Estado não paga juros pelo IRS cobrado a mais (e a culpa é da Euribor)

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O Estado está a pagar uma taxa de juros de zero pelo IRS que retém a mais aos contribuintes, no âmbito dos respectivos salários, e que tem que reembolsar. E a “culpa” é da Euribor a 12 meses que se tem situado em valores negativos.

Ao longo do ano, o Estado retém mensalmente uma parte do salário dos contribuintes, a título de IRS. Quando o valor deste imposto retido ultrapassa o valor anual devido pelo contribuinte, o Estado é obrigado a reembolsar-lhe esse valor cobrado a mais, e com juros de mora.

Todavia, os contribuintes não devem esperar o pagamento de quaisquer juros nos valores relativos a 2017, adianta o Eco, frisando que “a culpa é da Euribor a 12 meses que está em valores negativos”.

A publicação económica lembra, contudo, que antes de a Euribor andar em valores muito baixos, o Estado já pagava taxas de juro muito reduzidas no reembolso de IRS.

O Código de IRS determina que esta taxa de juro “corresponde a 72% da taxa de referência Euribor a 12 meses, a 31 de Dezembro do ano em que se efectuarem as retenções na fonte ou os pagamentos por conta”, aponta o Eco.

Nos anos de 2013 e 2014, a taxa ficou-se pelos 0,39%, enquanto em 2012, foi de 1,56%. Mas em 2009, chegou aos 2,5% e em 2008, foi de 3,8%, salienta a mesma publicação. E este ano, com a Euribor a 12 meses negativa, não há lugar ao pagamento de juros.

A situação merece reparos de fiscalistas consultados pelo Eco, nomeadamente de João Espanha que considera, contudo, que o “problema” está na génese da própria retenção de IRS em si.

“O que se deve discutir é se é correcto o Estado financiar-se através de um empréstimo obrigatório – quem paga imposto em Portugal, que não é assim tanta gente como isso, além de pagar os impostos ainda é obrigado a emprestar dinheiro ao Estado a taxa zero”, salienta João Espanha.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. culpam a euribor por causa de juros estarem a negativo
    mas aposto que me vao cobrar juros de mora se deixar passar um prazo de pagamento de uma conta.
    se isso acontecer em que ficamos?
    se for o estado a taxa é negativa por isso nao pagam. mas ja vao receber do contribuinte

RESPONDER

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …