Está provado: não se pode viver mais do que 125 anos

Uma equipa de cientistas analisou dados demográficos de 40 países, incluindo de Portugal, e sugere que há um limite máximo natural para a vida humana, fixado em cerca de 125 anos, que dificilmente pode ser superado.

O estudo garante que, apesar de o limite matemático se situar nos 125 anos, será quase impossível ultrapassar o recorde fixado por Jeanne Calmen, que viveu até aos 122 anos e morreu em 1997.

Os cientistas fixam, então, o limite médio da vida humana nos 115 anos, a idade média de morte dos supercentenários – uma pessoa que atinge os 110 anos de idade.

“Os supercentenários têm falecido por volta dos 115 anos, e prevemos que isso não vai mudar num futuro próximo“, explicou um dos autores do estudo, Brando Milholland.

Segundo os especialistas, a expectativa de vida tem vindo a aumentar em todo o mundo desde o século XIX.

“É verdade que a percentagem de pessoas que vivem mais de cem anos aumentou, mas a duração máxima dos seres humanos não tem crescido muito, o que significa que será quase impossível superar o atual registo de longevidade“, destacou Timothy Cash, investigador do Centro Nacional de Investigações Oncológicas.

De acordo com os cientistas da faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova Iorque, a probabilidade de um alguém atingir o limite matemático de 125 anos é de apenas um em cada 10 mil.

O estudo, publicado na Nature, não descarta totalmente a hipótese de, no futuro, um ser humano ultrapassar esse limite – mas apenas com o “elixir da juventude”.

Para ultrapassar os 125 anos “seriam necessárias várias intervenções, além da melhoria da saúde“, explica Jan Vijg, citado pelo El Español.

Atualmente, a mulher mais velha do mundo é a italiana Emma Morano, que tem 116 anos e 311 dias.

Emma Morano nasceu a 29 de novembro de 1899, e já afirmou que o segredo da sua longevidade é evitar medicamentos, beber “grappa” (aguardente italiana) e, sobretudo, comer três ovos crus por dia.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Obrigado pelo seu reparo.
      Usar o Translator é um hábito evitado no ZAP. Fazê-lo de forma mal feita é indesculpável (e ainda não percebemos como aconteceu).
      Já chicoteámos o autor do texto e o editor que o deixou escapar 😐

  1. o interessante é que a Bíblia diz exactamente que são 120 anos….

    “Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.”
    Gênesis 6:3

RESPONDER

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu hoje a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª ronda. Com …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …

Estádio do Dragão vai receber final da Liga dos Campeões

O Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, agendada para 29 de maio. A hipótese de a cidade "Invicta" e o …

Ministério Público, viúva de Ihor e inspetores vão recorrer da sentença

Tanto o Ministério Público, como a viúva de Ihor Homeniuk e os inspetores do SEF, vão recorrer da decisão no caso da morte do ucraniano no aeroporto. Procuradora considera que penas foram demasiado leves. A decisão …

Entre a espada e a parede. Ministro do Ambiente de “olhos fechados“ em relação à agricultura intensiva

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, continua a fugir a perguntas sobre a expansão da área de estufas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, quando questionado em audição na comissão parlamentar de Ambiente sobre …

Uma questão de minutos. Os antigos romanos quase foram salvos da erupção do Vesúvio

Centenas de romanos antigos que fugiram da erupção do Vesúvio em 79 estavam a poucos minutos de serem resgatados num barco enviado pelo historiador Plínio, o Velho, quando morreram. Os esqueletos de 300 habitantes da cidade …

Regime de prevenção da corrupção isenta políticos e órgãos de soberania. Delação premiada gera críticas no PS

Os gabinetes dos principais órgãos políticos e de todos os órgãos de soberania, assim como o Banco de Portugal, vão ser excluídos do novo regime geral de prevenção da corrupção. De acordo com o jornal Público, …

”Pouco realista”. Banco de Portugal arrasa plano do Novo Banco para a dívida de Vieira

O Banco de Portugal considera que a reestruturação da dívida de Luís Filipe Vieira no Novo Banco é “pouco realista” e tem “pouca aderência à realidade”. A reestruturação da dívida do grupo de Luís Filipe Vieira …

Um treinador sem medo de errar e um plantel que pouco o fez. As razões para o título do Sporting

O Sporting sagrou-se, esta terça-feira, campeão nacional. Há várias figuras responsáveis pelo título dos 'leões', desde Rúben Amorim ao talentoso plantel. Apito final do Sporting CP-Boavista e os 'leões' voltam a conquistar o campeonato, 19 anos …

Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos. De acordo …