Estátua de madeira russa é duas vezes mais antiga do que as pirâmides do Egito

Os resultados de uma investigação internacional sobre a escultura de madeira encontrada na região dos Urais, na Rússia, conhecida como Ídolo de Shigir, superaram todas as expectativas: a sua idade é de 11.000 anos, duas vezes mais que as pirâmides egípcias, o que o torna a peça mais antiga do género no mundo.

De acordo com Mikhail Zhilin, investigador do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, “as pirâmides egípcias são crianças em comparação com Ídolo”. A peça de quase três metros, coberta com inscrições, foi encontrada em 1890 a 100 quilómetros de Yekaterinburg e mostrou-se mais antiga do que se pensava, ganhando assim o título da mais antiga escultura de madeira do mundo, relata a Rossiyskaya Gazeta.

Em 1997, cientistas de São Petersburgo tentaram pela primeira vez datar a escultura, concluindo na altura através de análises de radiocarbono que teria cerca de 9.500 anos – mas os resultados não foram reconhecidos pela comunidade científica internacional.

No ano passado, dois especialistas alemães chegaram a Yekaterinburg para realizar as suas próprias análises: Uwe Hoysner, do Instituto Arqueológico de Berlim, um dos melhores especialistas do mundo em árvores antigas, e Thomas Terberger, de Hanover, especialista em espectrometria de massa acelerada.

“Os resultados superaram as nossas expectativas”, afirma Thomas Terberger. “O Ídolo de Shigir tem 11.000 anos“, defende, destacando que é um dado muito importante para a comunidade científica internacional, uma vez que ajuda a compreender o desenvolvimento da civilização, a arte da região da Eurásia e de toda a Humanidade.

“Podemos agora afirmar que naquela época, 11.000 anos atrás, os caçadores, pescadores e recoletores dos Urais não eram menos desenvolvidos do que os agricultores do Médio Oriente”, acrescentou.

Mikhail Zhilin salientou o facto da estátua ser duas vezes mais velha do que as mais antigas pirâmides egípcias, o que significa que quando os glaciares recuaram nos Urais, no início do Mesolítico, formou-se ali uma sociedade muito mais civilizada do que se pensava anteriormente.

ZAP / RT

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não me admiro nada que seja uma alusão a um ser extraterrestre, a quem eles chamariam de “deus dos céus”.
    A história repete-se sempre.

  2. Mais propaganda de história falsa..
    Onde estão os factos que comprovam que a pirâmides egípcias têm menos de 11mil anos? isto é mais propaganda á historia criada por elites para apaziguar o povo ignorante. A seguir vamos todos tambem acreditar que o holocausto ocorreu quando na verdade todas as provas factuais(não as criadas pelo conglomerado judeu) indicam que sim ocorreu um holocausto, mas do povo germano que ascendeu aos 5 milhoes de mortos derivados ao incarceramento por americanos e ingleses após o “final” da 2ª guerra. zap zap.. cada vez mais pseudo jornalística aqui se ve..

    • Veja la se nao aconteceu foi holocausto nenhum aos judeus…afirmacoes tipicas dos nazis. Coitadinhos dos alemães ,daqui a nada …morreram mais alemães do que judeus,negros,ciganos etc quer ver?

  3. Na verdade a vida neste planeta foi compartilhada por varios grupos de outros sistemas planetários mas porém como hoje a istoria esta por imitar o passado mas so tem uma diferença nos não temos como abandonar o planeta

RESPONDER

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …

Mais 67 mil eleitores votaram até ao meio-dia, mas a percentagem de afluência caiu

Até ao meio-dia deste domingo, votaram quase mais 67.000 eleitores face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de a percentagem de afluência às urnas deste ano ser inferior às últimas eleições europeias. As …

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …