Aprovadas multas entre os 25 e os 250 euros para quem atirar beatas ao chão

tavallai / Flickr

A partir de terça-feira, atirar uma beata para o chão passou a custar pelo menos 25 euros, podendo o valor chegar aos 250 euros. Um novo diploma aprovado no Parlamento obriga ainda empresas a disponibilizarem cinzeiros na rua. Se não o fizerem, incorrem numa infração e podem pagar coimas até aos 1.500 euros.

Segundo a notícia, avançada pelo Jornal de Negócios, citado pelo Observador, o diploma foi aprovado na comissão parlamentar de ambiente e é uma alteração à lei inicialmente proposta pelo PAN. As alterações – propostas pelo PSD – passam essencialmente pelo valor das coimas: o partido de André Silva previa multas até 500 euros.

A nova lei pode entrar imediatamente em vigor, mas, de acordo com o Jornal de Negócios, está previsto um ano de período transitório. O objetivo é oferecer um período de adaptação às várias entidades visadas pelo diploma.

A proposta foi possível através de um acordo entre socialistas e sociais democratas, que concordaram com as ideias do PSD.

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente um passo na direcção certa… de maior civismo e responsabilidade!

    No Japão há já pelo menos 2 DÉCADAS que quem fuma traz consigo uma carteira, similar a um porta-moedas onde coloca as beatas e a cinza… Aqui em Portugal tem de ser pela multa…

    Atirar de um carro devia ser uma agravante!

    Na legislação, que não conheço, devia também incentivar-se a indústria tabaqueira a produzir cigarros com elementos exclusivamente biodegradáveis pois continuarão a existir muitos a deitar para o chão, achando que as beatas se limpam sozinhas…

  2. Ok, é muito bom haver legislação. Contudo, tal como os dejectos dos cães na via pública, as trotinetas e bicicletas a circularem e a serem deixadas nos passeios, ou O RUÍDO DE VIZINHANÇA, entre outros casos, não são devidamente policiados, até porque só o facto de se conseguir atendimento pela Policia Municipal constitui um autêntico EUROMILHÕES e, quando se tem a grande sorte de atenderem, ouvimos como resposta a falta de meios para resolverem as situações em tempo útil…

RESPONDER

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …