Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção.

A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. Segundo as mesmas, as autoridades norte-americanas têm em sua posse informações do ex-guarda-costas de Cilia Flores, que diz que ela sabia de todas as manobras criminosas dos seus sobrinhos, que cumprem uma pena de 18 anos de cadeia por tráfico de droga.

William Barr, Procurador-Geral dos Estados Unidos, e os procuradores de Nova Iorque e Miami, anunciaram a 26 de março que dariam 15 milhões de dólares a quem contribuísse com informações que comprometessem Nicolás Maduro, acusado de tráfico de droga e lavagem de dinheiro nos EUA.

Além de Maduro, estão também implicados outros 14 atuais e ex membros do Governo e das forças de inteligência venezuelanos e das FARC, o maior grupo rebelde na Colômbia. Suspeita-se que os líderes venezuelanos tenham criado uma ponte aérea para enviarem droga para a América Central.

De acordo com o Observador, que avança a notícia esta quinta-feira, terão sido traficadas por esta via entre 200 a 250 toneladas de cocaína.

O Departamento de Justiça norte-americano e o ministro da Informação venezuelano não confirmaram a acusação, mas a Reuters avança de Cilia Flores poderá ser formalmente acusada neste processo.

Na sequência da notícia, o ministro venezuelano Jorge Rodríguez acusou a Reuters de as perguntas da agência serem “nauseantes, caluniosas e ofensivas”.

Yazenky Lamas, ex-guarda-costas de Flores, afirmou que a mulher de Maduro estava a par dos crimes que foram alegadamente praticados pelos seus familiares, incluindo o esquema de tráfico de cocaína pelo qual os seus sobrinhos foram condenados, em 2017, por um tribunal norte-americano a 18 anos de prisão.

As acusações de Lamas constam de um documento do Departamento de Justiça ao qual a Reuters teve acesso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …