/

Estado cobra mais 606 mil euros por dia em impostos sobre combustíveis

José Coelho / Lusa

Um agravamento na taxa de carbono, que integra o imposto sobre produtos petrolíferos, vai fazer com que o Estado encaixe mais 606 mil euros por dia.

Os valores são apresentados esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias, apesar de o Governo não ter ainda publicado a portaria regulamentar que dá conta do agravamento.

De acordo com o matutino, os contribuintes portugueses estão a pagar, desde o primeiro dia de 2020, um agravamento da taxa de carbono, que integra os impostos sobre os produtos petrolíferos, entre os quais estão os combatíveis.

Com este aumento, o Estado passa a encaixar mais 606 mil euros por dia, montante ao qual se somam mais 49 mil euros em receita adicional de IVA, que incide da incorporação de biocombustível.

Segundo o JN, o agravamento afeta o preço final em cerca de sete cêntimos por litro, comparando os preços praticados no dia 6 de janeiro com os de 30 de dezembro.

O agravamento, já com impostos, resulta num aumento de 3,39 cêntimos no preço do gasóleo e de 3,12 cêntimos na gasolina. Também o aumento da incorporação de biocombustível vai passar a ser de 10% já este ano, aumentando também em 1,34 cêntimos no diesel e 1,8 cêntimos na gasolina.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.