Estado deve 170 milhões de IVA às empresas

Ricardo Graça / Lusa

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

As empresas portuguesas estão a passar um mau bocado, sobretudo quando falamos em micro e pequenas empresas. O alerta foi dado pelo bastonário da Ordem dos Técnicos de Contas, que considera ser um fator decisivo para as micro e as pequenas empresas do país.

Além de todo o negativismo associado à crise, a falta de pagamento do IVA por parte do Estado só está a agravar o cenário, situação alertada pelo bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas ao jornal i.

De acordo com Domingues Azevedo, a dívida do Estado já está entre os 150 e os 170 milhões de euros desde o início do ano e este atraso só agrava a situação dos negócios mais fragilizados, uma vez que estes não podem recorrer ao crédito bancário.

Alguns empresários estão há mais de oito meses à espera para receber o que lhes pertence, mas os processos vão-se arrastando pela Autoridade Tributária, com a instituição a pedir sempre mais um outro elemento para concretizar a operação.

Porém, segundo uma fonte oficial do gabinete da ministra Maria Luís Albuquerque, muitos do casos estão indeferidos por divergências com as faturas comunicadas para o sistema e-fatura.

“São indeferidos reembolsos sempre que o seu valor não coincida com o valor das faturas comunicadas para o sistema e-fatura”, explica ao jornal.

Por outro lado, a mesma fonte acrescenta que se as empresas em questão estiverem em incumprimento com impostos de IRC ou de IVA, essa situação impede o pagamento deste reembolso, o que não acontecia no ano passado.

“Nesse sentido, é de esperar que os reembolsos de IVA e IRC em 2015 fiquem abaixo dos valores pagos em 2014, em resultado das novas regras legais e operacionais de controlo, inspeção e correção fiscal dos reembolsos indevidos nestes dois impostos. Assim, não têm fundamento comparações do ritmo de pagamento dos reembolsos este ano com os níveis do ano passado, uma vez que as circunstâncias legais e operacionais aplicáveis se alteraram profundamente”, afirma.

O bastonário acredita que “o governo está a utilizar alguns desses expedientes para atrasar a devolução do IVA, de maneira que a receita com este imposto não caia ainda mais”.

Domingues Azevedo considera que a obrigatoriedade de declarar as faturas do que as empresas compram aos fornecedores é uma das formas de a Autoridade Tributária poder justificar a não devolução do IVA.

O bastonário questiona-se sobre o porquê de esta situação ser cada vez mais frequente, uma vez que a Autoridade Tributária “tem todos os instrumentos para, através do cruzamento de dados, detetar quem não enviou as faturas para o e-fatura e avançar com fiscalizações a essas empresas”.

“São as consequências das atitudes de um Governo que quer transformar os contabilistas em fiscais das Finanças gratuitos”, conclui.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. heheheh…alegadamente “os maiores caloteiros”…um gajo se deve um cêntimo e não o pagar, vai-se acumulando juros, lixa-se…e estes …ahahah…e é isto a democracia….ahaha…é por isto que algumas empresas vão à falência…o estado deve-lhes dinheiro mas isso não interessa, paguem os vossos impostos e depois é que vê isso…ainda acham que Portugal vai a um bom rumo?! Desengane-se quem pensar que isto vai melhorar…para eles sim…para nós…não pensem nisso…enquanto este rumo continuar….o país vai afundar cada vez mais…

RESPONDER

China diz que campos de reeducação no Xinjiang servem para "treinos vocacionais"

O governador da região do Xinjiang, extremo noroeste da China, descreveu hoje o internamento massivo de membros da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigure como um "sistema de formação" que "salva" do extremismo religioso. Shohrat …

Rio acusa Governo de "partidarização" ao escolher Galamba para secretário de Estado

O presidente do PSD, Rio Rio, acusou esta segunda-feira o Governo de estar a “partidarizar a pasta da Energia”, reagindo a notícias que dão conta de que o deputado do PS João Galamba é o …

Encontrado vestígio de vida animal mais antigo de sempre

Investigadores da Universidade da Califórnia afirmam ter descoberto o vestígio mais antigo de vida animal conhecido, de formas de vida que existiram há mais de 635 milhões de anos. O estudo publicado esta segunda-feira na revista …

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …

Casais de ratos do mesmo sexo tiveram crias

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células estaminais modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura células estaminais modificadas que …

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …