Estátua descoberta por exploradores nazis é feita de um meteorito

d.r. Elmar Buchner / BBC

Homem de Ferro, a estátua descoberta por uma expedição nazista, foi esculpida num meteorito.

Homem de Ferro, a estátua descoberta por uma expedição nazi, foi esculpida num meteorito.

Uma estátua antiga descoberta por uma expedição alemã na década de 1930 foi originalmente esculpida num meteorito raro, extremamente valioso.

Investigadores que analisaram recentemente a estatueta, com mais de mil anos, dizem que o objecto, que tem uma suástica no peito, é feito de uma forma rara de ferro com alto teor de níquel.

Os cientistas acreditam que o material seja uma parte do meteorito Chinga, que caiu na Terra há cerca de 15 mil anos.

A descoberta foi publicada no Journal Meteoritics and Planetary Science.

A estátua, de 24 centímetros de altura e 10 quilos, é chamada de Homem de Ferro.

Origem desconhecida

A história deste objecto de valor inestimável parece-se mais com a de um filme de Indiana Jones do que com uma pesquisa científica.

A estátua foi descoberta no Tibete em 1938 pelo cientista alemão Erns Schafer.

A expedição de Schafer tinha apoios dos nazis, em particular de Heinrich Himmler, o chefe da SS.

Himmler, dizem, acreditava que a raça ariana tinha tido origem no Tibete e gostava de recuperar objectos da região.

Levada para a Alemanha, a estátua tornou-se parte de uma colecção privada e ficou fora da vista do público até 2007, altura em que foi vendida a um coleccionador.

O novo dono procurou saber cientificamente as origens da sua aquisição e, para isso, procurou a opinião do perito Elmar Buchner, da Universidade de Estugarda.

“Tive a certeza absoluta de que era um meteorito assim que a vi, mesmo a dez metros de distância”, diz Buchner à BBC.

O indício, segundo Buchner, eram pequenas marcas semelhantes a impressões digitais causadas pela fusão do metal à superfície.

“É rico em níquel e em cobalto. Menos de 0,1% de todos os meteoritos e menos de 1% dos meteoritos de ferro são ataxites, que é o tipo mais raro de meteorito que se pode encontrar.”

Em muitas culturas, desde o início dos tempos que os meteoritos são um sinal de actividade divina. O antigo povo inuíte fabricava facas e jóias com meteoritos de ferro.

Mas identificar as suas origens exactas é, muitas vezes, extremamente difícil.

Os cientistas alemães e austríacos que trabalharam no Homem de Ferro com Buchner ficaram surpreendidos por poder situar a estátua num evento específico na história dos meteoritos.

Elmar Buchner / Universidade de Estugarda

Acredita-se que a estátua, com uma suástica no peito, retrata o deus Vaisravana

Acredita-se que a estátua, com uma suástica no peito, retrata o deus Vaisravana

Valor inestimável

Os investigadores acreditam que a estátua foi esculpida num pedaço do meteorito Chinga que caiu na fronteira da região da Sibéria oriental e da Mongólia há cerca de 15 mil anos.

Os escombros da queda só foram descobertos em 1913 por caçadores de ouro, mas o fragmento individual de que a estátua foi feita foi descoberto muitos séculos antes.

“Ficamos muito surpreendidos com o resultado”, disse Buchner. “Ok, é um meteorito, mas o que me surpreendeu foi que pudemos também constatar que era do Chinga”.

Acredita-se que a estátua retrata o deus Vaisravana. Os cientistas acreditam que pertence à cultura pré-budista Bon, que existiu na Ásia há cerca de mil anos.

“Se estivermos certo e a estátua tiver sido feita pela cultura Bon no século XXI, ela tem um valor absolutamente inestimável e é absolutamente única no mundo“, revela Buchner.

Nem a pessoa que esculpiu a peça nem os nazis tinham qualquer ideia de que o material era uma substância rara.

Para manter o elemento hollywoodesco da história, Buchner acrescenta que a estátua tem uma certa aura.

“É extremamente impressionante, antes era quase toda dourada. E isso representa um grande mistério.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …