Está a nascer em Aveiro um novo mel – com perfume

Beesweet

Carla Pereira e Ana Pais, fundadoras da Beesweet

Carla Pereira e Ana Pais, fundadoras da Beesweet

Convictas de que “o mel não é só mel”, mas “pode ser muito mais do que isso”, Ana Pais e Carla Pereira, duas jovens empreendedoras da região de Aveiro, preparam-se para lançar no mercado uma nova marca, a Beesweet, que disponibilizará um mel cru aromatizado através de técnicas naturais.

“Queremos dar uma imagem de um mel diferenciado, de um mel com perfume – daí o slogan Beesweet, Honey like a parfum – no sentido de ter vários cheiros, vários gostos e vários aromas, para nos podermos dirigir a um público diferenciado”, explicou uma das promotoras do projeto em entrevista à agência Lusa.

Segundo Ana Pais, neta de um apicultor de Estarreja, mas com formação na área do turismo, a imagem do mel no mercado está atualmente “obsoleta” devido à escassez de inovação na diferenciação de sabores, à reduzida divulgação dos seus benefícios e propriedades e à embalagem “pouco apelativa e de difícil manuseamento” com que o produto chega ao mercado.

Aliás, disse, a comercialização da gama Beesweet está apenas dependente da obtenção do financiamento necessário para a compra do molde para a embalagem do novo produto, que fazem questão que tenha “uma imagem completamente diferenciadora”.

“A questão é que não temos capital, neste momento, para comprar a embalagem. Se vamos por o nosso mel dentro da embalagem de vidro que toda a gente já conhece, vai ser mais do mesmo, o que nós não queremos”, afirmou.

The Next Big Idea / Facebook

Ana Pais e Carla Pereira, as fundadoras da Beesweet

Ana Pais e Carla Pereira, as fundadoras da Beesweet

Para já, apenas em protótipo, a embalagem escolhida é de polipropileno e tem a forma de uma gota, “de esguelha, ergonómica e muito prática”, destacando-se pela cor dourada, onde sobressaem, “a transparente, para que se possa ver o mel”, o logotipo e o nome Beesweet.

Empenhadas em “arrecadar o máximo financiamento possível ” para entrar no mercado, as jovens empresárias lançaram este mês uma campanha de ‘crowdfunding’ (financiamento colaborativo) para, até final de junho, tentarem arrecadar 10 mil dos 25 a 30 mil euros necessários.

De acordo com Ana Pais, a Beesweet pretende “comercializar um mel diferente, que ainda não existe no mercado, e que acrescenta ‘flavour’ a um mel base de eucalipto ou rosmaninho, para se chegar ao um sabor mais cítrico, mais fresco ou mais intenso ou picante”.

“É um mel que continua a ter todas as caraterísticas do mel a nível da intensidade, da cor, da espessura e do cheiro, mas que tem um segredo”, disse, assegurando, contudo, que “é tudo natural”, não sendo acrescentado “nenhum aroma, essência ou químico”.

“Como é que o fazemos é um segredo de família e não o divulgamos”, acrescentou.

Além de uma gama de seis ‘flavours’, do ‘portfolio’ da Beesweet fará ainda parte um mel de mirtilo, descrito como um néctar “específico de floração” deste fruto silvestre, “100% feito pelas abelhas que vão diretamente à flor de mirtilo para fazer o mel”.

“Temos abelhas em três quintas diferentes de Sever do Vouga e já retirámos uma primeira colheita de mel”, adiantou Ana Pais, explicando que esta amostra “está a servir para realizar testes na Universidade de Aveiro, na Faculdade de Ciências de Nutrição do Porto e na Fundação Dr. Ricardo Jorge para entender se se trata, realmente, de um produto diferenciador e se, ao nível do néctar recolhido, tem 60% de mínimo de floração de mirtilo”.

Beesweet

Ana Pais, O Mel Como Perfume

Ana Pais e O Mel Como Perfume

O objetivo, salientou, é certificar o produto de forma a “garantir aos consumidores que este é, realmente, um mel de mirtilo e que tem propriedades diferenciadoras”, nomeadamente um poder antibacteriano mais forte do que os outros tipos de mel.

Em amadurecimento há cerca de um ano e meio, o projeto da Beesweet conquistou em outubro passado o 1.º prémio no programa Startup Pirates e foi apoiado com o Passaporte para o Empreendedorismo do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI).

“A estratégia é colocar o mel Beesweet no retalho ‘premium’ e ‘gourmet’ e na hotelaria de luxo em Inglaterra, Bélgica, França, Noruega, Viena de Áustria e Alemanha. Vamos abordar estes mercados através de retalhistas portugueses, que serão a nossa porta de entrada”, afirmou Ana Pais.

Já na China, Médio Oriente e a América do Sul, mercados que também estão “na mira” da marca, decorrem “contactos com distribuidores que a farão chegar às lojas segmentadas”.

Certo é que o produto “não vai competir pelo preço”, uma vez que “poderá chegar às prateleiras com um preço de 13/14 euros cada 200 gramas”.

Website: www.beesweet.pt
Facebook: https://www.facebook.com/www.beesweet.pt
Campanha crowdfunding www.massivemov.com/beesweet

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …