Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

António Oliveira Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o projecto não avançou, são uma “batata quente” para a qual o município de onde era natural o ditador não tem solução.

Estão em causa um busto de 500 quilos e uma estátua decapitada de 2,30 metros em bronze, ambas feitas pelo escultor Francisco Franco nos anos de 1930, como reporta o Público. A estátua decapitada é o que resta da que foi inaugurada em 1965 numa praça – em 1975 foi decapitada e em 1978, sofreu um atentado à bomba.

As duas obras foram cedidas pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) à Câmara Municipal de Santa Comba Dão, no âmbito de um protocolo que não referia o destino que teriam, mas que reportava para a “Rota de Figuras do Estado Novo“, um projecto que incluía a intenção da autarquia de transformar a “Escola-cantina Salazar” num Museu. Só que a contestação ao que foi interpretado como uma homenagem a Salazar levou à transformação do projecto na “Rede de Centros de Interpretação de História e Memória Política da Primeira República e do Estado” que pretende também abordar outras figuras, como Aristides de Sousa Mendes.

Certo é que dois anos depois da cedência das estátuas que aconteceu em Setembro de 2017, a autarquia ainda não decidiu o que fazer com elas.

Numa reunião autárquica realizada a 12 de Novembro passado, o presidente da Câmara, Leonel Gouveia, referiu aos deputados municipais que as estátuas estão “em instalações municipais, devidamente acomodadas” e que, “a seu tempo” se verá “qual será a melhor utilização a ser dada”, como cita o Público.

O protocolo de cedência assinado entre a DGPC e a autarquia previa “a criação de condições adequadas à sua conservação e exposição nas instalações da Câmara”, mas tal nunca veio a acontecer.

O historiador João Paulo Avelãs Nunes, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra que está envolvido no projecto da “Rede de Centros de Interpretação de História e Memória Política da Primeira República e do Estado”, refere ao Público que a exibição das estátuas não será opção porque seria “uma assunção do elogio e não há nenhuma hipótese de isso acontecer”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Muito simples para aquela que é feita em bronze: é derretê-la e utilizar o valor apurado com a venda desse metal para financiar alguma entidade – ou várias – cuja actividade está ligada a apoiar os portugueses mais desfavorecidos.
    Será sempre mais útil do que sendo utilizada para enaltecer esta malvada figura salazarenta e de má memória…!

  2. Por acaso não haverá por aí em praça pública alguma estátua ou busto dedicada a algum estadista ditador estrangeiro? Ou mesmo até a algum político nacional defensor dalguma ditadura? Duvido! No meu entender a CM de Santa Comba Dão deveria ter avançado com o projecto do museu onde cada qual lhe daria a interpretação que entendesse mas que não escondesse a realidade desse tempo, parece que alguém está amedrontado!

  3. … não sou nem nunca fui salazarista mas o medo que esta gente mostra do morto e enterrado que nem se importam de esconder a historia do país mostra bem com quem estamos a lidar… rsss

  4. As estátuas deveriam estar em lugar visivél como outros estão fazem parte da História de um homem governou Portugal pobre á nascença e pobre quando morreu a governar mais de 80 milhões de habitantes sem haver corrupção e um homem que governou 50 anos.
    Governou Portugal Continental, Ilhas, Arquipélagos, Colónias, Macau, Timor, India Goa Damão e Dio.
    Hoje entra-se pobre na politica e ao fim de de uns aninhos saem ricos…
    Salazar evitou que Portugal entra-se para a 2.ª Guerra Mundial, hoje se estivesse entrado teriamos milhões de mortos e hoje muitos por aqui comentam não eram nascidos sequer porque os familiares tinham morrido na 2.ª Guerra Mundial é a verdade…
    Portugal é o país que antes do 25 de Abril de 1974 estava a crescer 12% e hoje Portugal já não é Portugal porque está em divida com a UE, depois de muitos corruptos roubarem o povo.
    Portugal se não fosse o 25 de Abril hoje seria um País rico e estava a sem ser governado pela União Europeia, hoje estamos em divida 600% nunca a pagaremos e nunca nos governamos sozinhos,. Perdemos tudo desde as pescas, agricultura as minas, grandes empresas etc… etc…
    Não havia desemprego, não havia falta de respeito, não havia drogas etc… viviamos felizes, tinhamos segurança, havia saúde, comiamos peixe em águas limpidas, Bebiamos água limpida sem comprar garrafas de água, comiamos tudo biológico, não havia garrafas em plásticos ou sacos de plásticos etc… até os nossos brinquedos eram de madeira. ETC:: ETC.. ETC…
    Éramos donos de Portugal e hoje?????????????

    • Apoio este amigo de Portugal. Com algumas não concordei, mas agora muito menos…. ainda vão pôr uma estátua a Sócrates e mais uns quantos que por aí andam a viver a nossa custa. Criminosos nunca passam de suspeitos é esse à justiça que temos….
      Quem construiu a Ponte Salazar?

  5. Já agora se calhar querem derreter e com o bronze fazer uma estátua do Sócrates e mete-la na Assembleia da República. Será o Símbolo mais Alto da Honestidade e Patriotismo dos Comunistas Portugueses. Sugiro ainda banhar essa estátua em Ouro e Cravejar de diamantes

  6. Para quem andou a destruir votos clandestinos, antes de Abril de 74, e passados tantos anos isto já se tornou fastidioso. Os tingidos do PSD, os arco-íris do PS e os manchados de esquerda, que se calem para sempre. O PC não desmonta nem monta mas às vezes resvala. Não tentem passar uma esponja na história. Ela vai estar na memória futura, na História. Como um só exemplo, a ponte Salazar é a ponte Salazar e ao mesmo tempo 25 de Abril.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …