a viver a nossa custa. Criminosos nunca passam de suspeitos é esse à justiça que temos….
      Quem construiu a Ponte Salazar?

  5. Já agora se calhar querem derreter e com o bronze fazer uma estátua do Sócrates e mete-la na Assembleia da República. Será o Símbolo mais Alto da Honestidade e Patriotismo dos Comunistas Portugueses. Sugiro ainda banhar essa estátua em Ouro e Cravejar de diamantes

  6. Para quem andou a destruir votos clandestinos, antes de Abril de 74, e passados tantos anos isto já se tornou fastidioso. Os tingidos do PSD, os arco-íris do PS e os manchados de esquerda, que se calem para sempre. O PC não desmonta nem monta mas às vezes resvala. Não tentem passar uma esponja na história. Ela vai estar na memória futura, na História. Como um só exemplo, a ponte Salazar é a ponte Salazar e ao mesmo tempo 25 de Abril.

RESPONDER

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …