Esquizofrenia não é só uma, mas sim oito doenças distintas

Um novo estudo revela que a esquizofrenia não é uma doença genética única, mas sim uma série de doenças com sintomas variáveis. A descoberta aumenta a esperança de tratamentos personalizados.

A esquizofrenia é conhecida por ser hereditária, o que implica origens genéticas. Porém, não foi nunca detectada qualquer mutação única que causasse o aparecimento dos sintomas.

Este novo estudo, publicado no The American Journal of Psychiatry por investigadores da Universidade de Washington, em St. Louis, revela que tal se deve ao facto de diferentes grupos de mutações que trabalham juntos
causarem uma miríade de distúrbios, que até então eram interpretados como uma única doença.

Os cientistas examinaram o DNA de 4.200 pacientes com esquizofrenia e de 3.800 pessoas saudáveis​​, como grupo de controlo, em busca de lugares no genoma onde um único nucleótido tivesse alguma mutação relacionada com os sintomas.

Os investigadores descobriram que nenhuma das mutações tem capacidade de produzir, por conta própria, um risco significativo.

No entanto, diferentes combinações de mutações podem levar ao desenvolvimento de esquizofrenia com diferentes sintomas.

Até agora, foram encontrados oito diferentes marcadores. Porém, a equipa espera encontrar mais alguns.

Robert Boston / Washington University

Igor Zwir, investigador da Washington University School of Medicine

Igor Zwir, investigador da Washington University School of Medicine

“Isto é melhor do que dizer que alguém tem ou não tem a doença”, afirmou Igor Zwir, autor do estudo, à publicação Popular Science.

Estes resultados podem ter grandes implicações para os doentes mentais crónicos, que representam cerca de 1 por cento da população. Os portadores da doença sofrem de uma enorme variedade de sintomas, desde os delírios e alucinações ao discurso desorganizado e à apatia.

O próximo passo, de acordo com a equipa de cientistas, é desenvolver um método barato para testar estes grupos específicos de mutações que produzem os sintomas ligados à esquizofrenia.

Assim, no futuro, poderão surgir formas mais rápidas e eficientes de tratamento.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho bom que existam muitos estudos que procuram solução para uma doença que afeta 1% da população mundial. A solução não deve ser apenas baseada em farmacologia.

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …