Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção.

A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. Segundo as mesmas, as autoridades norte-americanas têm em sua posse informações do ex-guarda-costas de Cilia Flores, que diz que ela sabia de todas as manobras criminosas dos seus sobrinhos, que cumprem uma pena de 18 anos de cadeia por tráfico de droga.

William Barr, Procurador-Geral dos Estados Unidos, e os procuradores de Nova Iorque e Miami, anunciaram a 26 de março que dariam 15 milhões de dólares a quem contribuísse com informações que comprometessem Nicolás Maduro, acusado de tráfico de droga e lavagem de dinheiro nos EUA.

Além de Maduro, estão também implicados outros 14 atuais e ex membros do Governo e das forças de inteligência venezuelanos e das FARC, o maior grupo rebelde na Colômbia. Suspeita-se que os líderes venezuelanos tenham criado uma ponte aérea para enviarem droga para a América Central.

De acordo com o Observador, que avança a notícia esta quinta-feira, terão sido traficadas por esta via entre 200 a 250 toneladas de cocaína.

O Departamento de Justiça norte-americano e o ministro da Informação venezuelano não confirmaram a acusação, mas a Reuters avança de Cilia Flores poderá ser formalmente acusada neste processo.

Na sequência da notícia, o ministro venezuelano Jorge Rodríguez acusou a Reuters de as perguntas da agência serem “nauseantes, caluniosas e ofensivas”.

Yazenky Lamas, ex-guarda-costas de Flores, afirmou que a mulher de Maduro estava a par dos crimes que foram alegadamente praticados pelos seus familiares, incluindo o esquema de tráfico de cocaína pelo qual os seus sobrinhos foram condenados, em 2017, por um tribunal norte-americano a 18 anos de prisão.

As acusações de Lamas constam de um documento do Departamento de Justiça ao qual a Reuters teve acesso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …