Estado vai ajudar restaurantes e hotéis a pagarem cinzeiros

Os estabelecimentos comerciais que ficam obrigados a disponibilizarem cinzeiros para cumprir a Lei das Beatas que foi aprovada, podem candidatar-se a fundos públicos para financiarem a colocação destes objectos.

A Lei das Beatas, que prevê multas para quem deitar restos de cigarros para o chão, inclui um período de transição que obriga os estabelecimentos comerciais a adaptarem-se a esta realidade, designadamente com a disponibilização de cinzeiros aos clientes fumadores.

Para procederem a essa adequação, os estabelecimentos podem candidatar-se a apoios públicos através do Fundo Ambiental, conforme adianta o Jornal de Negócios.

O Governo vai ter que preparar incentivos de apoio ao comércio neste âmbito, nos próximos seis meses, designadamente quanto a apoios financeiros públicos.

A nova lei prevê a aplicação de multas para os fumadores que atirem beatas para o chão, mas também para as entidades que não disponibilizem cinzeiros aos clientes.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom!
    O problema da economia nacional, e da crónica falta de investimento, está precisamente na falta de cinzeiros nos cafés e restaurantes…
    Como é que ninguém viu isto antes?
    Vamos ter um crescimento de 15%/ano!
    Ambiente?
    Chupa Noruega!
    Brilhante!
    Ó, os doutoramentos a darem resultados!
    O génio que descobriu esta medida merece um bónus chorudo.
    Entretanto… vamos chorando nós.
    Isto só se aguenta a rir e a chorar. Em simultâneo!
    Portugal vai ficar esquizofrénico. Já faltou mais…

  2. Os cinzeiros custam fortunas,ainda os contribuintes têm de pagar os cinzeiros, cafés e restaurantes sem dinheiro para cinzeiros de 50 centavos nos chineses……

RESPONDER

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …

Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "às diferentes fases da pandemia", anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. "Temos feito …

Líder de corrente conservadora no CDS deixa partido e adere ao Chega

O militante do CDS-PP, da corrente não formalizada "CDS XXI", anunciou, esta sexta-feira, que se desfiliou do partido, com críticas à direção, e manifestou-se disponível para aderir ao Chega. "Em virtude das declarações dadas pelo presidente …