Estar demasiado tempo sentado tira-nos anos de vida

Um novo estudo concluiu que estar muito tempo sentado reduz drasticamente a nossa longevidade. Para mudar isso, os investigadores sugerem que as pessoas se levantem de 30 em 30 minutos.

Diversos estudos já concluíram que estar sentado durante todo o dia é prejudicial à saúde. Infelizmente, essa é a realidade da maioria das pessoas, que têm profissões que as obrigam a isso mesmo.

Um novo estudo norte-americano, liderado pelo investigador Keith Diaz, do Departamento de Medicina da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, quis analisar a associação entre o sedentarismo e a mortalidade.

“Estudos anteriores sugeriram que os padrões sedentários, ou seja, se um indivíduo acumula tempo sentado através de vários períodos curtos ou menos longos de tempo, podem ter impacto na saúde”, explica.

Para explorar ainda mais essa teoria, Diaz e os seus colegas analisaram uma amostra de 7.895 adultos com mais de 45 anos. Os participantes faziam parte de uma investigação nacional sobre raça e influências regionais nos riscos de derrame.

De acordo com os dados obtidos, agora publicados na revista científica Annals of Internal Medicine, 77% dos participantes passavam mais de 12 horas por dia sentados. Ao longo de um período médio de acompanhamento de quatro anos, 340 pessoas morreram e a equipa calculou o risco de mortalidade para os diferentes padrões sedentários e o tempo sedentário total.

Os cientistas descobriram que havia um risco duas vezes maior de mortalidade em pessoas que eram mais sedentárias, isto é, que passavam mais de 13 horas por dia sentadas, e que se levantavam em períodos regulares de 60 a 90 minutos de cada vez, comparativamente com aqueles com o tempo menos sedentário.

Por sua vez, os participantes que se levantavam a cada 30 minutos, pelo menos, tinham o menor risco de morte.

“Se as pessoas têm um emprego ou estilo de vida no qual têm de estar sentadas durante longos períodos de tempo, sugerimos que façam uma pausa para se movimentarem a cada meia hora”, argumenta Diaz.

“Esta mudança de comportamento pode reduzir o risco de mortalidade, embora não possamos dizer com precisão qual é a quantidade de atividade ideal”, esclarece.

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …