Arbitragem gera polémica no Clássico. FC Porto lamenta decisões e Darwin fala em vergonha

1

José Coelho / Lusa

O Clássico entre FC Porto e SL Benfica ficou marcado por vários episódios em que a arbitragem de Fábio Veríssimo foi questionada.

Aos 31 segundos já estava 1-0, o segundo aconteceu aos sete e ao intervalo estava fixado o resultado final: 3-0. Um jogo aceso e que ficou marcado por um domínio do FC Porto, até mesmo a jogar com menos uma unidade durante toda a segunda parte.

O Clássico disputado nos oitavos de final da Taça de Portugal ficou também envolto em polémica devido à arbitragem. Duas expulsões — uma para cada lado —, dois golos anulados ao SL Benfica por uma questão de centímetros e vários lances duvidosos marcaram o encontro.

Apesar do triunfo assertivo, os ‘dragões’ não esconderam a insatisfação com a equipa de arbitragem, chefiada por Fábio Veríssimo.

“Entre os aspetos menos positivos deste jogo contam-se, infelizmente, algumas decisões da equipa de arbitragem. Apontamos apenas alguns factos”, lê-se newsletter Dragões Diário, publicada esta sexta-feira.

“Otamendi derrubou Luis Díaz na área e não foi assinalado penálti; 20 minutos depois, Taarabt atingiu Otávio na cara, deixou o médio luso-brasileiro a sangrar, e foi assinalada falta a favor do Benfica; já em cima do intervalo, um movimento muito menos grave e aparatoso valeu a Evanilson o segundo amarelo”, escreve ainda o emblema portista.

Em declarações ao Record, José Fernando Rio, candidato à presidência do FC Porto nas últimas eleições, disse que “o FC Porto abafou completamente o Benfica e só Fábio Veríssimo impediu nova goleada histórica”.

O SL Benfica também parece ter razões de queixa da arbitragem, com Darwin Núñez a ser o principal queixoso. O avançado uruguaio viu-se obrigado a abandonar a partida aos 57 minutos após ser pisado por Fábio Cardoso. O jogador benfiquista ficou a sangrar do pé e não conseguiu prosseguir a partida.

Depois do jogo, nas redes sociais, Darwin partilhou uma fotografia do estado em que ficou o seu pé e escreveu: “Que vergonha. Nem cartão amarelo viu”. A publicação foi apagada poucos momentos depois.

Twitter

A publicação feita por Darwin Núñez e, entretanto, apagada.

Marco Ferreira e Jorge Faustino, especialistas de arbitragem do Record, entendem que Fábio Veríssimo ajuizou mal o lance, ficando um cartão amarelo por mostrar ao defesa-central portista.

Ambos concordam quanto à expulsão de Evanílson, por acumulação de amarelos. No entanto, também entendem que ficou por mostrar a cartolina amarela a Taarabt, minutos antes, numa situação idêntica.

A expulsão de Otamendi já em cima do fim do encontro também reuniu o consenso de Marco Ferreira e Jorge Faustino, que classificam que “negligente” a entrada do argentino.

Por fim, os especialistas também concordam que os dois golos anulados ao SL Benfica foram bem decididos pelo VAR.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.