Estátua removida. Indígena mexicana no lugar de Colombo

Randal Sheppard / Flickr

Estátua de Cristóvão Colombo, no Paseo de la Reforma, na Cidade do México

Uma estátua de Cristóvão Colombo, que foi removida no ano passado da sua posição na via principal da Cidade do México, não será devolvida ao local, informaram as autoridades municipais.

De acordo com a CNN, que cita a presidente da câmara da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, a mesma será substituída por uma estátua de uma mulher indígena, em reconhecimento às contribuições dos povos nativos do México.

Sheinbaum, que fez o anúncio no domingo, no Dia da Mulher Indígena, disse que o legado de Colombo tem “duas visões”: uma eurocêntrica e outra que reconhece que existiam civilizações nas Américas antes da sua chegada.

“Devemos-lhes [indígenas] isso e existimos por sua causa. É a história do nosso país e da nossa pátria”, disse a responsável.

A estátua de Colombo encontrava-se no Paseo de la Reforma, a principal avenida da Cidade do México, desde o final do século 19. Em outubro de 2020, foi removida para restauro. Sheinbaum e o Presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, indicaram na época que foi removida para evitar que os manifestantes a vandalizassem.

Ao invés do “Dia de Colombo”, o país celebra a 12 de outubro o “Dia de la Raza”, feriado no qual os mexicanos reconhecem “a herança mista indígena e europeia do México”, lê-se na Enciclopédia Britânica.

O escultor Pedro Reyes criará uma estátua de uma mulher olmeca. O povo olmeca é considerado uma das primeiras grandes civilizações do que se tornaria o México.

“É muito importante dedicar um monumento às mulheres indígenas e à Terra, porque se alguém pode nos ensinar como cuidar deste planeta, são os nossos povos nativos, e é precisamente isso que devemos aprender novamente”, indicou Reyes, citado pelo mexicano El Universal.

A estátua de Colombo será transferida para o Parque América, um parque no bairro de Polanco, na Cidade do México, informou o mesmo jornal.

  ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Que triste. Os heróis dos países estão a ser ostracizados, não sei em nome de quê… Esta mulher indígena, terá que ver com o México ou com o que era antes de ser México? Que contribuiu ela para o desenvolvimento e modernização do México actual? Não sei se concordo com estas decisões… sinceramente. Seria o mesmo que retirar o D. Afonso Henriques e ir colocar no seu lugar um qualquer visigodo ou outro de povos anteriores ou posteriores da península ibérica, que na realidade não têm a ver com a Portugalidade. Adoro o México, é um país maravilhoso, onde já vivi 2 anos e adorei, mas… não posso concordar com estas decisões…

    • Concordo totalmente.
      Falta cultura e visão histórica.
      Estátuas e outros monumentos nos recordam de pessoas e fatos importantes da história, dificilmente perfeitos mas sempre importantes.
      Cabe aos pais, professores e pessoas em geral apontar os efeitos benéficos e os defeitos em cada caso.
      Uma estátua não é uma aprovação nem a negação de eventuais pontos negativos.
      Os ativistas do momento revelam intolerância e desrespeito para com qualquer pessoa ou fato que os desagrade. Demonstram ser intolerantes, preconceituosos e discriminatórios, tudo o que condenam nos outros.

  2. Isto é apenas uma forma de abafar a história de um país e de um certo racismo contra a mesma, nada impediria de erigirem uma estátua ou milhares delas em homenagem à mulher mexicana se assim o entendem, sem estarem a procurar encobrir o passado do país. Será que se amanhã um jovem indígena perguntar a razão por que existem tantos brancos no país alguém lhes responderá que caíram do céu? Será que os índios são todos boa gente e os brancos o contrário?

  3. Com estas atitudes estúpidas e sem qualquer nexo, esta gente mal formada e a pensar que são os maiores, querem “lavar” a história.
    Nunca o conseguirão. Teriam que queimar todos os livros do mundo e…
    Há que respeitar o passado para se poder seguir em frente.

  4. Concordo com tudo o que foi escrito, mas porquê a mulher indígena tem o dia da mulher num dia diferente das outras mulheres ? a minha opinião é que o mundo está a tornar-se intolerante e radical, e os moderados porque o são, não estão a impor-se, e os radicais estão a ganhar força, é a escola que tem que tratar do assunto, mas, com quem?.

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …