Estado português pagou viagem de 40 mil euros ao (atrasado) presidente da Eslovénia

12

Incidente no Aeroporto Humberto Delgado deixou a comitiva eslovena, atrasada, fora do avião da TAP. Alternativa foi um voo privado.

Um incidente diplomático insólito levou a que o Estado português pagasse uma viagem de avião a uma comitiva da Eslovénia liderada pelo presidente da República local.

O presidente da Eslovénia, Borut Pahor esteve em Lisboa, inclusive com a companhia de Marcelo Rebelo de Sousa. Os dois presidentes inauguraram nesta terça-feira um simbólico Banco da Paz e da Amizade, junto ao Rio Tejo.

No dia seguinte, quarta-feira, no momento de deixar Portugal, a comitiva eslovena…atrasou-se, ao chegar ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Ainda fez o habitual check-in mas, já na pista, os eslovenos viram que o avião da TAP ainda não tinha partido, mas já tinha a porta fechada.

O jornal Correio da Manhã relata que o avião estava parado mas o comandante do voo recusou abrir a porta aos 15 eslovenos, apesar dos pedidos constantes da embaixadora responsável pelo Protocolo de Estado.

A porta continuou fechada e Borut Pahor e compatriotas viajaram para a Eslovénia num avião privado de Tires – que custou 40 mil euros ao Estado português.

Ao mesmo jornal, a TAP lamentou o “transtorno causado” mas assegurou: “Em todas as fases do processo foram aplicadas e cumpridas as normas e legislação em vigor. A TAP cumpre escrupulosamente todas as regras aplicáveis“.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros não comentou a situação.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

12 Comments

  1. Estado Português que é como quem diz… OS PORTUGUESES.
    O título da notícia devia ser: “Portugueses pagaram viagem de 40 mil euros ao (atrasado) presidente da Eslovénia”

    Seria bom que a imprensa deixa-se de falar nessa entidade estranha de Estado ou mesmo Governo ou Autarquia e começasse a chamar os bois pelos nomes: OS PORTUGUESES. O dinheiro não é do Costa, não é do Presidente da Autarquia… É NOSSO! Eles apenas foram mandatados para o gerirem temporariamente. Tem havido um erro sistemático da comunicação social na forma como se refere ao nosso dinheiro, dando a transparecer que é de outros…desse tal Estado, Governo o que quer que seja. Não é, o dinheiro é dos Portugueses! Esta forma de comunicar leva as pessoas a pensar que não lhe vão ao bolso quando na verdade vão!

    Acham mesmo que se fosse com o dinheiro deles fariam tantos disparates (e não me refiro a este caso concreto que até compreendo)?

  2. A TAP a prestar um serviço público …
    Quando é para injectar dinheiro o protocolo já não interessa, mas agora abrir a porta … que chatice, a tripulação já tinha até activado os escorregas de emergência, ia lá agora o comandante deixar abrir as portas !!

    Ao que se paga aos pilotos da TAP, uma companhia dos portugueses, bem que lhe podiam passar a factura do voo privado.

  3. Bom, a questão ainda deve ser vista sob outro ponto de vista ( além do NOSSO DINHEIRO e do PILOTO DA TAP): mas se a comitiva Esloneva se atrasou a chegar ao aeroporto , por que carga d’água teve de ser o nosso dinheiro e não o dos Eslevenos a pagar a fatura???? E ainda, se fosse um grupo de comuns mortais quem pagaria???

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.