Esquizofrenia não é só uma, mas sim oito doenças distintas

JustCallMe_♥Bethy♥_ / Flickr

-

Um novo estudo revela que a esquizofrenia não é uma doença genética única, mas sim uma série de doenças com sintomas variáveis. A descoberta aumenta a esperança de tratamentos personalizados.

A esquizofrenia é conhecida por ser hereditária, o que implica origens genéticas. Porém, não foi nunca detectada qualquer mutação única que causasse o aparecimento dos sintomas.

Este novo estudo, publicado no The American Journal of Psychiatry por investigadores da Universidade de Washington, em St. Louis, revela que tal se deve ao facto de diferentes grupos de mutações que trabalham juntos
causarem uma miríade de distúrbios, que até então eram interpretados como uma única doença.

Os cientistas examinaram o DNA de 4.200 pacientes com esquizofrenia e de 3.800 pessoas saudáveis​​, como grupo de controlo, em busca de lugares no genoma onde um único nucleótido tivesse alguma mutação relacionada com os sintomas.

Os investigadores descobriram que nenhuma das mutações tem capacidade de produzir, por conta própria, um risco significativo.

No entanto, diferentes combinações de mutações podem levar ao desenvolvimento de esquizofrenia com diferentes sintomas.

Até agora, foram encontrados oito diferentes marcadores. Porém, a equipa espera encontrar mais alguns.

Robert Boston / Washington University

Igor Zwir, investigador da Washington University School of Medicine

Igor Zwir, investigador da Washington University School of Medicine

“Isto é melhor do que dizer que alguém tem ou não tem a doença”, afirmou Igor Zwir, autor do estudo, à publicação Popular Science.

Estes resultados podem ter grandes implicações para os doentes mentais crónicos, que representam cerca de 1 por cento da população. Os portadores da doença sofrem de uma enorme variedade de sintomas, desde os delírios e alucinações ao discurso desorganizado e à apatia.

O próximo passo, de acordo com a equipa de cientistas, é desenvolver um método barato para testar estes grupos específicos de mutações que produzem os sintomas ligados à esquizofrenia.

Assim, no futuro, poderão surgir formas mais rápidas e eficientes de tratamento.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho bom que existam muitos estudos que procuram solução para uma doença que afeta 1% da população mundial. A solução não deve ser apenas baseada em farmacologia.

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …