Descobertas estátuas quase em tamanho real esculpidas em túmulo em Pompeia

Alfio Giannotti

As esculturas representam um homem e uma mulher e os cientistas acreditam que a mulher em causa seria uma importante sacerdotisa de Ceres.

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas estátuas quase em tamanho real na antiga cidade romana de Pompeia que se acredita representarem uma mulher importante – possivelmente uma sacerdotisa – e um homem.

As esculturas foram encontradas num grande túmulo localizado na necrópole de Porta Sarno, uma das principais portas de Pompeia. De acordo com o The Guardian, as estátuas detalhadas, que remontam ao final do período da República Romana, adornavam uma parede funerária com vários nichos.

Os especialistas acreditam que a figura feminina pode representar uma sacerdotisa de Ceres, a deusa romana da agricultura e da fertilidade, com base na sua indumentária e nas jóias simbólicas esculpidas na escultura – incluindo uma lúnula, um pendente em forma de lua crescente tradicionalmente ligado às mulheres e à adoração da deusa.

A mulher aparece velada, a usar um manto sobre uma túnica e a segurar o que parecem ser folhas de louro – plantas historicamente associadas a rituais de purificação e cerimónias religiosas. Estas pistas sugerem que pode ter tido um papel religioso de prestígio na sociedade pompeiana. As sacerdotisas, ao contrário da maioria das mulheres da época romana, ocupavam posições públicas altamente respeitadas, tendo uma influência comparável à dos sacerdotes.

“Parece realmente uma mulher muito importante na elite local”, disse Gabriel Zuchtriegel, diretor do parque arqueológico de Pompeia. “Poderia ter sido uma sacerdotisa de Ceres, segurando estas plantas e o que parece ser um rolo de papiro”.

O homem, vestido com uma toga, está ao lado dela, mas os arqueólogos alertam para o facto de não se tratar necessariamente de um casal. “Pode ser o marido, mas também pode ser o filho”, disse Zuchtriegel, observando ainda que este tipo de estátuas apresenta por vezes pessoas não familiares. A ausência de uma inscrição deixa as suas identidades desconhecidas.

Uma surpresa durante a escavação foi a descoberta de uma antiga raiz de árvore preservada perto dos pés do homem.

As estátuas estão atualmente a ser restauradas e serão apresentadas numa exposição em Pompeia a partir de 16 de abril.

A escavação de Porta Sarno é um projeto conjunto entre o Parque Arqueológico de Pompeia e a Universidade Europeia de Valência. Em 2021, o mesmo sítio revelou os restos mumificados de um antigo escravo que ascendeu na hierarquia social, pondo em evidência a história complexa e diversificada de Pompeia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.