Estado paga mais de metade das despesas dos hospitais privados

Os cofres públicos suportam 51% da despesa total dos hospitais privados, de acordo com dados oficiais. Só a ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, financia 20% desse valor.

Estes dados são relativos a 2015 e constam da última Conta Satélite da Saúde, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revela o Jornal de Negócios, notando que há “uma inter-dependência entre a ADSE e os grupos privados”.

A ADSE suporta “20% da despesa corrente dos hospitais privados“, refere o jornal, salientando que é preciso acrescentar a esta conta “os pagamentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a prestadores privados e as deduções fiscais por despesas de saúde”. No total, o financiamento público chega aos 51% da despesa total dos hospitais privados.

Em 2015, o SNS pagou a grupos privados de saúde 554 milhões de euros, alusivos a serviços que os hospitais públicos não conseguem responder. Um valor que representa “30% dos serviços prestados no privado”, destaca o Negócios.

O valor das deduções fiscais às despesas de saúde nesses hospitais chegou a 61,4 milhões de euros, enquanto a ADSE pagou aos privados 294,4 milhões de euros, segundo dados do mesmo jornal.

Aos gastos do Estado com a Saúde é preciso acrescentar os pagamentos com análises e exames de diagnóstico, com unidades residenciais de cuidados continuados e com consultas de ambulatório, pelo que os números são ainda superiores. Contabilizando todos estes dados, em 2015 a ADSE “pagou quase 500 milhões aos privados”, diz o jornal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estão a retirar nos hospitais públicos e estamos a pagar nos privados p/ quem pode pagar?? Isto é contra senso, andam a roubar indecentemente ao povo p/ dar a quem mais tem. Quem vai ao privado é porque pode pagar senão não vai… Esta é a mesma história dos colégios privados!!!

RESPONDER

Com as famílias em dificuldades, escolas alimentam 40% dos alunos que serviam antes do confinamento

Mesmo com as aulas online, as cantinas continuam a trabalhar para alimentar alunos com carências. Só na última semana, as escolas públicas serviram em média 45 mil refeições por dia. O número significa que estão …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há, precisamente, um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Genoma do urso-das-cavernas sequenciado graças a minúsculo osso com 360 mil anos

Investigadores sequenciaram o genoma do urso-das-cavernas graças a um pequeno osso com 360 mil anos. A história evolutiva deste animal mudou drasticamente. Os ursos-das-cavernas eram enormes ursos herbívoros que vagueavam pela Europa e norte da Ásia …

Um ano após o primeiro caso, Marcelo elogia SNS, mas relembra que a pandemia ainda não acabou

Para o chefe de Estado, ao longo de 12 meses, Portugal "foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente". Marcelo diz que "é desejável" melhorar a "capacidade de planear e antecipar …

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude (e chovem críticas)

Um grupo de reflexão, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), concluiu que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) comporta um sério risco de fraude e necessita de várias …

Moedas quer unir a direita contra Medina. Objetivo é incluir IL e Aliança na coligação PSD/CDS

Carlos Moedas está a tentar alargar a coligação PSD/CDS para construir uma frente de direita contra o socialista Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança esta terça-feira que Carlos Moedas, candidato do …

Faz pequenas pausas antes de responder a uma questão? Pode parecer menos sincero

Costuma fazer pequenas pausas antes de responder a uma questão? Este comportamento pode fazer com que a resposta pareça menos sincera e confiável, de acordo com uma nova investigação da American Psychological Association. Segundo a …

Portugal entra no 12.º estado de emergência. Restrições são as mesmas dos últimos 15 dias

Portugal entrou esta terça-feira no 12.º período de estado de emergência para conter a pandemia da covid-19, mas mantendo, até 16 de março, as mesmas regras que vigoraram nos últimos 15 dias em território continental. O …

Eis o "estado redemoinho", um novo tipo de matéria que desafia as leis da Física

Uma nova investigação revelou que, no nível mais básico, o comportamento de grupo como, por exemplo, cardumes de peixes, enxames de insetos e bandos de pássaros, forma um novo tipo de matéria ativa, chamado …

Descoberto "gasoduto" espacial que alimenta uma galáxia gigante

Um recente estudo forneceu a primeira evidência direta de "gasodutos" de gás frio que alimentaram as primeiras galáxias massivas do Universo. Uma equipa de astrónomos norte-americanos, liderada pela Universidade de Iowa, observou evidências de fluxos de gás …