/

Estafetas foram incentivados a entregar comida durante as cheias mortais de Nova Iorque

Justin Lane / AFP

Inundações na cidade de Nova Iorque

Os estafetas que entregam comida em Nova Iorque foram incentivados a trabalhar durante as cheias que já fizeram, pelo menos, 42 mortos.

O estado de Nova Iorque declarou esta quinta-feira o estado de emergência após a região nordeste dos Estados Unidos ter registado fortes ventos e chuvas ainda associadas ao furacão Ida que causaram inundações significativas. Pelo menos 42 pessoas morreram.

“Estamos a viver um evento climático histórico com chuvas recorde em toda a cidade, inundações brutais e condições de estrada perigosas”, afirmou o autarca de Nova Iorque, Bill de Blasio, em declarações aos media.

Mesmo entre este caos, houve quem fizesse pedidos de entrega de comida ao domicílio. Como tal, muitos dos trabalhadores destes serviços que entregam comida em bicicletas arriscaram as suas vidas, atravessando ruas inundadas em e-bikes e motas para entregar refeições em casa.

“Foi muito, muito difícil. Imenso trânsito. Houve um momento em que não consegui ver nada. No meu último pedido, a minha mota não pegava. Tive de tentar várias vezes”, contou um trabalhador nova-iorquino à VICE.

O homem, que pediu anonimato — com medo de represálias por parte da empresa —, diz que está habituado a trabalhar para a Relay nestas condições, porque “quando há chuva ou neve, pode-se ganhar mais dinheiro”.

Algumas das aplicações populares de entrega de comida suspenderam os serviços em determinadas áreas de Nova Iorque.

Os estafetas que sobrevivem com baixos salários costumam ser incentivados a trabalhar durante tempestades de chuva e neve porque as empresas oferecem bónus e incentivos, escreve a VICE.

A DoorDash — outra empresa de entrega de comida — oferecia um incentivo de 3,50 dólares por entrega, enquanto a Relay oferecia dois dólares por entrega.

Nas redes sociais, foi divulgado o vídeo de um trabalhador da Grubhub, a equivalente à Takeaway em Portugal, a atravessar uma rua completamente inundada com a bicicleta pela mão. O vídeo tem revoltado vários internautas que já endereçaram críticas à empresa.

“A segurança dos estafetas é uma prioridade”, disse um porta-voz da GrubHub. “Embora sempre apreciemos o trabalho árduo dos motoristas para realizar o trabalho, nenhum trabalhador de entregas de qualquer empresa ou restaurante deve tomar uma ação que possa comprometer a sua segurança”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.