Estado vai ajudar restaurantes e hotéis a pagarem cinzeiros

Os estabelecimentos comerciais que ficam obrigados a disponibilizarem cinzeiros para cumprir a Lei das Beatas que foi aprovada, podem candidatar-se a fundos públicos para financiarem a colocação destes objectos.

A Lei das Beatas, que prevê multas para quem deitar restos de cigarros para o chão, inclui um período de transição que obriga os estabelecimentos comerciais a adaptarem-se a esta realidade, designadamente com a disponibilização de cinzeiros aos clientes fumadores.

Para procederem a essa adequação, os estabelecimentos podem candidatar-se a apoios públicos através do Fundo Ambiental, conforme adianta o Jornal de Negócios.

O Governo vai ter que preparar incentivos de apoio ao comércio neste âmbito, nos próximos seis meses, designadamente quanto a apoios financeiros públicos.

A nova lei prevê a aplicação de multas para os fumadores que atirem beatas para o chão, mas também para as entidades que não disponibilizem cinzeiros aos clientes.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom!
    O problema da economia nacional, e da crónica falta de investimento, está precisamente na falta de cinzeiros nos cafés e restaurantes…
    Como é que ninguém viu isto antes?
    Vamos ter um crescimento de 15%/ano!
    Ambiente?
    Chupa Noruega!
    Brilhante!
    Ó, os doutoramentos a darem resultados!
    O génio que descobriu esta medida merece um bónus chorudo.
    Entretanto… vamos chorando nós.
    Isto só se aguenta a rir e a chorar. Em simultâneo!
    Portugal vai ficar esquizofrénico. Já faltou mais…

  2. Os cinzeiros custam fortunas,ainda os contribuintes têm de pagar os cinzeiros, cafés e restaurantes sem dinheiro para cinzeiros de 50 centavos nos chineses……

RESPONDER

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …

As primeiras vacinas de combate à covid-19 exigem conservação a temperaturas negativas. A ciência explica porquê

O mês de novembro trouxe notícias encorajadoras sobre a produção de vacinas de combate à covid-19. Contudo, tanto a promissora descoberta da Moderna como a da Pfizer /BioNTech, usam uma tecnologia que obriga a que …

Já dois nomes na calha para substituir Zidane no Real Madrid

Já há dois nomes na calha para substituir o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, cuja continuidade no emblema espanhol está em risco depois de alguns desaires no campeonato e na Liga dos Campeões.  A notícia é …

Câmara do Porto quer isentar estacionamento em parques municipais por 120 minutos

A Câmara do Porto vai propor isentar do pagamento da taxa de estacionamento em cinco parques municipais, por um período de 120 minutos, por cada cliente, entre os dias 8 de dezembro e 8 de …

Registada a maior explosão solar dos últimos 3 anos

No domingo, dia 29 de novembro, o Sol desencadeou a erupção solar mais potente dos últimos três anos. A explosão foi medida como um M4.4 na escala que os astrónomos usam para tempestades solares. No dia …

Puxar, torcer e deformar. A Grande Nuvem de Magalhães perturba violentamente a nossa galáxia

O disco espiral de estrelas e planetas, na Via Láctea, está a ser puxado, torcido e deformado com extrema violência pela força gravitacional de uma galáxia mais pequena, a Grande Nuvem de Magalhães. Os cientistas acreditam …

2020 entre os três anos mais quentes desde que há registo

O ano de 2020 anuncia-se um dos três mais quentes, alertou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU), apontando a probabilidade de o aumento da temperatura em 2024 exceder o limite de 1,5° C do …