Estádio do Dragão 12-3 Jorge Jesus

Steven Governo / Lusa

Mais um capítulo negativo do treinador no recinto do FC Porto. E na próxima quinta-feira a contabilidade pode piorar.

O FC Porto recebeu e venceu o Benfica por 3-0, afastando os rivais da Taça de Portugal, nos oitavos-de-final. Um resultado construído durante a primeira meia hora, com dois golos de Evanilson (que viria a ser expulso) e Vitinha.

Um duelo com superioridade portista, com duas expulsões (Otamendi viu o cartão vermelho muito perto do final), com confusões e com queixas dos dois lados.

E um desfecho que fez lembrar duas coisas: o famoso 5-0 do FC Porto comandado por André Villas-Boas, em 2010 (tal como neste jogo, ao intervalo já estava 3-0), e fez lembrar ou reforçar a ideia de que Jorge Jesus não se dá bem com o Estádio do Dragão.

Desta vez o treinador do Benfica nem estava no banco de suplentes, porque estava castigado, mas as equipas que comandou ao longo dos últimos 18 anos – o Estádio do Dragão foi inaugurado em 2003 – raramente venceram, quando chegaram ao recinto da zona das Antas.

À boleia dos dados disponibilizados pelo Transfermarkt, verificamos que, em 20 visitas ao Dragão, Jesus só ganhou três vezes (excluindo uma vitória conseguida nas grandes penalidades) e perdeu 12. Empatou em cinco ocasiões.

A estreia aconteceu em Fevereiro de 2004, pouco depois da inauguração do estádio. O seu Vitória de Setúbal perdeu por 3-0. As duas visitas seguintes, com União de Leiria e Belenenses, também terminaram com derrotas.

Em 2007 conseguiu não perder, pela primeira vez: 1-1, ainda ao serviço do Belenenses. O mesmo resultado na visita seguinte, já ao serviço do Sporting de Braga.

Depois começaram os «clássicos», a maioria pelo Benfica. A estreia, em 2010, poderia terminar com um Benfica campeão mas o FC Porto adiou a festa, vencendo por 3-1. Seguiu-se o tal 5-0.

Em Fevereiro de 2011 surgiu a primeira vitória de Jorge Jesus no Estádio do Dragão. Um triunfo inútil por 2-0 porque, na segunda “mão” dessa meia-final da Taça de Portugal, o FC Porto foi à Luz ganhar por 3-1.

Nos cinco duelos seguintes, nunca venceu. Ou melhor, ganhou uma vez nas grandes penalidades, na meia-final da Taça da Liga em 2014, depois de um empate sem golos. Empatou duas vezes, perdeu três.

A única vitória “útil” de um Benfica de Jesus no Dragão foi na sua última visita ao estádio do FC Porto antes de ser treinador do Sporting. Bis de Lima e 2-0, em Dezembro de 2014, no caminho até ao título.

A passagem pelo Sporting originou quatro duelos na casa do FC Porto. Venceu o primeiro mas perdeu nos outros três. Essa vitória do Sporting por 3-1, em Abril de 2016, foi a última vez que o Dragão assistiu a um triunfo de Jesus. Há mais de cinco anos e meio.

O regresso ao Benfica trouxe um empate, na época passada, e a derrota desta quinta-feira.

Mas só falta menos de uma semana para novo capítulo, quando FC Porto e Benfica se reencontrarem no Estádio do Dragão, na próxima quinta-feira, em jogo do campeonato.

Nuno Teixeira Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.