Estátua incrível de Hércules com 2000 anos descoberta em ruínas na Grécia

1

A estátua foi descoberta na cidade de Philippi e é datada do Império Romano. A escultura foi usada para adornar uma fonte e continuava presente nos edifícios públicos séculos depois da queda do Império Romano.

Uma estátua clássica de Hércules com 2000 mil anos, da altura do Império Romano, foi encontrada no meio das ruínas da antiga cidade grega de Philippi. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura e do Desporto da Grécia.

Estranhamente, a estátua é algumas centenas de anos mais antiga do que as próprias ruínas onde foi encontrada, o que sugere que os artefactos romanos eram usados na decoração dos edifícios públicos muito depois da queda do Império.

A equipa de arqueólogos concluiu as escavações em meados de Setembro. Para além da estátua de Hércules, o trabalho também revelou uma estrutura com vários ornamentos que os cientistas acreditam ser uma fonte que a estátua teria adornado.

A cidade de Philippi foi uma grande metrópole, mas acabou por ser abandonada no século XIV, quando os bizantinos caíram perante o Império Otomano. A estátua incrivelmente bem-preservada de Hércules foi descoberta durante escavações a um edifício com vista para uma grande praça, que se acredita que terá sido construído nos séculos VIII ou IX, quando Philippi fazia parte do Império Bizantino.

Reza a lenda que Hércules, o filho de Zeus, completou os Doze Trabalhos como um castigo por ter matado os seus próprios filhos num momento de raiva. O primeiro destes desafios supostamente impossíveis foi matar o Leão de Nemeia, que tinha um pelo dourado que o protegia de todas as lanças, espadas ou setas.

Hércules simplesmente estrangulou o leão, sendo muitas rezes retratado a segurar as peles do animais em pinturas ou esculturas. A estátua descoberta agora não é uma exceção, já que retrata Hércules a segurar o corpo do leão morto numa mão e o seu famoso bastão na outra, relata o IFLScience.

Philippi tem sido escavada várias vezes nos últimos anos e estão agendados mais trabalhos para 2023. A cidade foi declarada património da UNESCO em 2016.

ZAP //

1 Comment

  1. Muito bem! eu sabia que Hércules era filho de Zeus, só não sabia que ele matou os próprios filhos e matou o leão! castigo de Zeus, foi a sua estátua, estar tantos anos enterrada entre ruínas! e parece que o leão ficou inteiro! há coisas “do arco da velha!” como se costuma dizer! Zeus para quem não saiba, era o Deus principal daquela época, porque eles tinham vários Deuses, mas todos obedeciam só a Um: “Zeus” e é curioso que só mudou a ‘primeira consoante’ para o resto dos séculos! “Deus” é único e há que ter respeito!! Eu não quero ficar soterrada, nem entre ruínas, nem coisa nenhuma do género! Deus nos livre e guarde, dessas aberrações! Saúde e Paz é tudo o que precisamos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.