Na Áustria, há uma floresta a crescer dentro de um estádio de futebol

O estádio de futebol de Wörthersee, na Áustria, vai ser nas próximas sete semanas uma floresta nativa do centro da Europa.

O que é que fazem um estádio de futebol, uma imensidão de árvores e um curador de arte juntos? Uma instalação artística que pretende ser um statement contra as alterações climáticas e contra a desflorestação.

De acordo com a BBC, a ideia partiu do curador de arte suíço Klaus Littmann, que contou com a ajuda do arquiteto paisagista Enzo Enea. Com quase 300 árvores, o estádio de futebol de Wörthersee, na Áustria, é agora uma floresta nativa do centro da Europa.

Está aberta desde 8 de setembro e, nas próximas sete semanas, o principal objetivo — para além do intuito óbvio de chamar a atenção para a emergência climática — é atrair a vida selvagem.

A ideia foi executada por este curador de arte, mas a verdade é que já nasceu muito antes. Segundo a emissora britânica, tudo começou quando, em 1970, Littmann viu pela primeira vez o desenho do pintor austríaco Max Peintner. A imagem, chamada The Unending Attraction of Nature, representa um mundo onde a Natureza só pode ser observada em certos espaços, como os animais nos jardins zoológicos.

(dr) Max Peintner

“The Unending Attraction of Nature”, de Max Peintner

“Pensei que a ideia por detrás daquele trabalho era simplesmente fascinante“, disse o curador suíço à BBC, acrescentando que na altura tentou comprar o desenho, mas que este já tinha sido vendido a uma coleção de arte norte-americana.

“Foi quando decidi que queria realizar o desenho, colocá-lo à minha frente e experimentá-lo na vida real”, explicou. Três décadas depois, a instalação artística, batizada de For Forest – The Unending Attraction of Nature, abriu finalmente portas, num estádio com capacidade para 30 mil espetadores.

As árvores foram trazidas de viveiros e, depois deste projeto, vão ser replantadas num local próximo ao estádio, causando a menor interferência possível na Natureza.

“Nunca tinha trabalhado com seres vivos e estou absolutamente ciente de que não pode ser comparado ao trabalho com uma escultura, uma fotografia ou uma pintura”, disse Littman. “O trabalho precisa de ser adaptado às espécies e deve ser feito com muita atenção e respeito“, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ao ritmo a que estão a queimar as florestas por todo o Mundo, muito brevemente talvez será mesmo preciso ir ao estádio para podermos ver, apreciar e cheirar uma Floresta, ao vivo e a cores… 🙂
    Porém – e se a ideia “pegar de estaca” – apenas seremos meros espectadores de uma preciosidade…
    Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …