Esquizofrenia não é só uma, mas sim oito doenças distintas

JustCallMe_♥Bethy♥_ / Flickr

-

Um novo estudo revela que a esquizofrenia não é uma doença genética única, mas sim uma série de doenças com sintomas variáveis. A descoberta aumenta a esperança de tratamentos personalizados.

A esquizofrenia é conhecida por ser hereditária, o que implica origens genéticas. Porém, não foi nunca detectada qualquer mutação única que causasse o aparecimento dos sintomas.

Este novo estudo, publicado no The American Journal of Psychiatry por investigadores da Universidade de Washington, em St. Louis, revela que tal se deve ao facto de diferentes grupos de mutações que trabalham juntos
causarem uma miríade de distúrbios, que até então eram interpretados como uma única doença.

Os cientistas examinaram o DNA de 4.200 pacientes com esquizofrenia e de 3.800 pessoas saudáveis​​, como grupo de controlo, em busca de lugares no genoma onde um único nucleótido tivesse alguma mutação relacionada com os sintomas.

Os investigadores descobriram que nenhuma das mutações tem capacidade de produzir, por conta própria, um risco significativo.

No entanto, diferentes combinações de mutações podem levar ao desenvolvimento de esquizofrenia com diferentes sintomas.

Até agora, foram encontrados oito diferentes marcadores. Porém, a equipa espera encontrar mais alguns.

Robert Boston / Washington University

Igor Zwir, investigador da Washington University School of Medicine

Igor Zwir, investigador da Washington University School of Medicine

“Isto é melhor do que dizer que alguém tem ou não tem a doença”, afirmou Igor Zwir, autor do estudo, à publicação Popular Science.

Estes resultados podem ter grandes implicações para os doentes mentais crónicos, que representam cerca de 1 por cento da população. Os portadores da doença sofrem de uma enorme variedade de sintomas, desde os delírios e alucinações ao discurso desorganizado e à apatia.

O próximo passo, de acordo com a equipa de cientistas, é desenvolver um método barato para testar estes grupos específicos de mutações que produzem os sintomas ligados à esquizofrenia.

Assim, no futuro, poderão surgir formas mais rápidas e eficientes de tratamento.

CG, ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. Acho bom que existam muitos estudos que procuram solução para uma doença que afeta 1% da população mundial. A solução não deve ser apenas baseada em farmacologia.

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …