Na Áustria, há uma floresta a crescer dentro de um estádio de futebol

O estádio de futebol de Wörthersee, na Áustria, vai ser nas próximas sete semanas uma floresta nativa do centro da Europa.

O que é que fazem um estádio de futebol, uma imensidão de árvores e um curador de arte juntos? Uma instalação artística que pretende ser um statement contra as alterações climáticas e contra a desflorestação.

De acordo com a BBC, a ideia partiu do curador de arte suíço Klaus Littmann, que contou com a ajuda do arquiteto paisagista Enzo Enea. Com quase 300 árvores, o estádio de futebol de Wörthersee, na Áustria, é agora uma floresta nativa do centro da Europa.

Está aberta desde 8 de setembro e, nas próximas sete semanas, o principal objetivo — para além do intuito óbvio de chamar a atenção para a emergência climática — é atrair a vida selvagem.

A ideia foi executada por este curador de arte, mas a verdade é que já nasceu muito antes. Segundo a emissora britânica, tudo começou quando, em 1970, Littmann viu pela primeira vez o desenho do pintor austríaco Max Peintner. A imagem, chamada The Unending Attraction of Nature, representa um mundo onde a Natureza só pode ser observada em certos espaços, como os animais nos jardins zoológicos.

(dr) Max Peintner

“The Unending Attraction of Nature”, de Max Peintner

“Pensei que a ideia por detrás daquele trabalho era simplesmente fascinante“, disse o curador suíço à BBC, acrescentando que na altura tentou comprar o desenho, mas que este já tinha sido vendido a uma coleção de arte norte-americana.

“Foi quando decidi que queria realizar o desenho, colocá-lo à minha frente e experimentá-lo na vida real”, explicou. Três décadas depois, a instalação artística, batizada de For Forest – The Unending Attraction of Nature, abriu finalmente portas, num estádio com capacidade para 30 mil espetadores.

As árvores foram trazidas de viveiros e, depois deste projeto, vão ser replantadas num local próximo ao estádio, causando a menor interferência possível na Natureza.

“Nunca tinha trabalhado com seres vivos e estou absolutamente ciente de que não pode ser comparado ao trabalho com uma escultura, uma fotografia ou uma pintura”, disse Littman. “O trabalho precisa de ser adaptado às espécies e deve ser feito com muita atenção e respeito“, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ao ritmo a que estão a queimar as florestas por todo o Mundo, muito brevemente talvez será mesmo preciso ir ao estádio para podermos ver, apreciar e cheirar uma Floresta, ao vivo e a cores… 🙂
    Porém – e se a ideia “pegar de estaca” – apenas seremos meros espectadores de uma preciosidade…
    Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …