Criminosos estão a alterar números de companhias aéreas e, ao telefone, fazem de conta que estão a reservar voos.
O esquema já foi denunciado nos Estados Unidos da América e, como acontece inúmeras vezes, o que acontece primeiro noutro país depois chega a Portugal.
Há um novo esquema criminoso online, avisa o portal Entrepeneur.
Aparentemente, os criminosos alteram o número de telefone de empresas de aviação para tentar roubar dinheiro ao cliente.
Este alerta surgiu no Twitter. Shmuli Evers tentou contactar linhas de apoio ao cliente no Aeroporto JFK, Estados Unidos da América.
Mas, enquanto procurava números no Google, reparou que diversos números eram falsos.
Começou por causa do apoio ao cliente da Delta Airlines, com o qual queria agendar novamente um voo que tinha sido cancelado. Encontrou um número de telefone na Google, ligou.
Depois, recebeu uma chamada de outro número. Atendeu, era (supostamente) alguém da Delta Airlines a dizer que Shmuli já tinha um novo voo. Recebeu entretanto uma (suposta) SMS de confirmação.
Depois, o “representante” da Delta disse-lhe que tinha de cancelar a reserva do bilhete anterior e comprar um bilhete para a nova viagem.
O cliente começou a fazer perguntas. Do outro lado pediam um preço 5 vezes superior ao do bilhete original.
“Se ele fosse realmente da Delta, teria simplesmente marcado o novo voo para mim e pronto”, escreveu.
O mesmo Shmuli Evers reparou depois que outras seis companhias aéreas – todas famosas – tinham números de telefone falsos na Google: American Airlines, Southwest Airlines, Air France, ITA Airways, Qantas Airlines e Turkish Airlines.
Looks like @AmericanAir also has a scammer number listed at JFK. @ScammerPayback this is huge. pic.twitter.com/MfmbkHga05
— Shmuli Evers (@Shmuli) July 16, 2023
A Google já assegurou que está sempre atenta a estes esquemas e a corrigir os números alterados.
No meio deste relato, há um alerta que deve ser deixado: as companhias aéreas não enviam SMS para confirmar voos. Logo aí, o processo deve ser cancelado.