Estar demasiado tempo sentado tira-nos anos de vida

Um novo estudo concluiu que estar muito tempo sentado reduz drasticamente a nossa longevidade. Para mudar isso, os investigadores sugerem que as pessoas se levantem de 30 em 30 minutos.

Diversos estudos já concluíram que estar sentado durante todo o dia é prejudicial à saúde. Infelizmente, essa é a realidade da maioria das pessoas, que têm profissões que as obrigam a isso mesmo.

Um novo estudo norte-americano, liderado pelo investigador Keith Diaz, do Departamento de Medicina da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, quis analisar a associação entre o sedentarismo e a mortalidade.

“Estudos anteriores sugeriram que os padrões sedentários, ou seja, se um indivíduo acumula tempo sentado através de vários períodos curtos ou menos longos de tempo, podem ter impacto na saúde”, explica.

Para explorar ainda mais essa teoria, Diaz e os seus colegas analisaram uma amostra de 7.895 adultos com mais de 45 anos. Os participantes faziam parte de uma investigação nacional sobre raça e influências regionais nos riscos de derrame.

De acordo com os dados obtidos, agora publicados na revista científica Annals of Internal Medicine, 77% dos participantes passavam mais de 12 horas por dia sentados. Ao longo de um período médio de acompanhamento de quatro anos, 340 pessoas morreram e a equipa calculou o risco de mortalidade para os diferentes padrões sedentários e o tempo sedentário total.

Os cientistas descobriram que havia um risco duas vezes maior de mortalidade em pessoas que eram mais sedentárias, isto é, que passavam mais de 13 horas por dia sentadas, e que se levantavam em períodos regulares de 60 a 90 minutos de cada vez, comparativamente com aqueles com o tempo menos sedentário.

Por sua vez, os participantes que se levantavam a cada 30 minutos, pelo menos, tinham o menor risco de morte.

“Se as pessoas têm um emprego ou estilo de vida no qual têm de estar sentadas durante longos períodos de tempo, sugerimos que façam uma pausa para se movimentarem a cada meia hora”, argumenta Diaz.

“Esta mudança de comportamento pode reduzir o risco de mortalidade, embora não possamos dizer com precisão qual é a quantidade de atividade ideal”, esclarece.

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …