Como é o inverno em Marte? E o verão em Urano? Há planetas com estações “excêntricas”

Silicon World / STIPA / ESA

Será que os planetas do nosso Sistema Solar sentem como nós o frio e o quente em diferentes épocas do ano? A resposta está no eixo de rotação.

Na Terra há 4 estações, que alternam no polo Norte e no polo Sul. E nos outros países?

A resposta é sim — mas alguns deles sofrem mais mudanças do que outras, explica a Live Science.

“A Terra tem as suas quatro estações devido à inclinação do eixo de rotação”, explica a astrónoma Gongjie Li. O clima vai mudando à medida que toda a órbita da Terra se afasta ou se aproxima do Sol.

E temos sorte: o nosso planeta gira num ângulo ligeiro de cerca de 23,5 graus. Já em Urano, por exemplo, não se pode dizer o mesmo.

Este planeta distante tem um eixo com inclinação de 90 graus, pelo que ou os polos ficam completamente voltados para o Sol ou então não ficam de todo. O resultado? Calor infernal ou frio completamente gélido.

Em Mercúrio, por exemplo, a órbita é também “excêntrica”, explica a cientista, pelo que há grandes variações de temperatura. Já o nosso vizinho vermelho, Marte, tem uma ligeira inclinação de 25 graus, semelhante à nossa, pelo que quando lá for pode contar levar um dos seus casacos para o inverno e um bikini para o verão. Deverá adaptar-se facilmente. Mas isto é totalmente por acaso: a inclinação de Marte variou de 10 a mais de 40 graus ao longo de milhares de milhões de anos.

Cientistas como Li estão agora a estudar as condições planetárias e as mudanças sazonais em exoplanetas, para tentar perceber se a vida poderia existir em mundos distantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.