Estado paga mais de metade das despesas dos hospitais privados

Os cofres públicos suportam 51% da despesa total dos hospitais privados, de acordo com dados oficiais. Só a ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, financia 20% desse valor.

Estes dados são relativos a 2015 e constam da última Conta Satélite da Saúde, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revela o Jornal de Negócios, notando que há “uma inter-dependência entre a ADSE e os grupos privados”.

A ADSE suporta “20% da despesa corrente dos hospitais privados“, refere o jornal, salientando que é preciso acrescentar a esta conta “os pagamentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a prestadores privados e as deduções fiscais por despesas de saúde”. No total, o financiamento público chega aos 51% da despesa total dos hospitais privados.

Em 2015, o SNS pagou a grupos privados de saúde 554 milhões de euros, alusivos a serviços que os hospitais públicos não conseguem responder. Um valor que representa “30% dos serviços prestados no privado”, destaca o Negócios.

O valor das deduções fiscais às despesas de saúde nesses hospitais chegou a 61,4 milhões de euros, enquanto a ADSE pagou aos privados 294,4 milhões de euros, segundo dados do mesmo jornal.

Aos gastos do Estado com a Saúde é preciso acrescentar os pagamentos com análises e exames de diagnóstico, com unidades residenciais de cuidados continuados e com consultas de ambulatório, pelo que os números são ainda superiores. Contabilizando todos estes dados, em 2015 a ADSE “pagou quase 500 milhões aos privados”, diz o jornal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estão a retirar nos hospitais públicos e estamos a pagar nos privados p/ quem pode pagar?? Isto é contra senso, andam a roubar indecentemente ao povo p/ dar a quem mais tem. Quem vai ao privado é porque pode pagar senão não vai… Esta é a mesma história dos colégios privados!!!

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …