/

“Evento climático histórico”. Nova Iorque declara estado de emergência devido a inundações

O estado de Nova Iorque declarou esta quinta-feira o estado de emergência após a região nordeste dos Estados Unidos ter registado fortes ventos e chuvas ainda associadas ao furacão Ida que causaram inundações significativas.

Na cidade de Nova Iorque, praticamente todas as linhas do metropolitano foram suspensas.

“Estamos a viver um evento climático histórico com chuvas recorde em toda a cidade, inundações brutais e condições de estrada perigosas”, afirmou o autarca de Nova Iorque, Bill de Blasio, em declarações aos media.

Tanto de Blasio como a governadora do Estado de Nova Iorque, Kathy Hochul, observaram que as fortes chuvas deixaram a região numa “situação terrível”.

Tomámos todas as precauções necessárias e mobilizámos os nossos recursos para que fossem preparados no terreno, mas a mãe natureza faz o que quiser, e esta noite ela ficou muito zangada”, disse Hochul à CNN.

De Blasio chegou ao ponto de proibir o tráfego rodoviário em Nova Iorque até às 5 horas, após o Serviço de Meteorologia Nacional em Nova Iorque ter indicado ter recebido “muitas informações de salvamentos e motoristas presos pela água“.

Os aeroportos LaGuardia e JFK de Nova Iorque tiveram de cancelar vários voos e o Aeroporto Internacional Newark Liberty de Nova Jersey suspendeu todas as atividades, mas espera-se que os serviços mínimos retomem rapidamente.

Por sua vez, o Serviço Meteorológico Nacional referiu que quarta-feira foi a primeira vez que se emitiu uma “emergência de inundação repentina” para a cidade. Este termo, diferente de um aviso de cheias, é usado em situações extremamente raras e que representam uma grave ameaça à vida humana.

De acordo com o CNBC, há pelo menos um morto a registar em Nova Iorque.

O governador do estado vizinho de Nova Jersey, Phil Murphy, também declarou o estado de emergência, enquanto o Aeroporto Internacional de Newark cancelou todos os voos e o serviço ferroviário da região suspendeu quase todos os serviços.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.