Está provado: não se pode viver mais do que 125 anos

Uma equipa de cientistas analisou dados demográficos de 40 países, incluindo de Portugal, e sugere que há um limite máximo natural para a vida humana, fixado em cerca de 125 anos, que dificilmente pode ser superado.

O estudo garante que, apesar de o limite matemático se situar nos 125 anos, será quase impossível ultrapassar o recorde fixado por Jeanne Calmen, que viveu até aos 122 anos e morreu em 1997.

Os cientistas fixam, então, o limite médio da vida humana nos 115 anos, a idade média de morte dos supercentenários – uma pessoa que atinge os 110 anos de idade.

“Os supercentenários têm falecido por volta dos 115 anos, e prevemos que isso não vai mudar num futuro próximo“, explicou um dos autores do estudo, Brando Milholland.

Segundo os especialistas, a expectativa de vida tem vindo a aumentar em todo o mundo desde o século XIX.

“É verdade que a percentagem de pessoas que vivem mais de cem anos aumentou, mas a duração máxima dos seres humanos não tem crescido muito, o que significa que será quase impossível superar o atual registo de longevidade“, destacou Timothy Cash, investigador do Centro Nacional de Investigações Oncológicas.

De acordo com os cientistas da faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova Iorque, a probabilidade de um alguém atingir o limite matemático de 125 anos é de apenas um em cada 10 mil.

O estudo, publicado na Nature, não descarta totalmente a hipótese de, no futuro, um ser humano ultrapassar esse limite – mas apenas com o “elixir da juventude”.

Para ultrapassar os 125 anos “seriam necessárias várias intervenções, além da melhoria da saúde“, explica Jan Vijg, citado pelo El Español.

Atualmente, a mulher mais velha do mundo é a italiana Emma Morano, que tem 116 anos e 311 dias.

Emma Morano nasceu a 29 de novembro de 1899, e já afirmou que o segredo da sua longevidade é evitar medicamentos, beber “grappa” (aguardente italiana) e, sobretudo, comer três ovos crus por dia.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Obrigado pelo seu reparo.
      Usar o Translator é um hábito evitado no ZAP. Fazê-lo de forma mal feita é indesculpável (e ainda não percebemos como aconteceu).
      Já chicoteámos o autor do texto e o editor que o deixou escapar 😐

  1. o interessante é que a Bíblia diz exactamente que são 120 anos….

    “Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.”
    Gênesis 6:3

RESPONDER

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …