Estátua de madeira russa é duas vezes mais antiga do que as pirâmides do Egito

Os resultados de uma investigação internacional sobre a escultura de madeira encontrada na região dos Urais, na Rússia, conhecida como Ídolo de Shigir, superaram todas as expectativas: a sua idade é de 11.000 anos, duas vezes mais que as pirâmides egípcias, o que o torna a peça mais antiga do género no mundo.

De acordo com Mikhail Zhilin, investigador do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, “as pirâmides egípcias são crianças em comparação com Ídolo”. A peça de quase três metros, coberta com inscrições, foi encontrada em 1890 a 100 quilómetros de Yekaterinburg e mostrou-se mais antiga do que se pensava, ganhando assim o título da mais antiga escultura de madeira do mundo, relata a Rossiyskaya Gazeta.

Em 1997, cientistas de São Petersburgo tentaram pela primeira vez datar a escultura, concluindo na altura através de análises de radiocarbono que teria cerca de 9.500 anos – mas os resultados não foram reconhecidos pela comunidade científica internacional.

No ano passado, dois especialistas alemães chegaram a Yekaterinburg para realizar as suas próprias análises: Uwe Hoysner, do Instituto Arqueológico de Berlim, um dos melhores especialistas do mundo em árvores antigas, e Thomas Terberger, de Hanover, especialista em espectrometria de massa acelerada.

“Os resultados superaram as nossas expectativas”, afirma Thomas Terberger. “O Ídolo de Shigir tem 11.000 anos“, defende, destacando que é um dado muito importante para a comunidade científica internacional, uma vez que ajuda a compreender o desenvolvimento da civilização, a arte da região da Eurásia e de toda a Humanidade.

“Podemos agora afirmar que naquela época, 11.000 anos atrás, os caçadores, pescadores e recoletores dos Urais não eram menos desenvolvidos do que os agricultores do Médio Oriente”, acrescentou.

Mikhail Zhilin salientou o facto da estátua ser duas vezes mais velha do que as mais antigas pirâmides egípcias, o que significa que quando os glaciares recuaram nos Urais, no início do Mesolítico, formou-se ali uma sociedade muito mais civilizada do que se pensava anteriormente.

ZAP / RT

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não me admiro nada que seja uma alusão a um ser extraterrestre, a quem eles chamariam de “deus dos céus”.
    A história repete-se sempre.

  2. Mais propaganda de história falsa..
    Onde estão os factos que comprovam que a pirâmides egípcias têm menos de 11mil anos? isto é mais propaganda á historia criada por elites para apaziguar o povo ignorante. A seguir vamos todos tambem acreditar que o holocausto ocorreu quando na verdade todas as provas factuais(não as criadas pelo conglomerado judeu) indicam que sim ocorreu um holocausto, mas do povo germano que ascendeu aos 5 milhoes de mortos derivados ao incarceramento por americanos e ingleses após o “final” da 2ª guerra. zap zap.. cada vez mais pseudo jornalística aqui se ve..

    • Veja la se nao aconteceu foi holocausto nenhum aos judeus…afirmacoes tipicas dos nazis. Coitadinhos dos alemães ,daqui a nada …morreram mais alemães do que judeus,negros,ciganos etc quer ver?

  3. Na verdade a vida neste planeta foi compartilhada por varios grupos de outros sistemas planetários mas porém como hoje a istoria esta por imitar o passado mas so tem uma diferença nos não temos como abandonar o planeta

RESPONDER

“Ajudar o presidente a encontrar mulheres”. Deputada do PSD vai enviar lista de candidatas disponíveis para as autárquicas

No sábado, o líder do PSD Rui Rio afirmou que o partido tinha dificuldade em encontrar candidatas mulheres para as eleições autárquicas. Em resposta, Lina Lopes, coordenadora das Mulheres Social-Democratas, diz que não faltam mulheres …

Chega vai questionar Governo sobre "despesas supérfluas" da presidência da UE

O deputado único do Chega anunciou, no domingo, que vai questionar esta segunda-feira o gabinete do primeiro-ministro acerca das "despesas supérfluas" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Em comunicado, André Ventura, que foi reeleito …

Ministra da Saúde alerta para continuidade de “três ameaças” da pandemia

A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira. Em declarações …

Portugal está "em condições invejáveis" de produzir hidrogénio verde, diz ministro do ambiente

"Estamos mesmo em condições invejáveis de sermos um grande produtor de hidrogénio verde", assegurou o ministro do ambiente e da ação climática, João Pedro Matos Fernandes, no terceiro de quatro debates do Expresso e da …

Biólogo defende que pandemia pode ter nascido de "erro honesto" em laboratório chinês

Professor de Princeton defende que não é possível descartar a possibilidade de que a pandemia tenha começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan. A origem da pandemia de Covid-19 continua por apurar …

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …

Polícia filipina matou nove pessoas associadas a "grupos terroristas comunistas"

A polícia filipina apoiada por militares matou nove pessoas durante o fim de semana numa série de operações contra suspeitos de insurreição comunista, tendo as autoridades dito que os suspeitos dispararam primeiro, críticos dizem que …