Esta segunda há a mais brilhante superlua dos últimos 70 anos

A superlua esperada para o dia 14 de novembro será a mais brilhante Lua Cheia observada desde 1948.

Saia à rua nas noites de 13 ou 14 de novembro e olhe para a Lua. Não só estará praticamente Cheia como, nessas noites, o nosso satélite natural estará perto do seu perigeu – o ponto orbital mais próximo do nosso planeta (hora exata do perigeu: 11:21 de dia 14, hora portuguesa).

Isto significa que em novembro temos, novamente, uma superlua.

O termo superlua entrou, nos últimos anos, no nosso vocabulário popular. Originalmente era um termo da astrologia moderna para uma Lua Nova ou Cheia que ocorre quando esta está entre 90-100% perto do perigeu numa dada órbita, mas agora refere-se mais amplamente a uma Lua Cheia que está mais próxima da Terra do que a média.

Mas porque é que a Lua está mais próxima da Terra certas vezes, mas não noutras?

Dado que a órbita da Lua é elíptica, um lado (perigeu) está aproximadamente 50.000 km mais próximo da Terra do que o outro lado da órbita (apogeu).

Quando ocorre o perigeu e a Lua está no lado oposto da Terra, da perspetiva do Sol, temos uma lua do perigeu ou, mais famosamente, uma superlua!

Esta coincidência ocorre três vezes em 2016. Tal como no passado dia 16 de outubro, no próximo dia 14 de dezembro, a Lua tornar-se-á Cheia no mesmo dia (a menos de 24 horas) do perigeu.

Mas no dia 14 de novembro, a Lua atinge a sua fase Cheia apenas 2 horas e 31 minutos depois do perigeu – tornando-se, sem dúvida, numa extra-superlua.

A Lua Cheia de dia 14 de novembro não só é a Lua Cheia mais próxima de 2016, como também é a Lua Cheia mais próxima, até à data, do século XXI – em mais de 68 anos, para ser exato.

A Lua Cheia só chegará novamente tão perto da Terra na noite de 25 para 26 de novembro de 2034.

A superlua de 13 para 14 de dezembro é notável por uma razão diferente: o seu brilho vai obscurecer a nossa observação da chuva de meteoros das Geminídeas.

O brilhante luar vai reduzir a visibilidade dos meteoros ténues por um factor entre cinco e dez, transformando o que costuma ser uma fantástica chuva num mero rodapé astronómico.

Os observadores poderão considerar-se sortudos se provavelmente conseguirem ver, durante o pico, uma dúzia de estrelas cadentes por hora. Bem, pelo menos a Lua será notável.

Quão notável é uma superlua?

Uma superlua, ou uma Lua Cheia durante o perigeu, pode ser até 14% maior e 30% mais brilhante do que a Lua Cheia no apogeu.

No entanto, nem sempre é fácil ver a diferença. É fácil mascarar uma diferença de 30% no brilho com nuvens ou com o brilho das luzes da cidade. Além disso, não existem réguas a flutuar no céu para medir diâmetros lunares.

Pendurada bem alto, sem nenhum ponto de referência perto para fornecer uma sensação de escala, uma superlua Cheia poderá parecer-se com qualquer outra habitual.

Por outro lado, as Luas mais baixas podem criar o que se chama de “ilusão lunar”. Quando a Lua está perto do horizonte, pode parecer anormalmente grande quando observada através de árvores, edifícios ou outros objetos em primeiro plano.

O efeito é uma ilusão de ótica, mas esse facto não retira impacto à experiência.

As superluas são, inegavelmente, esplêndidas. Já tivemos uma este ano, mas ainda podemos observar a sua beleza duas vezes até ao final do ano.

Marque estas datas no seu calendário e disfrute do espetáculo astronómico. Não se esqueça – oportunidade fotográfica! E, como é normal para esta época do ano, proteja-se do frio!

CCVAlg

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …