Estátua de madeira russa é duas vezes mais antiga do que as pirâmides do Egito

Os resultados de uma investigação internacional sobre a escultura de madeira encontrada na região dos Urais, na Rússia, conhecida como Ídolo de Shigir, superaram todas as expectativas: a sua idade é de 11.000 anos, duas vezes mais que as pirâmides egípcias, o que o torna a peça mais antiga do género no mundo.

De acordo com Mikhail Zhilin, investigador do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, “as pirâmides egípcias são crianças em comparação com Ídolo”. A peça de quase três metros, coberta com inscrições, foi encontrada em 1890 a 100 quilómetros de Yekaterinburg e mostrou-se mais antiga do que se pensava, ganhando assim o título da mais antiga escultura de madeira do mundo, relata a Rossiyskaya Gazeta.

Em 1997, cientistas de São Petersburgo tentaram pela primeira vez datar a escultura, concluindo na altura através de análises de radiocarbono que teria cerca de 9.500 anos – mas os resultados não foram reconhecidos pela comunidade científica internacional.

No ano passado, dois especialistas alemães chegaram a Yekaterinburg para realizar as suas próprias análises: Uwe Hoysner, do Instituto Arqueológico de Berlim, um dos melhores especialistas do mundo em árvores antigas, e Thomas Terberger, de Hanover, especialista em espectrometria de massa acelerada.

“Os resultados superaram as nossas expectativas”, afirma Thomas Terberger. “O Ídolo de Shigir tem 11.000 anos“, defende, destacando que é um dado muito importante para a comunidade científica internacional, uma vez que ajuda a compreender o desenvolvimento da civilização, a arte da região da Eurásia e de toda a Humanidade.

“Podemos agora afirmar que naquela época, 11.000 anos atrás, os caçadores, pescadores e recoletores dos Urais não eram menos desenvolvidos do que os agricultores do Médio Oriente”, acrescentou.

Mikhail Zhilin salientou o facto da estátua ser duas vezes mais velha do que as mais antigas pirâmides egípcias, o que significa que quando os glaciares recuaram nos Urais, no início do Mesolítico, formou-se ali uma sociedade muito mais civilizada do que se pensava anteriormente.

ZAP / RT

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não me admiro nada que seja uma alusão a um ser extraterrestre, a quem eles chamariam de “deus dos céus”.
    A história repete-se sempre.

  2. Mais propaganda de história falsa..
    Onde estão os factos que comprovam que a pirâmides egípcias têm menos de 11mil anos? isto é mais propaganda á historia criada por elites para apaziguar o povo ignorante. A seguir vamos todos tambem acreditar que o holocausto ocorreu quando na verdade todas as provas factuais(não as criadas pelo conglomerado judeu) indicam que sim ocorreu um holocausto, mas do povo germano que ascendeu aos 5 milhoes de mortos derivados ao incarceramento por americanos e ingleses após o “final” da 2ª guerra. zap zap.. cada vez mais pseudo jornalística aqui se ve..

    • Veja la se nao aconteceu foi holocausto nenhum aos judeus…afirmacoes tipicas dos nazis. Coitadinhos dos alemães ,daqui a nada …morreram mais alemães do que judeus,negros,ciganos etc quer ver?

  3. Na verdade a vida neste planeta foi compartilhada por varios grupos de outros sistemas planetários mas porém como hoje a istoria esta por imitar o passado mas so tem uma diferença nos não temos como abandonar o planeta

RESPONDER

PS adia negociações com partidos de esquerda

Os socialistas vão adiar todas as reuniões com os partidos sobre as medidas para o Orçamento do Estado. O encontro com o BE estava marcado para amanhã e foi cancelado. O mesmo acontecerá com o …

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …