Estado paga mais de metade das despesas dos hospitais privados

Os cofres públicos suportam 51% da despesa total dos hospitais privados, de acordo com dados oficiais. Só a ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, financia 20% desse valor.

Estes dados são relativos a 2015 e constam da última Conta Satélite da Saúde, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revela o Jornal de Negócios, notando que há “uma inter-dependência entre a ADSE e os grupos privados”.

A ADSE suporta “20% da despesa corrente dos hospitais privados“, refere o jornal, salientando que é preciso acrescentar a esta conta “os pagamentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a prestadores privados e as deduções fiscais por despesas de saúde”. No total, o financiamento público chega aos 51% da despesa total dos hospitais privados.

Em 2015, o SNS pagou a grupos privados de saúde 554 milhões de euros, alusivos a serviços que os hospitais públicos não conseguem responder. Um valor que representa “30% dos serviços prestados no privado”, destaca o Negócios.

O valor das deduções fiscais às despesas de saúde nesses hospitais chegou a 61,4 milhões de euros, enquanto a ADSE pagou aos privados 294,4 milhões de euros, segundo dados do mesmo jornal.

Aos gastos do Estado com a Saúde é preciso acrescentar os pagamentos com análises e exames de diagnóstico, com unidades residenciais de cuidados continuados e com consultas de ambulatório, pelo que os números são ainda superiores. Contabilizando todos estes dados, em 2015 a ADSE “pagou quase 500 milhões aos privados”, diz o jornal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estão a retirar nos hospitais públicos e estamos a pagar nos privados p/ quem pode pagar?? Isto é contra senso, andam a roubar indecentemente ao povo p/ dar a quem mais tem. Quem vai ao privado é porque pode pagar senão não vai… Esta é a mesma história dos colégios privados!!!

RESPONDER

Há uma pequena galáxia a orbitar a Via Láctea (e ninguém sabe como foi lá parar)

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendidos os cientistas - pois ninguém sabe ao certo como …

Morreu o virtuoso guitarrista português Phil Mendrix

Filipe Mendes, mais conhecido por Phil Mendrix, faleceu esta segunda-feira. A notícia foi confirmada pela página oficial do músico português no Facebook. Phil Mendrix, um dos mais virtuosos guitarristas nacionais, morre com apenas 70 anos. O …

Finalmente, a Matemática desvendou quem escreveu "In My Life" dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música "In My Life", um dos sucessos dos Beatles, a Matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Com 14 anos Ethan ainda não pode votar, mas já é candidato a governador nos EUA

Ethan Sonnebord ainda não pode votar, mas, aos 14 anos, é candidato do Partido Democrata ao cargo de governador do estado de Vermont, nos Estados Unidos. Ao contrário do que acontece na grande maioria dos estados …

China tenta travar divórcios com “período de reflexão”

Tribunais em toda a China estão a começar a impor aos casais que se querem divorciar um período de espera, de entre duas semanas e três meses, visando travar o aumento no número de separações. Segundo …

Descobertos novos geóglifos que podem reescrever história da Amazónia

Novos geóglifos descobertos no estado brasileiro do Acre reforçam a ideia de que havia uma numerosa população milenar e hierarquizada na Amazónia 2.500 anos antes da chegada dos europeus. Estes dados podem “reescrever” a história …

Ministro da Noruega demite-se após violar regras de segurança em viagem ao Irão

Per Sandberg foi obrigado a demitir-se por ter infringido as regras de segurança do Governo ao não informar sobre uma viagem privada ao Irão e por ter levado o telemóvel profissional. O ministro das Pescas norueguês, …

Bomba de 220 quilos da Segunda Guerra Mundial desativada em França

Uma bomba inglesa de 220 quilos, datada da Segunda Guerra Mundial, encontrada no fim de junho em Rouen, no noroeste de França, foi neutralizada neste domingo, anunciaram as autoridades locais. A operação foi realizada por agentes …

Agência do Ambiente pondera aplicar multas por ruído

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a analisar a aplicação de multas para o incumprimento das regras do ruído, obrigando as grandes cidades e infraestruturas de transportes a ter mapas e planos estratégicos para …

Pelo menos dois mortos e um milhão de pessoas afetadas por inundações nas Filipinas

Pelo menos duas pessoas morreram e uma desapareceu nas Filipinas devido a inundações que afetam mais de um milhão de pessoas após a passagem da tempestade tropical Yagi, informaram esta segunda-feira as autoridades. O centro e …