/

Estado Islâmico está a transferir a sua “capital” de Raqqa para Deir ez-Zor

Adamkou / Wikimedia

Deir ez-Zor, Síria

Deir ez-Zor, Síria

A organização terrorista Estado Islâmico está a transferir a sua chamada “capital” de Raqqa, na Síria, para a cidade de Deir ez-Zor, segundo informou a Fox News, citando fontes militares dos Estados Unidos.

De acordo com os dados da emissora, a medida foi adoptada pelos terroristas depois de os ataques aéreos sobre Raqqa se terem intensificado e da pressão exercida pela oposição armada síria, apoiada pelos EUA.

Segundo a Fox News, os drones norte-americanos detectaram, nos últimos dois meses, o deslocamento de centenas de “burocratas” e “administradores” do Daesh de Raqqa para Al Mayadin, a cerca de 40 quilómetros a sudeste de Deir ez-Zor.

A cidade de Deir ez-Zor e a base aérea síria próxima estão cercadas pelo Daesh há quase 3 anos, tendo estado a receber mantimentos e munições por via aérea.

Apesar dos constantes ataques por parte dos jihadistas com carros-bomba e bombistas-suicidas, a guarnição da cidade sitiada continua a resistir e, por vezes, realiza mesmo contra-ataques.

Entretanto, numa entrevista recente à agência russa Sputnik News, o presidente sírio, Bashar Assad, acusou os Estados Unidos de permitirem que o Estado Islâmico, expulso da cidade iraquiana de Mossul, esteja a “minar as posições do exército sírio” em Deir ez-Zor.

De acordo com o presidente sírio, “Washington tem interesse estratégico em que os jihadistas assumam o controlo” de Deir ez-Zor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.