Estar demasiado tempo sentado tira-nos anos de vida

Um novo estudo concluiu que estar muito tempo sentado reduz drasticamente a nossa longevidade. Para mudar isso, os investigadores sugerem que as pessoas se levantem de 30 em 30 minutos.

Diversos estudos já concluíram que estar sentado durante todo o dia é prejudicial à saúde. Infelizmente, essa é a realidade da maioria das pessoas, que têm profissões que as obrigam a isso mesmo.

Um novo estudo norte-americano, liderado pelo investigador Keith Diaz, do Departamento de Medicina da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, quis analisar a associação entre o sedentarismo e a mortalidade.

“Estudos anteriores sugeriram que os padrões sedentários, ou seja, se um indivíduo acumula tempo sentado através de vários períodos curtos ou menos longos de tempo, podem ter impacto na saúde”, explica.

Para explorar ainda mais essa teoria, Diaz e os seus colegas analisaram uma amostra de 7.895 adultos com mais de 45 anos. Os participantes faziam parte de uma investigação nacional sobre raça e influências regionais nos riscos de derrame.

De acordo com os dados obtidos, agora publicados na revista científica Annals of Internal Medicine, 77% dos participantes passavam mais de 12 horas por dia sentados. Ao longo de um período médio de acompanhamento de quatro anos, 340 pessoas morreram e a equipa calculou o risco de mortalidade para os diferentes padrões sedentários e o tempo sedentário total.

Os cientistas descobriram que havia um risco duas vezes maior de mortalidade em pessoas que eram mais sedentárias, isto é, que passavam mais de 13 horas por dia sentadas, e que se levantavam em períodos regulares de 60 a 90 minutos de cada vez, comparativamente com aqueles com o tempo menos sedentário.

Por sua vez, os participantes que se levantavam a cada 30 minutos, pelo menos, tinham o menor risco de morte.

“Se as pessoas têm um emprego ou estilo de vida no qual têm de estar sentadas durante longos períodos de tempo, sugerimos que façam uma pausa para se movimentarem a cada meia hora”, argumenta Diaz.

“Esta mudança de comportamento pode reduzir o risco de mortalidade, embora não possamos dizer com precisão qual é a quantidade de atividade ideal”, esclarece.

RESPONDER

Vem aí um reboot de ‘Sabrina, A Bruxinha Adolescente’

Ainda se lembra de Sabrina: A Bruxinha Adolescente, série mítica do início de noite da RTP2? Parece que a personagem vai voltar, mas para uma versão em que a bruxaria e o terror vão ter mais peso …

Macron sofre primeira derrota eleitoral

O presidente francês, Emmanuel Macron, sofreu este domingo o seu primeiro revés eleitoral, num dia em que a Câmara Alta do parlamento foi parcialmente renovada e onde a direita reforçou a sua maioria. Segundo os resultados …

Teólogos conservadores acusam o Papa de heresia e enviam "correção filial"

Um grupo de teólogos, sacerdotes e académicos católicos conservadores acusaram o Papa Francisco de heresia, e enviaram uma carta na qual apresentam uma "correção filial" - algo que não acontecia há 700 anos. Seis dezenas de …

Marcelo ficou preocupado com relatório das secretas (mas já não está)

O Presidente da República confessou ter ficado com "uma preocupação legítima" com o relatório noticiado no sábado atribuído aos serviços de informações militares, mas que, depois das explicações, "deixou de ter razão de ser". "Aquilo que …

Caçador de tesouros encontra vestígios de bomba atómica nazi (e não diz onde)

Bernd Thaelmann, um 'caçador de tesouros' alemão de 64 anos, encontrou na cidade de Oranienburg, no nordeste da Alemanha, um pedaço de material radioactivo supostamente usado pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial para fazer …

Merkel vence sem maioria. Extrema-direita promete "mudar o país"

A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas de hoje com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela …

Retrato perdido de Rubens "descoberto" em Glasgow após 400 anos

Uma pintura do artista flamengo Peter Paul Rubens que retrata o duque de Buckingham, dada como 'perdida', foi redescoberta em Glasgow, na Escócia, quase 400 anos depois, segundo a britânica BBC. A obra, com data do …

Morreu D. Manuel Martins, o "bispo vermelho"

Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu hoje, aos 90 anos, informou a Diocese de Setúbal. Um comunicado da Diocese de Setúbal informou que Manuel Martins “faleceu hoje, às 14h05, acompanhado dos seus …

Cientistas desligam autofagia dos neurónios e aumentam longevidade em 50%

Aumentar a esperança de vida actual em 50%? Sim, aparentemente isso é possível, concluiu uma equipa de cientistas alemães. Investigadores do Instituto de Biologia Molecular de Mainz, na Alemanha, acabam de anunciar uma importante  descoberta …

Cristas diz que ministro da Defesa “se calhar também não existe”

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje que além de um furto a Tancos e um relatório que "se calhar" não existem, também o ministro da Defesa "ainda não compreendeu que já não existe". "Já …